Essas Almôndegas de Lentilha são muito saborosas e têm uma textura ótima (não ficam pastosas e nem quebradiças). Fáceis de fazer, são ótimas para o almoço ou janta e até mesmo para o lanche. Podem ser servidas com diversos acompanhamentos, como massas, saladas, maioneses e pães.
Quer experimentar as melhores almôndegas veganas do universo? Então faça essa receita de Almôndegas de Lentilha. Não estou exagerando. Demandou alguns testes, mas finalmente cheguei no meu ideal em termos de textura, sabor e praticidade (todos os pilares são importantes, hehe). E por isso precisei compartilhar aqui no Plantte.
Um pouco mais sobre elas:
- Têm textura ótima: não são pastosas e nem quebradiças.
- São muito, muito saborosas (mesmo). Leva poucos ingredientes, mas a combinação deles deu super certo.
- Fáceis de serem preparadas. Mesmo. Você pode confirmar no vídeo mais pra baixo no post.
- Saudáveis e nutritivas. Eu sei que isso não é prioridade pra muita gente quando se trata de receita de almôndegas, mas já que elas podem ser muito gostosas e ainda nutritivas, por que não, né?!
As almôndegas têm como base lentilha, legumes e trigo sarraceno (também chamado de trigo-mourisco). Uso o trigo sarraceno cozido porque ele proporciona o sabor adequado e a textura macia que remete às almôndegas tradicionais. Se você não tiver acesso ao produto, pode tranquilamente substituir por arroz. Também uso lentilhas cruas - e, para essa receita, é muito importante que eles estejam cruas -, principal ingrediente, e cenoura e cebola, que finalizam de forma incrível. Para a liga, usamos farinha de linhaça e aveia. Além disso, apenas temperos. Fácil, né?! E é também simples de fazer. O passo a passo está listado mais adiante, e também é mostrado no vídeo abaixo.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
O que eu definitivamente mais gosto nelas (além do sabor, é claro) é o fato de que não despedaçam. Nada de vários pedaços delas pelo prato. Do jeito que você cortar, elas ficam. 🙂
Como servir as almôndegas de lentilha:
Você pode servir as almôndegas de lentilha por si só ou então com o acompanhamento da sua preferência. As possibilidades são diversas. Algumas ideias são:
- O clássico espaguete com almôndegas e molho vermelho, como mostro nas fotos. É meu jeito preferido de saborear elas. Nesse caso, o Molho de Tomate Assado combina muito bem. Além disso, um adicional incrível é o Parmesão Vegano. Não fico sem ele!
- Continuando nos pratos com macarrão, experimente servir essas almôndegas com esse Molho de Queijo Vegano (Mac and Cheese). Fica maravilhoso.
- Caso queira uma opção mais leve, ideal para jantas, sirva com salada. Se você misturar com essa Maionese de Castanha de Caju então, não tem erro.
- Para opção de lanches, pratos de fim de semana ou janta, que tal um sanduíche caprichado? O sanduíche de almôndegas é um clássico, afinal de contas, e na versão vegana eu recomendo usar também o Molho de Tomate Assado, Pimentão Vermelho e Maionese de Tofu e Manjericão.
E, por sim, devo dizer que é uma das melhores receitas para servir para a família. Pode ter certeza de que todos vão gostar.
Se quiser, você pode transformar essa receita em diferentes formatos, como bolinhos e hambúrguer de lentilha. Seja criativo e aproveite da maneira que preferir.
Aprenda a fazer as Almôndegas de Lentilha:
PrintAlmôndegas de Lentilha Veganas
- Tempo Total: 40 min
- Rendimento: Serve de 4 a 6 pessoas
Descrição
Essas Almôndegas de Lentilha são muito saborosas e têm uma textura ótima (não ficam pastosas e nem quebradiças). Fáceis de fazer, são ótimas para o almoço ou janta e até mesmo para o lanche.
Ingredientes
- 1 xícara de lentilha crua, demolhada em água por pelo menos 8 horas
- 1 cebola grande, picada
- 1 xícara de cenoura ralada
- 1 colher (chá) de cominho
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 xícara de trigo sarraceno cozido
- ¼ de xícara de farinha de linhaça
- 1 xícara de salsinha fresca, picada
- ½ - 1 xícara de farinha de aveia (ou outra, como a de grão de bico)
Instruções
-
Deixe uma xícara de lentilha crua de molho em água por pelo menos 8 horas (pode ser durante a noite). Em seguida, descarte essa água e lave bem os grãos. Seque a lentilha e adicione em processador de alimentos ou liquidificador.
-
Junto no processador, adicione a cebola picada, a cenoura ralada, o sal e o cominho. Processe ligeiramente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Tome cuidado para não processar demais, pois queremos que haja pedacinhos de todos os ingredientes para evitar uma textura pastosa para as almôndegas.
-
Coloque a mistura em uma vasilha grande e adicione os grãos de trigo sarraceno já cozidos, a farinha de linhaça, a salsinha picada e misture bem. Em seguida, adicione a farinha de aveia. A quantidade vai depender do quão úmida está a sua massa. Adicione a quantidade suficiente para que consiga moldar as almôndegas (de ½ a 1 xícara).
-
Molde as almôndegas e posicione-as em uma assadeira levemente untada. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até que fiquem douradas.
-
Retire do forno e sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Notas
Você pode fazer as almôndegas e congelar. Para isso, distribua-as em um recipiente ainda cruas e já moldadas e congele.
O trigo sarraceno pode ser substituído por arroz. Haverá, entretanto, mudança no sabor das almôndegas.
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Categoria: Prato Principal
- Método: Assado
- Cozinha: Vegana, Vegetariana
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita dessas Almôndegas de Lentilha para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Celina says
Perfeita! Amei a receita. Obrigada!
Bruna says
Que bom saber que gostou das almôndegas, Celina! Obrigada pela mensagem e por ter avaliado a receita! 🙂
Brenda says
Simplesmente as MELHORES ALMÔNDEGAS VEGANAS do universo! Venho fazendo elas há algum tempo e é sempre sucesso aqui em casa. Já variei os cereais usados, mas passei a amar o trigo sarraceno por causa dessa receita e recomendo o uso dele aqui! O sabor é bom demais.
Iasmim says
Ficou uma delícia! Nem fiz molho, ela pura já ficou boa. Comi com macarrão e legumes cozidos. Família aqui adorou também.
Eu cozinhei o trigo sarraceno por uns 20 minutos, e não sei se foi por isso que na hora de fazer as bolinhas ficou mais mole.. Deu para fazer as bolinhas de qualquer forma, mas coloquei a quantidade máxima de farinha de aveia que você sugeriu, e ficou uma delícia!
Você tem dica para cozinhar o sarraceno? É esse tempo mesmo..? Nem coloquei tempero, mas fiquei pensando que até poderia para depois comer com outra coisa, porque acabou sobrando...
Obrigada pela partilha e pela receita tão bem explicada!!
Abraço.
Isabela says
Amei!! Fiz uma receita um pouco maior e adaptei: tive que colocar um pouco de água junto à lentilha no liquidificador e usei trigo para quibe ao invés do sarraceno. Deu muito certo! Congelei e, sempre que for consumir, levo ao forno e depois à airfryer.
Simplesmente amei! Obrigada.
Bruna says
Que bom saber disso, Isabela. Fico muito feliz que você gostou. Obrigada por ter compartilhado com a gente as suas adaptações!! Adorei o uso do trigo para quibe. 🙂 Um abraço!
Lilian Lucena says
Oi querida, tu achas que com o trigo em grãos daria uma textura semelhante? Obrigada! Ficaram convidativas! 😉
Bruna says
Oi Lilian. Sim, em termos de textura, usar o trigo em grãos é uma ótima opção no lugar do sarraceno! 🙂
Erica says
Ficaram maravilhosas, sabor e textura, sucesso total!
Bruna says
Oba! Fico muito feliz em saber que tu gostou das almôndegas, Erica. Muito obrigada por compartilhar tua experiência por aqui e por ter avaliado a receita. 🙂 Beijos!
Maria Alice Luz says
Sua receita fez sucesso por aqui... pediram biz... Maravilhosa. 👏👏👏
AMANDA says
Como deve ser feito esse arroz em substituição ao trigo sarraceno? Cozinho e tempero normal? Só cozinho? E depois, trituro o arroz no processador com as lentilhas? Ou deixo os grãos inteiros e só misturo?
Bruna says
Oi Amanda! Eu normalmente cozinho e tempero ele só com sal. Se ele for do tipo longo, gosto de "quebrar" ele um pouco no processador, mas se for curto, deixo inteiro mesmo e só misturo. Qualquer jeito funciona na receita, vai mais da tua preferência, mas sugiro deixar alguns pedaços porque dá uma textura boa para as almôndegas 🙂
Amanda says
Como deve ser feito esse arroz em substituição ao trigo sarraceno? Cozido e temperado? Só cozido com sal?
Lady says
Amei muuuito sabor mas acabei fazendo uma pastinha (tipo um hummus de lentilha) porque nao consegui fazer as bolinhas com a mao no final, elas grudavam na mao e se desfaziam ~ tipo brigadeiro quando nao ta no ponto certo. Deve ficar bem homogeneo, como um pate, ou de forma que de pra discernir os graos de lentilha? Por sinal, em qual parte se adiciona o alho e a cebola?!
Bruna says
Oi! Fico super feliz que tu tenha gostado do sabor ???? Que pena que não deu certo em termos de textura! Você usou as lentilhas cruas mesmo, apenas demolhadas? Normalmente para ficar mais pastoso teria que ser ou por usar lentilha cozida ou por processar mais do que o necessário. Você chegou a conferir o vídeo? Nele eu mostro a consistência que é a ideal, com pedaços de tudo ainda. 🙂
Worries says
Amei muuuito sabor mas acabei fazendo uma pastinha (tipo um hummus de lentilha) porque nao consegui fazer as bolinhas com a mao no final, elas grudavam na mao e se desfaziam ~ tipo brigadeiro quando nao ta no ponto certo. Deve ficar bem homogeneo, como um pate, ou de forma que de pra discernir os graos de lentilha? Por sinal, em qual parte se adiciona o alho e a cebola?!
APKun says
Fiz com pequenas adaptacoes, porque eu nao tinha todos os ingredientes em casa, ficou MARAVILHOSA. Obrigada e parabens! Amei muuuito sabor mas acabei fazendo uma pastinha (tipo um hummus de lentilha) porque nao consegui fazer as bolinhas com a mao no final, elas grudavam na mao e se desfaziam ~ tipo brigadeiro quando nao ta no ponto certo. Deve ficar bem homogeneo, como um pate, ou de forma que de pra discernir os graos de lentilha? Por sinal, em qual parte se adiciona o alho e a cebola?!
Bruna says
Que pena que não deu pra fazer as bolinhas! Você seguiu a receita direitinho? Sugiro assistir ao vídeo porque ele ajuda demais a ver a consistência e também a ordem de adicionar cada ingrediente ????
Medicaltipes says
As almondegas de lentilha vermelha sao um delicioso prato multifuncional que pode ser consumido como lanches na hora do cha, como prato principal e como acompanhamento
César Eduardo says
adorei! eu só tenho o trigo sarraceno em farinha, será que ele serve nessa receita também?
Bruna says
Que bom que gostou, César! Nessa receita não recomendo usar a farinha do sarraceno no lugar do grão, só no lugar da farinha de aveia, porque vai alterar a textura. Tem muita gente que já comentou comigo que substituiu por arroz e deu super certo. Qualquer outro grão serve. Mas, claro, se não quiser usar outro e só a lentilha, sugiro que altere a quantia de trigo sarraceno e de outra farinha e vá adicionando conforme a necessidade. 🙂
Antonio says
Oi Bruna! Eu tenho uma outra receita de almôndega vegetariana de lentilha, que peguei na internet, mas ela fica esfarelenta e meio seca. Queria experimentar essa sua receita, já que a consistência parece ser bem melhor... O problema é que estou morando no interior, e nos mercados daqui nunca vi trigo sarraceno. Na ausência dele, teria outro ingrediente que você sugerisse como substituto nº 1? Vi você falar em grãos, genericamente. Pensei usar o grão de bico, mas nesse caso seria ele já cozido?... Sugere algum outro?... Obrigado! Abraços.
Bruna says
Oi Antonio. Eu uso o trigo sarraceno porque ele tem um sabor característico que cai super bem com a receita, mas, como você não encontra, o substituto mais simples é o arroz cozido (gosto do integral). Se ele for de grão longo, recomendo pulsar no processador rapidamente para quebrar um pouquinho. Outras opções são quinoa, painço, triguilho e cevadinha, sempre já cozidos.