Aprenda como cozinhar brócolis no vapor de forma simples, rápida e prática, garantindo que ele fique perfeito todas as vezes! O brócolis cozido no vapor é versátil e pode ser consumido sozinho ou usado para compor outros preparos deliciosos.
Tópicos abordados no artigo
Comentário da Bruna
Brócolis é um daqueles alimentos que eu tenho sempre em casa e gosto de comer todos os dias. Seja na salada, na sopa, no estrogonofe ou em mexidos, as possibilidades de uso são inúmeras.
Além disso, há diferentes métodos de cozimento para que a gente possa variar mais ainda o seu uso no dia a dia. Eu, particularmente, adoro brócolis assado (no forno ou na airfryer) e brócolis refogado, mas, quando quero algo super simples e bem fresquinho, minha opção número 1 é o brócolis cozido. Nada de preconceito aqui, viu? Ele fica muito gostoso!
Existem várias maneiras de cozinhar brócolis. Uma alternativa rápida é cozinhar o brócolis no micro-ondas, mas, caso você não tenha o aparelho ou não goste de usá-lo, cozinhar brócolis no vapor é uma ótima opção.
Diferente do brócolis cozido diretamente na água, o brócolis cozido no vapor fica com a textura mais gostosa, já que é fácil de controlá-la na hora do cozimento. Além disso, ele também mantém mais os nutrientes tão interessantes do vegetal. E eu já disse que é simples e rápido? Em cerca de 10 minutos ele está prontinho para servir!
Nota sobre os ingredientes
Você só precisa de brócolis fresco para fazer essa receita. O cozimento no vapor intensifica sua doçura natural e ele é muito bom assim, puro mesmo.
Porém, caso queira deixá-lo ainda mais delicioso, separe azeite de oliva, sal e os temperos de sua preferência para incrementar o preparo. Eu, particularmente, adoro com um pouco de suco fresco de limão.
Como fazer brócolis no vapor (passo a passo com fotos)
Este preparo não poderia ser mais simples! Basta seguir os passos a seguir.
Passo 1: Prepare o brócolis
Começamos lavando o brócolis. Caso você tenha dúvidas de como fazer isso, confira as nossas dicas em Como Higienizar Brócolis.
Em seguida, vamos cortar o brócolis em floretes. Você pode cortar os floretes do tamanho que preferir, mas eu recomendo o tamanho médio, que é ótimo para uma garfada, sem precisar de cortes adicionais. Se conseguir, deixe os floretes de tamanhos parecidos para que o cozimento seja uniforme, visto que pedaços menores cozinham mais rápido do que pedaços maiores.
Passo 2: Cozinhe no vapor
Coloque os floretes de brócolis em um cesto de cozimento a vapor, preferencialmente em uma camada única, e reserve.
Ferva água em uma panela, em fogo alto, e, quando ferver, reduza o fogo para médio baixo. Em seguida, posicione o cesto na panela, tampe e deixe o brócolis cozinhar, no vapor, até que ele fique da textura de sua preferência.
Por quanto tempo cozinhar brócolis no vapor?
O tempo de cozimento do brócolis no vapor varia de acordo com o tamanho dos floretes e da textura que você deseja obter. Para um brócolis macio, mas ainda firme, sem se desfazer, cozinhe, no vapor, por cerca de 5 minutos. Prove, ao longo do tempo, para se certificar de que os floretes estão no ponto certo.
Passo 3: Tempere (opcional)
Quando o cozimento tiver finalizado, remova o cesto do fogo. Você pode servir o brócolis assim mesmo, puro, mas, caso queira temperá-lo, essa é a hora.
Adicione um fio de azeite de oliva, pitada de sal, pimenta-do-reino moída e suco de limão a gosto. Misture bem, com uma colher ou espátula. Prove e ajuste os temperos conforme preferir.
Dicas adicionais
- Para economizar tempo, você pode ferver a água enquanto corta o brócolis.
- Se atente para não cobrir todo o fundo do cesto com os floretes de brócolis. É importante deixar alguns dos furos do cesto descobertos para que o vapor da água passe por eles.
- Para cozinhar o brócolis no vapor, você precisa de um cesto de cozimento a vapor que se encaixe bem em uma de suas panelas e que tenha uma tampa. Caso você não tenha um cesto, é possível usar uma peneira que aguente altas temperaturas (não use peneiras de plástico).
- Se quiser aproveitar o talo do brócolis, descasque a camada externa, que é mais fibrosa e dura. Um descascador de legumes facilita o processo. Depois, corte o talo em pedaços menores e do mesmo tamanho para garantir que cozinhem de maneira uniforme.
Com o servir o brócolis cozido no vapor
Você pode servir o brócolis por si ou usa-lo no preparo de outras receitas. Algumas ideias incluem:
- Como acompanhamento do seu prato de comida do dia a dia. Ele vai muito bem com algum cereal cozido, como o arroz ou o a quinoa, e fontes de proteína vegetal, como feijão, grão-de-bico, lentilha ou tofu.
- Com massas. Fica especialmente bom acompanhando um delicioso molho branco vegano!
- Como recheio de lasanhas, sanduíches e wraps. Se estiver sem tempo, a panqueca de aveia é uma ótima opção de base para um lanche.
- Na salada. Use o brócolis no vapor como parte de uma salada mista com folhas, leguminosas ou cereais cozidos e outros vegetais. Tempere com um molho de sua preferência para uma salada leve e saborosa. Você pode se basear na nossa receita de salada de lentilha; basta misturar o brócolis cozido junto com todos os ingredientes.
- Em mexidos ou sopas. Como o brócolis já está cozido, adicione os floretes no final dos preparos para aquecê-lo sem que fique macio demais.
Estas são as minhas receitas preferidas para servir com brócolis cozido no vapor:
Armazenamento e conservação
O brócolis cozido no vapor pode ser armazenado em um pote fechado, na geladeira, por até 3 dias. Reaqueça em uma frigideira, panela, novamente no vapor ou no micro-ondas.
Ele também pode ser congelado por até 3 meses. Para congelar, siga as instruções no artigo Como Congelar Brócolis.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Cozinhar Brócolis no Vapor
Ingredientes
- 2 xícaras brócolis (ou a quantidade que desejar)
- água filtrada (para cozinhar)
- temperos de sua preferência (opcionais para servir; sugestões: azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino moída e limão)
Modo de Preparo
- Prepare os ingredientes: Higienize o brócolis.
- Ferva a água: Adicione água em uma panela até cerca de 3 dedos de altura e leve ao fogo alto até ferver.
- Corte o brócolis: Enquanto a água ferve, corte o brócolis em floretes de tamanho médio.
- Cozinhe no vapor: Coloque os floretes no cesto de cozimento a vapor. Quando a água estiver fervendo, reduza o fogo para médio-baixo e posicione o cesto na panela. Tampe a panela e cozinhe o brócolis no vapor por cerca de 5 minutos, ou até que os floretes estejam macios, mas ainda firmes. Ajuste o tempo de cozimento conforme a textura desejada.
- Tempere e sirva: Se desejar temperar, transfira os floretes para uma vasilha grande e adicione azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino moída e suco de limão a gosto (ou os temperos de sua preferência). Misture bem, ajuste os temperos e sirva em seguida.
Vídeo
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Outros métodos de cozimento para o brócolis
Quer variar as formas de preparo do brócolis? Estas são algumas alternativas:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de 31 de março de 2025, as vendas serão encerradas.
Deixe um comentário