O Bolinho de Painço é uma delícia! Leva poucos ingredientes, não precisa de farinha, fica firme e também bem molhadinho. Além disso, é muito fácil de ser preparado. Receita simples, versátil e bastante saborosa.
Eu adoro painço! Quem me acompanha mais de perto, no Instagram, já deve até ter notado isso. Adoro consumir ele soltinho (variando o arroz), misturar na salada, comer refogado com legumes, preparar como polenta e, claro, como os bolinhos de hoje!
O que é painço
O painço, pra quem não conhece, é um cereal. Também é chamado de milhete, é bem pequeno e amarelo. É muito famoso por ser "comida de passarinho", mas nós também podemos consumir. Ele é cheinho de nutrientes e apresenta muitos benefícios para a nossa alimentação e saúde. E, a partir do momento em que você começar a usá-lo, vai rapidamente perceber o quão versátil ele é.
- Confira também: Painço: o que é + como cozinhar soltinho
Onde comprar painço
Um ponto importante para que você não se decepcione: compre sempre o painço já descascado. Ele é o ideal para preparos de receitas. É barato e pode ser encontrado em lojas a granel, no supermercado (normalmente na área de produtos saudáveis) ou em empórios naturais.
Você também pode comprar online. Clique aqui para ver uma boa opção.
Como Fazer Bolinho de Painço
Os bolinhos ficam molhadinhos e suculentos por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Uma delícia!
São basicamente 3 etapas para fazer os bolinhos:
- Refogar os temperos e cozinhar os grãos de painço aos poucos, como se fosse um risoto (assista ao vídeo para maiores detalhes).
- Transferir a massa para uma travessa e esperar esfriar. Ela vai firmar nesse tempo.
- Moldar os bolinhos e cozinhar.
Atenção: a quantidade de cada ingrediente usada e o modo de preparo escrito em detalhes se encontra mais abaixo.
Como servir
O bolinho de painço é muito versátil e combina com diferentes combinações de pratos.
Eu gosto de consumir especialmente com um molho caseiro, como a maionese de tofu ou a maionese de castanha de caju. É também um ótimo acompanhamento de saladas para uma refeição leve e saborosa.
Você pode usar como preferir. Ele combina super bem com vários pratos, como o arroz com feijão de todos os dias.
Confira mais receitas de bolinhos
PrintBolinho de Painço Vegano
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 15 bolinhos médios
Descrição
O Bolinho de Painço é uma delícia! Leva pouquíssimos ingredientes, não precisa de farinha, fica firme e também bem molhadinho. Além disso, é muito fácil de ser preparado. Receita simples, versátil e bastante saborosa.
Ingredientes
- 1 xícara de painço cru e descascado
- ½ colher (chá) de óleo vegetal
- 1 cebola picada
- ½ xícara de cenoura ralada
- ½ xícara de talo de salsão (aipo) ralado
- 1 colher (chá) de sal
- 2 a 3 xícaras de água filtrada ou caldo de legumes caseiro
- ¼ de xícara de levedura nutricional em flocos (opcional)
Instruções
- Na noite anterior ao preparo ou pelo menos 6 horas antes, deixe o painço de molho. Para isso, cubra os grãos com água para que hidratem. Passado o tempo do demolho, escorra a água e lave bem o painço, esfregando os grãos com os dedos. Retire o excesso de água e reserve.
- Em uma panela, adicione o óleo vegetal, a cebola picada, a cenoura, o aipo ralados e o sal e refogue em fogo médio até que a cebola fique transparente.
- Adicione, então, os grãos de painço demolhados e refogue até secar.
- Em seguida, adicione a água aos poucos. Comece com ½ xícara de água e mexa a mistura. Cozinhe até secar. Em seguida, adicione mais ½ xícara de água. Repita o processo até que os grãos estejam cozidos e a mistura com textura cremosa.
- Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Adicione a levedura nutricional em flocos e misture bem. Retire do fogo.
- Distribua a mistura em uma travessa e deixe esfriar. A massa vai endurecer.
- Quando estiver fria, com um aro cortador ou com as mãos, modele os bolinhos do tamanho e formato que desejar.
- Coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e distribua os bolinhos. Salteie de cada lado até que o bolinho fique com uma casquinha crocante. Se preferir, você também pode fritar ou assar os bolinhos.
Notas
Como conservar: armazene as sobras em um pote fechado na geladeira por até 5 dias.
Caso você opte por não deixar o painço de molho, lave os grãos mesmo assim. Isso ajuda a reduzir o amargor natural deles. Além disso, será necessário adicionar mais água para o cozimento e o preparo também leva mais tempo.
A levedura nutricional em flocos (nutritional yeast) é um tempero opcional nessa receita. Você pode omitir ou substituir por outro tempero, como o alho em pó (use em menor quantidade!).
Variações para a receita: milho, ervilha e folhas verdes refogadas (como couve e espinafre) são exemplos de ingredientes que você pode adicionar na massa dos bolinhos para variar o preparo.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Acompanhamentos
- Método: Cozido, Assado
- Cozinha: Vegana, Vegetariana
Lilian says
Olá Bruna,
Tentei a receita mas não funcionou. A massa ficou muito mole, não consegui moldar, ela se desmanchava. Sabe onde posso ter errado? Cozinhar mais o painço, talvez??
Bruna says
Que pena, Lilian! Você deixou esfriar completamente antes de moldar? Se sim, pode ter sido o tempo de cozimento mesmo. É bom ir cozinhando que nem risoto, adicionando a água aos pouco, para liberar bem o amido do painço e ficar numa consistência de polenta, com o grão bem cozido e envolto pela cremosidade do painço (quase uma papa). Dessa forma fica bem grudadinho sem desmanchar. Pode levar um tempinho dependendo do painço (noto diferenças entre marcas/fornecedores). No mais, você usou ele já descascado né? Sinto muito que não tenha dado certo!
POLYANA says
Oi Bruna, sabe se podem ser congelados?
Bruna says
Podem sim! Pra descongelar é só colocar direto no forno (caso use ele) ou, ainda, deixar durante a noite na geladeira 🙂
Camila Brum says
Fiz e ficou ótimo! A receita é super fácil e fica deliciosa! Parabéns, Bruna ❤
Bruna says
Camila, que ótimo saber disso! Fico muito feliz que tenha gostado dos bolinhos!
Obrigada pelo comentário e por avaliar a receita! 🙂
Um abraço,
Bruna