Aprenda como congelar couve e ter sempre este vegetal saudável em casa prontinho para uso, além de evitar desperdício. Use refogada, em cremes, sopas, sucos, vitaminas e outras receitas deliciosas.
Não sei você, mas eu amo couve. É uma das minhas folhas verdes preferidas e, independente de seu tipo (manteiga, crespa, dinossauro ou outra), tenho sempre na geladeira de casa. Ela é ótima para adicionar em vitaminas ou sucos verdes, incrementar curries e ensopados, ser usada na salada ou, simplesmente, acompanhar nosso arroz com feijão diário.
Eu já ensinei como conservar couve na geladeira da maneira que eu faço há anos aqui em casa, que pode durar até 2 semanas. Porém, outra ótima maneira de conservar o alimento e preservar seus nutrientes é por meio do congelamento.
Como Congelar Couve
O passo a passo a seguir serve para qualquer tipo de couve, como a manteiga (ilustrada nesta publicação) ou a crespa. Faremos o branqueamento para que ela dure congelada por mais tempo, mas, caso você queira congelar a couve crua, vá para o final desta publicação.
Lave e higienize a couve
Depois de colher ou trazer da feira ou do supermercado, é importante higienizar a couve para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias.
Para facilitar o processo, sugiro que você mantenha as folhas inteiras, passe cada uma delas em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, tire as folhas de couve da tigela (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue bem.
Pique a couve (opcional)
Eu, particularmente, prefiro congelar a couve já picada porque fica mais fácil de usar nas preparações depois de congelada. Isso porque o corte escolhido vai ser o mesmo em que o vegetal será usado após o congelamento.
Entretanto, caso você prefira congelar a couve inteira, siga o mesmo processo a seguir.
Faça o branqueamento da couve
Para que a couve fique em melhores condições de congelamento, conserve melhor a sua textura e tenha seus nutrientes preservados, é importante fazer o branqueamento antes de congelar. O branqueamento consiste em escaldar a couve em água fervente e, em seguida, colocá-los em um banho de gelo para dar um choque térmico e evitar o cozimento da folha.
- Ferva uma panela de água. Adicione a couve picada (ou suas folhas inteiras) e deixe na panela por 1 minuto. Cuide para não passar desse tempo, pois não queremos que a couve cozinhe.
- Com uma escumadeira, transfira a couve para um recipiente com água gelada (pode ser uma vasilha de água com gelo). Deixe até que a couve fique em temperatura ambiente (leva cerca de 2 minutos). De novo, cuide para não deixar mais tempo que o necessário.
Retire o excesso de umidade
Ao final do branqueamento, retire o excesso de umidade da couve branqueada. Recomendo usar um secador de salada para facilitar o processo. É só colocar a couve dentro e girar até secar. Alternativamente, você pode escorrer a couve por uma peneira e retirar o excesso de umidade com um pano limpo ou folha de papel toalha.
Transfira para um recipiente apto para freezer
Transfira a couve para um pote ou saquinhos reutilizáveis, como mostro na foto acima. Recomendo que você congele, preferencialmente, em uma única camada, para evitar que grudem. Se o pote for fundo, você pode fazer uma espécie de "bolinha" com a quantidade de um punhado de couve (ou usar uma xícara medidora), pois, dessa forma, fica mais fácil de separar no momento em que for usar.
Algumas opções de recipientes para o congelamento da couve são:
- Saquinhos de silicone (foto acima). São os meus queridinhos por serem fáceis de manusear, leves e se moldarem em qualquer cantinho do congelador. Além disso, são reutilizáveis. Infelizmente ainda são um pouco caros, mas tenho comprado aos poucos e recomendo bastante. Minha preferência são os da marca Stasher, mas neste link você encontra mais opções.
- Potes de plástico ou de vidro. Demandam mais espaço, mas são reutilizáveis e empilháveis, o que é ótimo para alguns tipos de congeladores. Use somente os aptos para freezer para evitar que quebrem.
- Potes de conserva. Também demandam espaço, mas você pode armazenar em cantinhos do freezer que estão sobrando. De novo, é importante que sejam aptos para freezer. Dê preferência aos com boca larga.
- Saquinhos com fechamento hermético. Você também pode usar saquinhos plásticos que são mais baratos e podem ser armazenados em qualquer cantinho livre do freezer. Porém, por serem de plástico simples, têm uma vida mais curta. Lave e reutilize sempre que puder para evitar lixo desnecessário.
Sacos de armazenamento de silicone
Buy Now →Precisa mesmo fazer o branqueamento?
Sim e não. Se você não fizer o branqueamento, ainda pode congelar e usar a couve. Porém, o tempo de validade no freezer diminui significativamente.
Como congelar couve crua
Apesar de eu recomendar que você faça o branqueamento, também é possível congelar a couve crua. Para isso, basta higienizar e secar bem a couve e, em seguida, congelar com o corte que preferir. Pode ser em folhas inteiras (eu gosto de enrolar cada uma delas individualmente, como mostro na primeira imagem acima) ou picada (segunda imagem acima).
Quanto tempo a couve congelada dura?
Caso tenha sido branqueada, a couve pode ficar congelada por até 1 ano. Já a couve não branqueada deve ser consumida em até 2 meses.
Recomendo que você escreva a data de congelamento no recipiente usado para o armazenamento, o que ajuda no controle de uso, evitando perdas.
Como usar a couve congelada
Você pode pegar a quantidade de couve congelada que quiser e adicionar direto na panela para refogar. Também pode cozinhar no vapor, adicionar em sopas e ensopados e, também, usar para fazer sucos e vitaminas.
PrintComo Congelar Couve
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: Variável
Descrição
Aprenda como congelar couve e ter sempre este vegetal saudável em casa prontinho para uso, além de evitar desperdício. Use refogada, em cremes, sopas, sucos, vitaminas e outras receitas deliciosas.
Ingredientes
- Couve de qualquer tipo (a quantidade que quiser)
Instruções
- Lave bem e higienize as couve. Para facilitar o processo, sugiro que mantenha as folhas inteiras, passe cada uma delas em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, tire as folhas de couve da tigela (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue bem.
-
Se quiser, pique a couve. Caso contrário, mantenha as folhas inteiras.
-
Faça o branqueamento da couve: ferva uma panela de água, adicione as folhas de couve ou a couve picada e deixe na panela por 1 minuto. Em seguida, com uma escumadeira, transfira a couve para um recipiente com água gelada (pode ser uma vasilha de água com gelo) e deixe até que fique em temperatura ambiente (cerca de 2 minutos).
-
Escorra a água e seque a couve (o quanto conseguir). Para facilitar, use um secador de salada. Caso não tenha, deixe por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos se puder e/ou use um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície da couve congelada.
-
Transfira a couve para um pote com tampa ou saco hermético, preferencialmente em camadas finas, e leve para o congelador. A couve está pronta para uso e pode ser armazenada assim por até 12 meses.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Conservação de Alimentos
- Método: Congelado
- Cozinha: Básica
Deixe um comentário