Aprenda como congelar abobrinha e ter sempre este vegetal saudável em casa prontinho para uso, além de evitar desperdício. Use refogada, em cremes, sopas, sucos, vitaminas e outras receitas deliciosas.
Abobrinha é um alimento incrível, né? Somos fã aqui em casa e temos sempre na geladeira. Eu, particularmente, adoro refogada, na salada, nos ensopados, no risoto, na panqueca e até mesmo em sucos e vitaminas.
Para aumentar o tempo de conservação, o congelamento da abobrinha é uma ótima opção. Você pode fazer uma quantidade grande de uma mesma vez e poupar tempo. No fim do texto, forneço dicas de uso para a abobrinha congelada ou descongelada, mas saiba que o processo é simples e, congelando da maneira correta, os nutrientes e o sabor da abobrinha são mantidos.
Como Congelar Abobrinha
O passo a passo a seguir serve para qualquer tipo de abobrinha. Usei abobrinha verde por fora para ilustrar porque era a que tinha disponível no momento.
Lave e higienize a abobrinha
Passe cada abobrinha em água corrente e esfregue bem para retirar a sujeita aparente.
Em seguida, transfira as abobrinhas para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, tire as abobrinhas da tigela, sem escorrer a água (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue-as bem.
Corte ou rale a abobrinha
Você até pode congelar a abobrinha inteira, mas, particularmente, não acho prático para uso. Por isso, recomendo que você corte a abobrinha antes de prosseguir.
O corte escolhido vai ser o mesmo em que o vegetal será usado após o congelamento. Pode ser em rodelas (como ilustrado nas imagens), em cubos ou ralada, por exemplo. Como você preferir.
Faça o branqueamento
Para que a abobrinha fique em melhores condições de congelamento, conserve melhor a sua textura e tenha seus nutrientes preservados, é importante fazer o branqueamento antes de congelar. O branqueamento consiste em escaldar os pedaços de abobrinha em água fervente e, em seguida, colocá-los em um banho de gelo para dar um choque térmico e evitar o cozimento do legume.
- Ferva uma panela de água. Adicione os pedaços de abobrinha (em cubos ou rodelas) e deixe na panela por 2 minutos. Cuide para não passar desse tempo, pois não queremos que a abobrinha cozinhe.
- Com uma escumadeira, transfira os pedaços de abobrinha para um recipiente com água gelada (pode ser uma vasilha de água com gelo). Deixe até que a abobrinha fique em temperatura ambiente (leva cerca de 2 minutos). De novo, cuide para não deixar mais tempo que o necessário.
Atenção: não é necessário fazer o branqueamento da abobrinha ralada.
Faça o pré-congelamento (opcional)
Ao final do branqueamento, escorra os pedaços de abobrinha e seque-os. Eu gosto de deixá-los por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos. Você pode usar um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície da abobrinha congelada.
Com a abobrinha seca, faça o pré-congelamento: posicione os pedaços de abobrinha em uma assadeira, forma ou prato grande, individualmente, sem sobrepor. Se o seu recipiente não for antiaderente, você pode usar um papel manteiga de boa qualidade para evitar que os pedaços grudem. Leve para o freezer até congelar (cerca de 1 hora). Você também pode deixar de um dia para o outro.
Opcionalmente, caso não queira fazer o pré-congelamento, você pode distribuir os pedaços de abobrinha em um pote ou saquinhos reutilizáveis, como mostro na foto acima. Recomendo que você congele da mesma forma indicada para o pré-congelamento, em uma única camada, para evitar que grudem.
Também é possível transferir diretamente para um pote. Nesse caso, recomendo que você divida em porções do tamanho que costuma usar nos preparos (especialmente no caso da abobrinha ralada). Isso porque, como os pedaços não pré-congelados tendem a grudar entre si, fica mais fácil de usar.
No caso da abobrinha ralada, é inevitável que grudem (caso não haja o pré-congelamento), pois ela tem uma elevada quantidade de água. Entretanto, caso você siga a orientação de congelar em uma camada fina, fica bem fácil de cortar para separar em pedaços (como ilustrado na imagem abaixo). Você pode voltar a congelar depois disso. Cortar facilita o uso de porções menores.
Transfira para um recipiente apto para freezer
Caso você tenha feito o pré-congelamento na assadeira ou prato, remova pedaços de abobrinha já congelados e armazene-os em um recipiente apto para congelamento. Pode ser em potes ou saquinhos – escolha de acordo com a sua preferência, usando o que tem em casa e considerando o espaço disponível no seu freezer. Algumas opções são:
- Saquinhos de silicone (foto acima). São os meus queridinhos por serem fáceis de manusear, leves e se moldarem em qualquer cantinho do congelador. Além disso, são reutilizáveis. Infelizmente ainda são um pouco caros, mas tenho comprado aos poucos e recomendo bastante. Minha preferência são os da marca Stasher, mas neste link você encontra mais opções.
- Potes de plástico ou de vidro. Demandam mais espaço, mas são reutilizáveis e empilháveis, o que é ótimo para alguns tipos de congeladores. Use somente os aptos para freezer para evitar que quebrem.
- Potes de conserva. Também demandam espaço, mas você pode armazenar em cantinhos do freezer que estão sobrando. De novo, é importante que sejam aptos para freezer. Dê preferência aos com boca larga.
- Saquinhos com fechamento hermético. Você também pode usar saquinhos plásticos que são mais baratos e podem ser armazenados em qualquer cantinho livre do freezer. Porém, por serem de plástico simples, têm uma vida mais curta. Lave e reutilize sempre que puder para evitar lixo desnecessário.
Sacos de armazenamento de silicone
Buy Now →Escolhido o recipiente, agora é só levar para congelar novamente.
Precisa mesmo branquear?
Sim e não. Se você não fizer o branqueamento, ainda pode congelar e usar a abobrinha. Porém, o tempo de validade no freezer diminui significativamente. Além disso, a textura da abobrinha em cubos ou rodelas também sofre maiores alterações.
Quanto tempo a abobrinha congelada dura?
Caso tenha sido branqueada, a abobrinha pode ficar congelada por até 1 ano. Já a abobrinha congelada crua, não branqueada, dura cerca de 1 a 2 meses.
Recomendo que você escreva a data de congelamento no recipiente usado para o armazenamento, o que ajuda no controle de uso, evitando perdas.
A textura da abobrinha muda?
Sim. Como a abobrinha contém uma boa quantidade de água, sua textura muda ao passar pelo processo de congelamento. Como já mencionado, o branqueamento ajuda a trazer melhores resultados, mas ela não fica como a abobrinha fresca.
Como usar a abobrinha congelada
A abobrinha congelada crua e branqueada, seguindo o processo listado acima, pode ser usada de muitas maneiras. Inclusive, você pode usar da mesma forma que já usaria o vegetal não congelado, desde que ele passe por algum processo de cozimento, já que sua textura muda. É um alimento muito versátil!
Você pode cozinhar, assar, saltear, refogar e, ainda, usá-la crua mesmo em sucos e vitaminas.
Como descongelar a abobrinha
Como a abobrinha branqueada não está cozida, você pode descongelá-la diretamente no preparo do prato (cozido, assado, refogado ou salteado, por exemplo). Você também pode cozinhar na água ou no vapor por cerca de 1-2 minutos para descongelar e, em seguida, continuar cozinhando ou mudar a forma de preparo de acordo com a receita que for fazer.
Como congelar abobrinha cozida
Caso você já tenha cozinhado a abobrinha e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no micro-ondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.
PrintComo Congelar Abobrinha
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: Variável
Descrição
Aprenda como congelar abobrinha e ter sempre este vegetal saudável em casa prontinho para uso, além de evitar desperdício. Use refogada, em cremes, sopas, sucos, vitaminas e outras receitas deliciosas.
Ingredientes
- Abobrinhas (a quantidade que quiser)
Instruções
-
Passe cada abobrinha em água corrente e esfregue bem para retirar a sujeita aparente. Em seguida, transfira as abobrinhas para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, tire as abobrinhas da tigela, sem escorrer a água (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue-as bem.
-
Corte as abobrinhas da maneira que preferir: em cubos, em rodelas ou rale.
-
Faça o branqueamento da abobrinha: ferva uma panela de água, adicione os pedaços de abobrinha e deixe na panela por 2 minutos. Em seguida, com uma escumadeira, transfira a abobrinha para um recipiente com água gelada (pode ser uma vasilha de água com gelo) e deixe até que fique em temperatura ambiente (cerca de 2 minutos). Não é necessário fazer o branqueamento da abobrinha ralada.
-
Escorra os pedaços de abobrinha e seque-os. Deixe por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos se puder e/ou use um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície da abobrinha congelada.
-
Faça o pré-congelamento distribuindo os pedaços de abobrinha em uma forma, assadeira ou prato, sem sobrepor (para que não grudem após o congelamento). Leve para o congelador até que fiquem bem firmes. O tempo depende do seu freezer.
-
Transfira os pedaços de abobrinha congelados para um pote com tampa ou saco hermético e leve para o congelador novamente. A abobrinha está pronta para uso e pode ser armazenada assim por até 12 meses.
Notas
Para congelar a abobrinha já cozida, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Conservação de Alimentos
- Método: Congelado
- Cozinha: Básica
Luna says
Adorei a ideia de congelar a abobrinha ralada e usar em vitaminas e sucos!