Este bolo de chocolate sem glúten é simples de ser preparado e fica uma delícia! É macio, úmido na medida certa e super “chocolatudo”. Ótimo como um lanche, doce ou servido em ocasiões especiais.
Se você for como eu e também ama um bolo com sabor intenso de chocolate, está no lugar certo! Eu criei essa receita a uns bons anos atrás (em 2016!) e, desde então, é um dos meus bolos preferidos. Já perdi as contas de quantas vezes eu fiz a receita.
Este bolo é uma ótima base para variar sabores de coberturas (vou dar algumas sugestões a seguir) e também pode ser cortado ao meio e recheado para uma opção de bolo com mais de uma camada. Por isso, vai bem tanto para um lanche gostoso do dia a dia quanto para ocasiões especiais como aniversários e encontros com amigos e familiares. Confie em mim quando eu digo que esse é o melhor bolo de chocolate sem glúten (e vegano!) que existe!
Tópicos abordados no artigo
Por que você vai amar essa receita
- Fica muito gostoso, ué! E tem sabor intenso de chocolate, que é o que queremos num bolo de chocolate, né?
- Apresenta uma textura macia e molhadinha na medida certa. Cresce bem, sem esfarelar.
- É muito fácil de fazer: basta misturar os ingredientes, na ordem correta (que será descrita a seguir), e levar para assar. Não precisa de liquidificador e nem de batedeira.
- Feito com ingredientes mais saudáveis e integrais, é uma opção de bolo sem glúten, sem lactose e sem ovos. Isso faz com que seja uma opção inclusiva para pessoas com diferentes restrições alimentares ou preferências.
Notas sobre os ingredientes e substituições
Por ser um bolo de chocolate sem glúten e vegano (ou seja, sem ovos e outros ingredientes de origem animal), usamos uma combinação de ingredientes para fazer com que o bolo cresça bem, fique macio, fofo e molhadinho. Para melhores resultados, recomendo que você siga a receita da maneira com que ela é compartilhada.
Esta seção cobre as notas sobre ingredientes usados na receita e possíveis substituições. As quantidades dos ingredientes e o modo de preparo detalhado estão localizados no fim do artigo, em "Receita Completa". Confira a seguir.
Você vai precisar de:
- Farinha de amêndoas que, por ser rica em gordura, ajuda a não deixar o bolo sem glúten seco. É necessário usar farinha de amêndoas fina, por isso, se você for fazer ela em casa, bata as amêndoas e peneire antes de usar na receita. A farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de semente de girassol, que pode ser preparada da mesma maneira a partir de sementes de girassol cruas e sem casca.
- Farinha de arroz integral, que fornece estrutura para o bolo. Ela pode ser substituída por farinha de trigo sarraceno.
- Farinha de linhaça e polvilho doce para dar liga na massa sem a necessidade de ovos.
- Fermento em pó e bicarbonato de sódio para que o bolo cresça e fique mais macio.
- Açúcar mascavo ou qualquer outro açúcar granulado, como açúcar de coco, demerara ou cristal. Não use adoçantes líquidos, como mel e melado, pois eles vão deixar a massa muito úmida.
- Cacau em pó alcalino e chocolate 85% cacau para deixar o bolo com um sabor bem chocolatudo. Não omita nenhum deles, pois eles também influenciam na textura do bolo. No caso do chocolate, você pode usar chocolates de 70% a 100% cacau (quando menor o %, mais doce o bolo fica).
- Azeite de oliva, ou outro óleo vegetal, para deixar o bolo mais úmido.
- Leite de amêndoas, que é principal líquido da receita. Eu gosto de usá-lo por ser uma opção neutra, mas outros leites vegetais com um bom % de gordura, como o leite de castanha-de-caju ou o leite de soja, também funcionam.
- Sal e extrato de baunilha para realçar os sabores e deixar o bolo mais gostoso.
Como fazer bolo de chocolate sem glúten
Você só precisa misturar os ingredientes da receita para fazer a massa. Porém, a ordem sugerida aqui garante o melhor resultado!
Antes de começar, lembre-se de preaquecer o seu forno a 180 graus (temperatura média) e untar uma assadeira (eu uso papel antiaderente). Eu gosto de usar uma forma redonda com 20 cm de diâmetro para assar esse bolo.
Passo 1: Hidrate a farinha de linhaça
Quando misturamos farinha de linhaça com água e deixamos a mistura descansar por alguns minutos, um gel se forma. Essa característica da linhaça ajuda a dar liga na massa do bolo sem a necessidade de usar ovos na receita.
Comece por essa etapa e, enquanto a farinha de linhaça hidrata, siga os próximos passos.
Passo 2: Misture os ingredientes secos
Em uma vasilha grande, adicione todos os ingredientes secos da receita: a farinha de amêndoas, a farinha de arroz integral, o polvilho doce, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem, de forma que não sobre nenhuma pelota de farinha. Reserve.
Passo 3: Derreta o chocolate
O chocolate deixa a massa do bolo mais especial e gostosa. Antes de misturar, é necessário derretê-lo. Você pode fazer isso de duas formas:
- No micro-ondas: É meu jeito preferido por ser rápido e facilitar o processo. Basta colocar o chocolate dentro de uma vasilha de tamanho médio e aquecer por cerca de 1 minuto.
- Em banho-maria: Derreta o chocolate em uma vasilha posicionada em cima de uma panela com água quente.
Passo 4: Misture os ingredientes úmidos
Na mesma vasilha em que o chocolate foi aquecido, adicione o restante dos ingredientes úmidos da receita: o azeite de oliva, o açúcar mascavo, o leite de amêndoas, o extrato de baunilha e a mistura de farinha de linhaça com água previamente preparada (ela deve estar na consistência de um gel para ser usada). Misture bem, com um batedor do tipo fouet, até que a mistura fique o mais lisa possível.
Passo 5: Misture todos os ingredientes
Agora é só incorporar a mistura de ingredientes líquidos na vasilha com mistura dos ingredientes secos e, com o auxílio de uma espátula, misturar bem. Lembre de raspar o fundo da vasilha, para que não sobre nada seco no fundo, e desfazer qualquer pelota de farinha que tenha na massa. Queremos que ela fique bem lisa.
Como esse é um bolo sem farinha de trigo, você não precisa se preocupar em misturar bastante a massa, pois não há glúten para ser desenvolvido.
Passo 6: Transfira a massa para a forma e asse o bolo
Agora é só transferir a massa para a forma previamente untada e levar para assar, no forno preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que ele esteja firme, sem pontos úmidos no centro. Para verificar, insira um palito no meio - ele deve sair seco.
Pontos de atenção:
- Nenhum forno funciona da mesma maneira e, assim, o tempo pode variar bastante. Preste atenção e ajuste conforme for necessário. Cuide para não passar do ponto, já que, nesse caso, o bolo pode ficar quebradiço.
- Espere o bolo esfriar, por alguns minutos, antes de desenformar. Depois disso, transfira para uma grade de resfriamento e espere esfriar completamente antes de desenformar e servir.
Cobertura
Há muitas opções de coberturas e recheios para esse bolo. Nas fotos, usei uma mistura de 1 xícara de pasta de amendoim caseira com ⅓ de xícara de melado de cana.
Outras opções incluem nossa calda de chocolate sem leite, um brigadeiro vegano, ganaches ou geleias de frutas. Use a sua criatividade! São muitas as possibilidades para deixar o bolo ainda mais gostoso.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Dicas e observações adicionais sobre a receita
- Recomendo que você siga a receita exatamente como ela está escrita, pelo menos da primeira vez que estiver fazendo, caso você não tenha o hábito de fazer bolos. Qualquer mudança em bolos sem glúten e veganos pode resultar em um bolo completamente diferente. Depois que estiver mais confiante, sinta-se à vontade para fazer modificações na receita e criar a sua própria versão.
- Use medidores-padrão de culinária para medir os ingredientes. Também listei o peso dos ingredientes em gramas, caso você prefira usar uma balança de cozinha.
- Deixe o bolo esfriar completamente antes de adicionar a cobertura desejada e/ou, principalmente, antes de cortar o bolo. Isso evita que ele quebre, já que ele continua assando fora do forno, especialmente após os primeiros minutos após ser retirado do forno.
Armazenamento e conservação
- O bolo de chocolate sem glúten pode ser armazenado em um pote fechado, na geladeira, por até 3 dias.
- Você também pode congelar o bolo por até 3 meses. Para isso, corte o bolo em fatias do tamanho que costuma consumir, assim, fica mais fácil de descongelar a porção que você deseja, sem ter que descongelar o bolo todo. Recomendo descongelar na geladeira. Você pode reaquecer o bolo no forno ou na air fryer, caso deseje consumir ele quentinho.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Bolo de Chocolate Sem Glúten
- Tempo Total: 60 min
- Rendimento: 10 pedaços
- Dieta: Gluten Free
Descrição
Este bolo de chocolate sem glúten é simples de ser preparado e fica uma delícia! É macio, úmido na medida certa e super “chocolatudo”. Ótimo como um lanche, doce ou servido em ocasiões especiais.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) (10 gramas) de farinha de linhaça
- 6 colheres (sopa) (90 ml) de água filtrada
- 1 xícara (120 gramas) de farinha de amêndoas (ver notas para substituição)
- 1 xícara (150 gramas) de farinha de arroz integral
- ¼ de xícara (30 gramas) de polvilho doce
- ¼ de xícara (25 gramas) de cacau em pó alcalino
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ¼ colher (chá) de sal
- ¼ de xícara de azeite de oliva
- 50 gramas de chocolate 85% cacau (ou outro)
- 1 xícara (175 gramas) de açúcar mascavo
- 1 + ½ xícara (360 ml) de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal)
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
Instruções
- Preaqueça o forno a 180 graus. Prepare uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, untando-a com papel antiaderente. Reserve.
- Em um recipiente pequeno, misture a farinha de linhaça com a água e reserve até formar um gel. Isso leva cerca de 5 minutos. Você pode seguir para a próxima etapa enquanto isso.
- Em uma vasilha grande, adicione a farinha de amêndoas, a farinha de arroz integral, o polvilho doce, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal e misture bem. Reserve.
- Em outra vasilha de tamanho médio, derreta o chocolate em barra. Você pode derretê-lo no micro-ondas, por 1 minuto, ou no fogão, em banho-maria. Assim que estiver totalmente derretido, adicione o azeite de oliva, o açúcar mascavo, o leite de amêndoas, o extrato de baunilha e a mistura de farinha de linhaça com água previamente preparada (ela deve estar na consistência de um gel para ser usada). Misture bem, com um batedor do tipo fouet, até que a mistura fique o mais lisa possível.
- Junte a mistura dos líquidos na mistura dos sólidos e misture bem, com o auxílio de uma espátula, até obter uma massa lisa. Raspe o fundo da vasilha para se certificar de que toda a farinha foi incorporada.
- Transfira a massa na forma previamente preparada e leve ao forno preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos. O tempo de forno pode variar de acordo com o aparelho, or isso, preste atenção e ajuste conforme for necessário. Um palito, ao ser inserido no meio do bolo, deve sair seco.
- Retire do forno e espere esfriar, por cerca de 10 minutos, antes de desenformar. Desenforme e transfira o bolo para uma grade de resfriamento. Ele deve esfriar completamente antes de receber uma cobertura e/ou ser cortado.
Notas
Leia a publicação na íntegra para mais detalhes sobre a receita e fotos do passo a passo.
Usamos medidores-padrão de culinária em nossas receitas. Uma balança de cozinha é indicada para a receita.
A farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de semente de girassol. Você pode fazer a farinha de semente de girassol em casa: basta adicionar sementes de girassol sem casca em um liquidificador ou processador de alimentos e bater até obter a consistência de uma farinha fina. Cuide para não bater demais e transformar a mistura em uma pasta. Para um melhor resultado, peneire a farinha antes de usar na receita.
Evite usar o leite de amêndoas gelado na receita. Se ele estiver na geladeira, aqueça-o rapidamente antes de adicioná-lo na mistura de ingredientes úmidos.
As informações nutricionais apresentadas são apenas uma estimativa. Elas podem variar de acordo com a marca dos ingredientes usados e outros fatores. Ingredientes opcionais não são levados em consideração para o cálculo.
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Categoria: Bolos
- Método: Assado
- Cozinha: Vegetal
Nutrition
- Serving Size: 1 pedaço (1/10 da receita)
- Caloria: 298,1 kcal
- Açúcar: 18,6 g
- Sódio: 221,3 mg
- Gordura: 13,6 g
- Gordura Saturada: 2,6 g
- Gordura não-saturada: 11 g
- Gordura Trans: 0 g
- Carboidratos: 40 g
- Fibras: 3,4 g
- Proteína: 5,9 g
- Colesterol: 0 mg
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Outras receitas de bolos sem glúten
Procurando mais receitas como essa? Experimente as opções abaixo:
Louie says
Que receita incrivel e super facil de fazer! Adorei! Ficou um sabor muito rico!
Bruna says
Que bom que gostou, Louie! Obrigada pela mensagem e por ter avaliado a receita!
Raissa says
Fiz e simplesmente amei!! Muito obrigada por essa receita maravilhosa!
Bruna says
Que bom que gostou, Raissa! Obrigada pela mensagem!