O Brownie de Batata-Doce é surpreendente! Fácil de fazer, leva ingredientes simples e fica muito gostoso. Ótima opção de doce ou sobremesa, é também vegano, sem farinha e sem glúten.
Não é nenhuma novidade por aqui que brownie é meu doce preferido. Eu gosto muito desses quadradinhos chocolatudos, bem molhadinhos e com sabor intenso. O fato de serem simples de fazer e terem infinitas possibilidades de sabores e versões sempre me anima. Nem consigo saber qual deles eu gosto mais!
Mas hoje vou falar do Brownie de Batata-Doce. Ele é uma delícia! Muito, muito gostoso mesmo. Fica úmido, tem casquinha crocante por fora e a batata doce, ao assar, carameliza de um jeito que deixa cada mordida do doce incrível. Nem tenho como explicar, você vai ter que fazer e provar. Confia em mim que vale muito a pena. 🙂
Ingredientes do Brownie
Atenção: as quantidades estão descritas em detalhes no final da publicação. Aqui explicamos os ingredientes da receita e suas funções, bem como possíveis variações e substituições. Continue rolando a página. 🙂
- Batata-doce: é a estrela aqui. Ela carameliza no forno e deixa o brownie com uma textura incrível. Como você pode ver nas fotos, usamos uma batata-doce laranja, mas outras variedades também funcionam na receita. Use o purê dela (detalhes de como fazer a seguir).
- Aveia: ajuda na estrutura do brownie, já que não usamos farinha nele. Eu uso a aveia em flocos grossos, mas a aveia em flocos finos, o farelo de aveia e a farinha de aveia também funcionam. Substitua pela quantidade indicada em gramas. Caso necessário, use aveia sem glúten.
- Açúcar: responsável pela doçura e também por deixar o brownie com uma casquinha crocante por fora. Para ter esse efeito, você pode usar açúcar cristal ou açúcar demerara.
- Cacau em pó: fornece o sabor de chocolate, além de também ajudar na estrutura do doce. Use sempre um cacau de boa qualidade (o que você achar gostoso).
- Pasta de Amêndoas: é a gordura da nossa receita, de forma a não precisar de manteiga ou óleo vegetal. Você pode fazer ela em casa. Ela pode ser substituída por qualquer pasta de oleaginosas (pasta de castanha de caju ou de avelã, por exemplo), de sementes (pasta de semente de girassol ou de gergelim) ou pasta de amendoim. Tem receita de todas elas aqui no site (clique nos links para ver).
- E mais sal, para equilíbrio de sabores, fermento químico em pó, para a estrutura (você pode usar nossa receita de fermento caseiro), extrato de baunilha, para sabor, e adicionais de gotas de chocolate e nozes pecan picadas para deixar o brownie ainda mais gostoso.
Purê de Batata Doce
Antes de começar a fazer o brownie, prepare o purê de batata-doce. Para isso, basta fazer furos em uma batata-doce grande e levar para assar até que ela fique bem macia. Depois disso, é só descascar e amassar com um garfo ou amassador de batatas. Assar a batata deixa ela com o sabor mais intenso, por isso é nossa preferência, mas, caso queira, você ainda pode cozinhar a batata-doce no micro-ondas ou no vapor.
Como Fazer Brownie de Batata-Doce
- Adicione a aveia em flocos, o açúcar, o cacau em pó e o sal em um processador de alimentos ou liquidificador e bata até obter uma farinha fina.
- Adicione, então, o purê de batata-doce, a pasta de amêndoas, o extrato de baunilha e o fermento em pó e bata até que tudo fique bem misturado. A massa fica bem densa e pesada. Cuide para não forçar o aparelho. Você pode misturar em uma vasilha se preferir.
- Misture as gotas de chocolate e as nozes pecan.
- Distribua em uma forma e leve para assar em forno preaquecido até que fique firme, com casquinha crocante por fora e macio por dentro.
Confira o vídeo da receita
E é isso. Brownie prontinho. 🙂
Como conservar e armazenar
Você pode armazenar em um pote fechado fora da geladeira por até 3 dias e na geladeira por até 1 semana.
O brownie também pode ser congelado por até 3 meses. Use o forno ou o micro-ondas para descongelar e servir. É bem prático!
Confira mais receitas de Brownie
- Brownie Vegano e Sem Glúten (estilo tradicional)
- Brownie de Feijão
- Brownie de Banana com Pasta de Amendoim
- Quadradinhos de Chocolate com Amendoim
Receita de Brownie de Batata-Doce
PrintBrownie de Batata-Doce
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 9 pedaços grandes
- Dieta: Gluten Free
Descrição
O Brownie de Batata-Doce é surpreendente! Fácil de fazer, leva ingredientes simples e fica muito gostoso. Ótima opção de doce ou sobremesa, é também vegano, sem farinha e sem glúten.
Ingredientes
- ½ xícara (56 gramas) de aveia em flocos grossos
- ½ xícara (48 gramas) de cacau em pó de boa qualidade
- ¾ de xícara de açúcar cristal ou demerara
- ¼ colher (chá) de sal
- 1 xícara (250 gramas) de purê de batata-doce
- ⅓ de xícara (90 gramas) de pasta de amêndoas
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- ½ xícara de chocolate em gotas ou picado
- ½ xícara de nozes pecan picadas (opcional)
Instruções
- Preaqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma ou assadeira de 18×18 cm e reserve.
- Em um processador de alimentos, bata a aveia em flocos, o açúcar, o cacau em pó e o sal até que fiquem bem fininhos, com a textura de uma farinha.
- Adicione o purê de batata-doce, a pasta de amêndoas e o extrato de baunilha e bata novamente, até que os ingredientes fiquem bem misturados. A massa fica cremosa, bem densa e pesada.
- Retire a lâmina do processador e incorpore o chocolate em gotas e as nozes pecan picadas.
- Distribua a massa na forma preparada e reservada e leve para assar até que o brownie fique firme, com uma casquinha crocante por fora, mas ainda úmido por dentro, em torno de 20 a 25 minutos.
- Espere alguns minutos antes de desenformar e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Notas
Para fazer o purê de batata-doce, basta assar a batata inteira e com furos até que fique macia. Você também pode cozinhar a batata-doce no micro-ondas ou no vapor, caso queira. Eu prefiro o processo feito no forno. O tempo de preparo indicado na receita não considera o tempo para fazer o purê. Comece por ele caso não tenha pronto.
A aveia em flocos grossos pode ser substituída por aveia em flocos finos, farelo de aveia ou farinha de aveia. Use a medida em gramas caso faça a substituição. É útil ter uma balança de cozinha em casa.
A pasta de amêndoas pode ser feita em casa (clique no link para aprender). Ela pode ser substituída por pasta de amendoim, outras pastas de oleaginosas como a pasta de castanha de caju ou de avelã, ou ainda pastas de sementes, como a de girassol ou de gergelim (tahine).
O brownie pode ser armazenado em um pote fechado e mantido fora da geladeira por 3 dias, dentro da geladeira por 1 semana e congelado por até 3 meses.
Caso você não tenha um processador de alimentos, recomendo usar o liquidificador apenas para a primeira parte da receita. Em seguida, misture o restante dos ingredientes da massa com uma colher em uma tigela.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Doces
- Método: Assado
- Cozinha: Vegetariana, Vegana
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Salve a receita para mais tarde
Além de imprimir a receita, você pode usar o Pinterest para salvar ela online. Bata clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte por lá!
Andrezza says
Amei a receita… fica perfeito. Usei pasta de amendoim porque não tinha pasta de amêndoas. As dicas após a receita são bem valiosas… como substituir a pasta ou se não tiver processador (meu caso) bater só as farinhas no liquidificador e o restante na tigela, pra não forçar liquidificador.
Bruna says
Que bom saber disso, Andrezza, muito obrigada por me contar!
Karina Brandão Cestaro Nunes says
Fiz a receita e ficou uma delícia.
Bruna says
Fico muito feliz que tenha gostado, Karina!
Flávia says
Delicioso, macio, dá até para comer sem levar ao forno, como trufinhas!!!
Bruna says
Que bom que gostou do brownie, Flávia! Eu também adoro a massa crua e preciso me controlar para não exagerar na porção, haha.
Dayseane says
Quem gosta de chocolate, tem que fazer essa receita! É muito bom esse brownie!
E o meu nem ficou bonitinho como esse da foto, não deu essa cosquinha crocante, mas ficou maravilhoso.
Usei o que eu tinha em casa, batata doce roxa, pasta de gergelim, nozes comum e acrescentei uma colher de chá de café solúvel. Ficou mais ou menos 35 minutos no forno a 260°, mas acho meu forno um pouco fraco e só não deixei mais tempo porque fiquei com receio de ressecar a massa (foi a primeira vez que fiz um brownie).
Farei a receita novamente, com certeza! E tentarei outras adaptações com xilitol e tâmaras pra ver se também fica bom.
Bruna, muito obrigada por compartilhar essa receita, está de parabéns!
stephanie says
ola! vou testar sua receita mas queria fazer com whey de chocolate tem uma ideia de proporção?
valeu
Bruna says
Nunca testei assim, Stephanie, mas eu usaria no lugar do cacau!
Liliam says
Essa receita parece incrível, mas gostaria de saber se posso substituir o açúcar por adoçante ou mascavo? Será que tem o mesmo resultado final?
Bruna says
Pode substituir sim, desde que seja outro adoçante ou açúcar granulado. Como são ingredientes diferentes, o resultado acaba sendo um pouco diferente também (fica com menos casquinha, por exemplo). Eu ainda acho ótimo! 🙂
Priscila says
Ei Bruna !!
Eu faço esta receita sempre, e sigo a risca as medidas, mas a minha massa sempre fica seca até difícil de processar , não fica molhadinha igual a sua, será que é a batata doce? Uso a roxa, reparo que a que você usa é mais úmida. Posso dimuir na aveia para ficar mais úmida?
Parabéns e Obrigado por compartilhar as suas receitas conosco.
abraços
Bruna says
Oi Priscila. Obrigada pela mensagem!
Isso acontece pelo tipo de batata-doce mesmo! A roxa, no caso, é mais "seca", então você pode até deixar ela mais tempo no forno e, sim, diminui a aveia na receita. Se quiser, você também pode ajustar a textura com um pouco de leite vegetal rico em gordura ou mais pasta de amêndoas.
Se eu puder ajudar em algo a mais, me avisa. 🙂
Abraços!
EDINETE says
Posso traçar a pasta de amêndoas pela de amendoim?
Bruna says
Pode!
Isabel says
Já fiz algumas vezes e AMO esse brownie <3 só queria saber.. não to com aveia em flocos grossos em casa, acho que 1/4 de xícara de farinha de aveia na receita substituiria, não?
Bruna says
Que bom saber que você gosta do brownie, Isabel! Obrigada por contar. 🙂 E sim, pode usar direto a farinha de aveia na receita em menor quantidade, como você mencionou.
Lily says
Achei muito engraçada a receita! Meu brownie sempre sai errado quando faço versão vegana e esse saiu também...mas eu descobri uma ótima receita de brigadeiro fit caso a gente não coloque o fermento! Adorei! KKKKKK
Bruna says
Que pena que não funcionou como brownie pra ti! Mas, realmente, eu também adoro a massa crua dele, hahaha. Que bom que encontrou um uso! 🙂
Vanessa says
Bruna, como está?
Espero que esteja bem!
Agradeço enormemente por compartilhar essa receita. Ela é muuuuito saborosa! Tanto eu como o esposo amamos!
Um carinhoso abraço para você!
Bruna says
Oi Vanessa. Espero que estejam bem também! 🙂 Fico tão tão feliz em saber que vocês gostam do brownie! Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho! Um abração!
Cintia Rocha says
Boa tarde!
Ficou uma delícia!
Porém o meu não cresceu….será que fiz algo errado ?
Bruna says
Oi Cintia. Que bom que gostou do sabor! Brownie não cresce muito mesmo (quase nada hehe a massa só desenvolve). A altura dele vai ser praticamente a mesma antes e depois de assar. Ela muda dependendo do tamanho da forma usada...
Luciana Tambosi da Rosa Romagnolo says
Olá, gostaria de saber se posso substituir a pasta de amêndoas por óleo de côco e qual a quantidade?
Bruna says
Oi Luciana. Eu não cheguei a testar, mas acredito que sim. Eu tentaria na mesma quantidade, adicionando aos poucos e ajustando conforme a textura da massa.
Sabrina says
Que receita maravilhosa.
Fiz este final de semana e incrível.
Obrigada pela receita.
Bruna says
Fico muito feliz em saber que você gostou da receita, Sabrina! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência por aqui e por deixar uma avaliação!
Fernando says
Fiz a receita para efeito de teste, porque não sou muito fã de brownie, mas amei!
É delicioso! Sei que o açúcar tem um papel no resultado final da receita, mas da próxima vez vou substituir por uvas passas escuras (volto aqui pra contar o resultado)!
Bruna says
Que bom saber que você gostou da receita, Fernando! Obrigada por compartilhar a sua experiência por aqui e pela avaliação. 🙂 Vou adorar saber também como ficou sem açúcar!
karen says
simplesmente INCRÍVEL!!
essa receita mudou minha visão de brownie perfeito. A melhor parte é que é saudável e super saboroso!!
Não tinha a quantidade suficiente de pasta de amendoim então completei com óleo de coco e deu suuuper certo! amei ❤❤❤
Bruna says
Que ótimo saber disso, Karen! Fico tão feliz que você gostou. Muito obrigada pela mensagem e por ter avaliado a receita também! Um abração 🙂
Natália says
Acabei de fazer e está delicioso. Obrigada por compartilhar conosco!
Bruna says
Fico muito feliz que você gostou, Natália! Muito obrigada pela mensagem e por avaliar a receita! 🙂
Mannu says
Uma delícia! Eu faço essa receita toda semana desde que descobri. Sinceramente, acho até melhor do que os Brownies convencionais. Costumo ter de colocar um pouco de água para dar o ponto, às vezes ponho café na massa e menos cacau para variar o sabor, mas a base é a mesma. Pode confiar, é maravilhosa!
Bruna says
Fico tão feliz em saber disso, Mannu! Muito obrigada por compartilhar tua experiência e variações com a gente e também por ter avaliado a receita! 🙂
Camila says
Uaaaau que delícia! Não consigo decidir qual brownie daqui eu gosto mais. Fiz esse usando a batata doce branca, deixei ela bem assada e molinha como você mostrou com a laranja (no meu forno levou mais tempo). Não senti o gosto da batata, mas dá para perceber que ela ajuda a caramelizar e deixar a textura do brownie mais perfeita. Amei demais!
Bruna says
Oba! Que bom que gostou, Camila. Muito obrigada por compartilhar a tua experiência com tantos detalhes por aqui também!
Magali castro says
Amei! Fiz usando pasta de amendoim e castanhas porque era o que tinha em casa e ficou muito gostoso!
Bruna says
Que bom saber disso, Magali! Fico muito feliz que gostou. Obrigada por compartilhar tua experiência com a gente e por ter avaliado a receita! Um abraço!
Dayane Araujo says
Maravilhoso, adorei! Parabéns pela receita.
obrigada!
Bruna says
Fico feliz em saber que tu gostou, Dayane! Obrigada pela mensagem! 🙂
Nathalia says
Oi tudo bem?
Qual é a opção sem glúten? Pq a aveia é derivado do trigo... tem glúten.
Bruna says
Oi Nathalia, espero que esteja bem! A relação da aveia e do trigo é que os dois grãos são cereais. O que acontece é que, por ser normalmente processada nos mesmos equipamentos que o trigo ou ter cultivo intercalado, acaba tendo contaminação cruzada. Porém, a aveia em si não tem glúten. Existem muitas marcas disponíveis de aveia sem glúten (sem a contaminação, no caso) para quem apresenta alergia ou sensibilidade.
Maria Fernanda says
Nossa, que delícia essa receita. Não tinha colocado fé que ficaria bom admito, mas é MARAVILHOSO. Parabéns 😍
Bruna says
Fico tão feliz em saber que tu gostou, Maria Fernanda! Muito obrigada por compartilhar tua experiência por aqui e também por ter avaliado a receita!
Livia Gonçalves says
Essa receita é uma daquelas que surpreendem!!! Eu adorei, ficou bem gostoso, molhadinho por dentro, doce na medida certa. Obrigada por compartilhar e parabéns pela receita!
Bruna says
Fico muito feliz em saber que você gostou, Livia! Obrigada pela mensagem! 🙂
Pamela says
Qual a marca e tamanho da forma que usou ?
Receita Incrível
Bruna says
Obrigada, Pamela! Usei uma forma de 8×18 cm da marca Wilton 🙂