Este bolo de banana sem glúten e sem lactose é muito simples de preparar e fica uma delícia! É uma ótima opção de doce ou lanche mais saudável.
Já perdi as contas de quantas receitas de bolo de banana eu tenho. É muito amor por esse sabor, haha! Porém, sem dúvidas, essa é a receita mais repetida na minha casa. Eu adoro o sabor, a textura (sim, fica fofinho!), a simplicidade e o fato de que, além de ser uma gostosura, ele também é mais saudável.
Caso você esteja procurando uma versão para ser a sua nova queridinha, está no lugar certo!
Ingredientes e substituições
Além das bananas maduras, a base do nosso bolo de banana sem glúten é a farinha de aveia. Ela é a minha farinha preferida, por ser nutritiva, integral, ter um sabor gostoso e ser barata e acessível. Você pode fazer a farinha de aveia em casa ou comprar pronta. O importante é que ela esteja bem fininha para que o bolo não fique pesado.
Atenção: a aveia é naturalmente sem glúten, mas pode sofrer contaminação em alguma etapa do processo até chegar na nossa casa. Por isso, certifique-se de comprar aveia sem glúten, com certificação, caso seja necessário para você.
Para ajudar na liga e na maciez, usamos farinha de linhaça e fécula de batata. A fécula de batata também faz com que o bolo se mantenha mais macio ao longo dos dias, evitando o aspecto seco que acontece em muitos bolos sem glúten. Eu indico fortemente o uso dela na receita, mas, caso você não tenha em casa, use mais farinha de aveia no lugar.
Como fonte de gordura, pasta de amendoim. Se preferir, você pode usar outra pasta de oleaginosas ou de sementes no lugar dela, bem como algum óleo vegetal (só não indico o óleo de coco).
Observação: o restante dos ingredientes usados, bem como as quantidades de cada um deles, estão listadas mais abaixo, na seção “Receita escrita”.
Como fazer bolo de banana sem glúten
Fazer este bolo é muito simples e rápido. São basicamente três etapas:
Primeiro, vamos bater os ingredientes úmidos no liquidificador até obter um creme bem lisinho.
Também é possível misturar esses ingredientes na mão, porém, eu indico o liquidificador para facilitar o trabalho. Caso você não use o aparelho, certifique-se de deixar o creme o mais liso possível. Amasse muito bem as bananas!
Depois, vamos misturar os ingredientes secos com o creme de banana.
Eu indico começar misturando, primeiro, apenas os ingredientes secos, para distribui-los bem na massa. Dessa forma, fica ainda mais fácil de misturar com o creme de banana. Use um batedor fouet ou uma espátula para facilitar o processo.
emVocê também pode bater todos os ingredientes no liquidificador. Porém, como essa massa crua fica mais densa e pesadinha, o aparelho pode não aguentar. Por esse motivo, indico misturar na mão.
Pra finalizar, vamos levar para assar. Eu também gosto de enfeitar com mais uma banana, cortada ao meio, por cima do bolo.
Dicas extras
- Espere o bolo esfriar completamente antes de cortar! Isso vale para qualquer receita de bolo, mas, em especial, para bolos sem glúten. O bolo ainda continua assando, por um tempo, depois de retirado do forno. A espera é importante para evitar que ele quebre.
- Incremente com mais ingredientes! Você pode usar essa massa como uma base e dar carinhas diferentes para o seu bolo. Gotas de chocolate e/ou nozes picadas ficam uma delícia misturadas na massa.
Armazenamento
O bolo de banana sem glúten pode ser guardado em um pote fechado, fora da geladeira, por até 3 dias. Caso esteja muito quente onde você mora, armazene na geladeira, para aumentar o tempo de conservação, por até uma semana.
O bolo também pode ser congelado por até 3 meses. Fatie antes de congelar e separe as fatias para que elas não grudem entre si. Descongele no micro-ondas, no forno ou na airfryer.
Receita escrita
PrintBolo de Banana Sem Glúten
- Tempo Total: 45 min
- Rendimento: 12 fatias
Descrição
Este bolo de banana sem glúten e sem lactose é muito simples de preparar e fica uma delícia! É uma ótima opção de doce ou lanche mais saudável.
Ingredientes
- 330 gramas de banana bem madura (uso do tipo caturra)
- ¼ de xícara (70 gramas) de pasta de amendoim cremosa
- ½ xícara (87 gramas) de açúcar mascavo (demerara, de coco ou cristal também funcionam)
- 2 colheres (sopa) (14 gramas) de farinha de linhaça
- ¼ de xícara (60 ml) de água filtrada
- ½ colher (sopa) de canela em pó
- ¼ de colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
- 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
- 2 xícaras (248 gramas) de farinha de aveia fina
- ¼ de xícara (44 gramas) de fécula de batata
- 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Instruções
- Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma com papel antiaderente. Usei uma forma retangular de 11x21 cm. Reserve.
- Adicione, em um liquidificador, as bananas maduras, a pasta de amendoim, o açúcar mascavo, a farinha de linhaça, a água, a canela em pó, o sal, o extrato de baunilha e o vinagre de maçã. Bata bem até obter um creme liso, sem pedaços de banana. Reserve.
- Em uma vasilha grande, adicione a farinha de aveia fina, a fécula de batata, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio (recomendo peneirar para evitar bolinhas). Misture.
- Em seguida, adicione o creme de banana na vasilha com os ingredientes secos e misture bem, de forma a incorporar todos os ingredientes.
- Transfira a massa para a forma untada e distribua bem. Se quiser, enfeite o bolo com pedaços de banana, gotas de chocolate ou castanhas.
- Leve para assar no forno preaquecido até que o bolo fique firme e dourado, por cerca de 40 minutos. O tempo varia de forno para forno, portanto, preste atenção. Um palito, quando inserido no meio do bolo, deve sair seco.
- Retire o bolo do forno e espere 5 minutos para desenformar. Desenforme, transfira para uma grade de resfriamento e espere esfriar completamente antes de cortar e servir.
Notas
Leia a publicação na íntegra para mais informações, fotos do processo, dicas de variações e conservação.
Usamos medidores-padrão de culinária em nossas receitas.
- Tempo de preparo: 5 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Categoria: Doces
- Método: Assado
Mais receitas de bolos sem glúten
Temos, aqui no site, um compilado de Receitas de Bolo com Farinha de Aveia, todos sem glúten. Outras receitas que adoramos e indicamos são:
Flávia says
Olá! Adoro suas receitas, venho procurando receitas de bolos e biscoitos, mas reparei que quase sempre leva pasta de amendoim. Esse é um ingrediente que não posso consumir com frequência e de outras oleaginosas acaba ficando bem caro. Queria sugerir de trazer mais receitas sem esse ingrediente, o que acha? Obrigada por compartilhar o belo trabalho!
FLAVIA says
Opa, li o texto acima da receita e vi que dá para substituir por óleo ou pasta de sementes! Tudo bem, desconsidere 🙂
Bruna says
A sua sugestão é válida e eu agradeço! Aproveitando que estamos falando disso, de um modo geral, pastas de sementes (tahine, girassol sem casca abóbora sem casca) e pasta de oleaginosas (amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, avelã) são substitutos diretos da pasta de amendoim em termos de função nas receitas. O que muda, basicamente, é o sabor final, dependendo da proporção usada na receita com relação aos outros ingredientes. Espero que ajude!
Bruna says
Oi Flávia! Que bom saber que gosta das receitas. Muito obrigada pela sugestão! De fato, eu costumo usar com frequência pastas de oleaginosas e de sementes nas minhas receitas, pois gosto do aspecto nutricional delas. Vou me atentar para compartilhar mais opções sem elas. No caso desse bolo, você pode usar qualquer pastinha do tipo no lugar da pasta de amendoim ou, ainda, óleo vegetal, como o azeite de oliva. Espero que goste do bolo! Abraços.
Alice says
Oi, Bruna! Estou adorando e testando várias receitas do blog! A fécula de batata que você usa nos bolos, pode ser substituída por algo? Li que a função dela é garantir a maciez do bolo ao longo dos dias, mas por aqui nós devoramos o bolo todo assim que ele esfria! hehe
Bruna says
Oi Alice! Que legal saber que você está gostando das receitas do blog, fico feliz! Quanto à alternativa para a fécula de batata na receita, minha recomendação é adicionar mais farinha de aveia fina no lugar dela, na mesma quantidade. Não cheguei a testar outro ingrediente porque acho mais fácil dessa forma, nesse caso. Eu já fiz assim algumas vezes e também gostei muito do resultado. A maior diferença é, realmente, na maciez do bolo ao longo do tempo. Espero que vocês gostem do bolo!
Jennifer says
Bom dia Bruna 🥰! Tudo bem? Eu posso substituir a farinha de linhaça por outro ingrediente?
Bruna says
Oi Jennifer, estou bem e você? Espero que sim! 🙂
Você pode usar chia (ou farinha de chia) no lugar da farinha de linhaça para essa receita.
Leone says
A farinha de aveia que faço em casa não foca tão fina quanto a que compramos. Então nessa receita é melhor usar a farinha de aveia comprada?
Bruna says
Oi Leone. Você pode peneirar a farinha de aveia caseira!