Aprenda como conservar couve na geladeira, picada ou inteira, para que ela dure por mais tempo e se mantenha fresca. É bem simples!
Não sei você, mas eu amo couve. É uma das minhas folhas verdes preferidas e, independente de seu tipo (manteiga, crespa, dinossauro ou outra), tenho sempre na geladeira de casa. Ela é ótima para adicionar em vitaminas ou sucos verdes, incrementar curries e ensopados, ser usada na salada ou, simplesmente, acompanhar nosso arroz com feijão diário.
Para que ela se conserve por mais tempo na geladeira, é importante armazená-la de maneira adequada. Existem diferentes formas de armazenamento, porém, vou mostrar aqui a que eu mais gosto e uso sempre. Faço dessa maneira há anos e nunca mais perdi nadinha de couve. Ela se mantém verde e fresca por bastante tempo.
Como Conservar Couve na Geladeira
A couve pode ser conservada inteira ou picada. Você vai notar que o armazenamento é o mesmo. Além disso, este processo serve para qualquer tipo de couve, não apenas a manteiga (que está ilustrada aqui).
Lave e higienize a couve
Depois de colher ou trazer da feira ou do supermercado, é importante higienizar a couve para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias.
Para facilitar o processo, sugiro que você mantenha as folhas inteiras, passe cada uma delas em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, retire as folhas de couve da tigela (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue bem.
Seque bem
Retire toda a umidade possível de cada folha de couve. Recomendo usar um secador de salada para facilitar o processo. É só colocar as folhas dentro e girar até secar.
Caso não tenha um secador de salada, você pode mexer bem com uma peneira e, em seguida, secar cuidadosamente com um pano limpo ou folhas de papel toalha.
Se quiser, pique a couve (opcional)
Você pode guardar as folhas de couve inteiras ou picar. Folhas inteiras duram por mais tempo. Porém, caso você queira facilitar as refeições do dia a dia, pode ser interessante já deixar a couve picada e pronta para uso nas mais diversas formas de preparo.
Transfira para um pote forrado
Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, distribua as folhas de couve ou a couve picada por cima. Caso tenha uma quantidade grande de couve, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo. Finalize com o pano ou mais uma folha de papel toalha e tampe.
O pote usado pode ser de vidro ou de plástico, mas é importante que tenha uma tampa que feche bem. Eu particularmente prefiro guardar em potes de plástico para facilitar na hora de manusear e consumir a couve no dia a dia.
Guarde na Geladeira
Armazene o pote fechado na gaveta da geladeira, de preferência. Na minha experiência, quando armazenada dessa forma, a couve costuma ficar fresquinha por até 1 a 2 semanas. Ótimo, né?
Caso perceba que o pano ou papel toalha esteja com excesso de umidade, faça a troca. É importante manter as folhas secas.
Como conservar couve cozida ou branqueada
Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.
Mais sobre conservação de alimentos:
PrintComo Conservar Couve na Geladeira
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: Variável
Descrição
Aprenda como conservar couve na geladeira, picada ou inteira, para que ela dure por mais tempo e se mantenha fresca. É bem simples!
Ingredientes
- Couve de qualquer tipo (a quantidade que quiser)
Instruções
- Lave bem a couve para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias. Para higienizar, passe cada uma das folhas de couve em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado). Depois disso, tire as folhas de couve da tigela (assim as sujeiras ficam na água), transfira-as para uma peneira grande e enxágue bem.
- Retire toda a umidade possível das folhas de couve. Recomendo usar um secador de salada para facilitar o processo. É só colocar as folhas dentro e girar até secar. Caso não tenha um secador de salada, você pode mexer bem com uma peneira e, em seguida, secar cuidadosamente com um pano limpo ou folhas de papel toalha.
- Se quiser, pique a couve.
- Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, espalhe as folhas de couve ou a couve já picada por cima. Caso tenha uma quantidade grande de couve, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo. Finalize com o pano ou mais uma folha de papel toalha e tampe.
- Armazene o pote fechado na gaveta da geladeira, de preferência, por até 1 a 2 semanas. Caso perceba que o pano ou papel toalha esteja com excesso de umidade, faça a troca. É importante manter as folhas secas.
Notas
Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.
Veja a publicação na íntegra para mais informação e imagens ilustrativas para cada etapa do processo.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Conservação de Alimentos
- Método: Seco
- Cozinha: Básica
thiago says
ótimo ajudou muito parabéns
Bruna says
Que bom saber disso, Thiago! Obrigada pela mensagem!