Aprenda como cozinhar grão-de-bico, de maneira simples e prática, para usar nos mais diversos preparos salgados ou doces.
Não sei você, mas eu sou fã de grão-de-bico. Ele é uma leguminosa acessível, de sabor neutro e muito saudável. É rico em proteína vegetal, em fibras e no famoso triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, que nos gera uma sensação de bem-estar. Acho que podemos dizer que mais grão-de-bico na dieta também traz mais felicidade na vida, né?
Para aumentar o consumo do grão-de-bico, precisamos cozinhar ele primeiro. Essa é a receita mais básica, afinal, depois de pronto, o grão-de-bico cozido pode ser usado nos mais diversos preparos, como na salada, em pastinhas (o famoso homus), no hambúrguer, como base de molhos, entre outros.
Como fazer grão-de-bico cozido
O processo para preparar grão-de-bico é simples, mas requer um planejamento prévio. Dividi em etapas para facilitar.
Passo 1: Deixe o grão-de-bico de molho
Esta etapa, em teoria, é opcional, já que o grão-de-bico cozinha bem mesmo sem ter ficado de molho. Porém, o demolho apresenta duas grandes vantagens:
- Torna o cozimento dos grãos muito mais rápido, pois eles hidratam durante o tempo de demolho.
- Melhora a digestão dos grãos e a absorção de nutrientes pelo nosso corpo, pois o demolho ajuda a diminuir os antinutrientes naturais presentes nos grãos, diminuindo, ou até evitando, as chances de desconforto abdominal e de gases. Se quiser potencializar o processo, adicione um pouco de sumo de limão ou de vinagre na água do demolho.
Para fazer o demolho, basta lavar o grão-de-bico cru e, em seguida, colocá-lo em um recipiente grande e cobrir com 1 litro de água para cada medida de xícara (as leguminosas absorvem a água e seu volume aumenta). Com essa quantidade de água, você garante que está usando um recipiente grande e evita que os grãos transbordem quando hidratados.
Se quiser, adicione também o vinagre ou esprema um limão.
Qual quantidade de grão-de-bico usar?
A que você quiser! Eu recomendo fazer uma grande quantidade de uma só vez, que pode ser congelada, para otimizar o tempo na cozinha. Por aqui, costumo cozinhar 1 kg de grão-de-bico cru.
Quanto tempo deixar o grão-de-bico de molho?
O tempo mínimo recomendado para o demolho de leguminosas é de 12 horas, mas você pode deixar até 48 horas (com trocas de água a casa 8 ou 12 horas).
Caso você opte por deixar de molho por 12 horas, facilita fazer isso na noite anterior ao cozimento.
É normal formar uma espuma branca?
Sim! Ao ficar de molho, é comum que uma espuma branca se forme (como você pode ver na imagem). Quanto mais tempo o grão ficar de molho, mais espuma aparece. Não se preocupe que isso não quer dizer que estragou e é algo que não temos como evitar que aconteça. Basta trocar a água do demolho sempre que for necessário.
Passo 2: Cozinhe o grão-de-bico
Com o auxílio de uma peneira grande, escorra a água do demolho e lave bem os grãos, esfregando-os com os dedos, até que a água fique transparente. Mexa a peneira para descartar o excesso de líquido.
Em seguida, transfira o grão-de-bico para uma panela e adicione água filtrada para o cozimento. Para cada xícara (170 gramas) de grão-de-bico cru, você vai precisar de 3 xícaras (720 ml) de água.
Cozimento na panela de pressão
Para que o processo seja rápido, recomendo cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão. Pode ser uma panela de pressão tradicional, usada no fogão, ou uma panela de pressão elétrica (nós adoramos ela por aqui!).
Nesse caso, o tempo de cozimento do grão-de-bico é de 5 a 10 minutos. Esse tempo é considerado após pegar pressão alta e varia de acordo com o resultado que você desejar:
- Quanto mais tempo de cozimento, mais macio o grão-de-bico fica. Nesse caso, ele é ótimo para ser usado em pastinhas, como o homus, patês, purês, cremes
- Quanto menos tempo, mais firme ele se mantém. Ele fica ótimo em saladas assim!
Para usos em geral, 7 minutos é um ótimo tempo. É como eu preparo na minha casa. Lembre-se de que o tempo pode variar de acordo com o tipo de grão (e sua idade), bem como com as condições de sua panela e de seu fogão.
Para melhores resultados, espere a pressão sair naturalmente (cerca de 10 a 15 minutos). Isso torna o processo mais seguro e permite um tempo adicional de cozimento dos grãos sem a necessidade de estar no fogo ou com a panela ligada (no caso de panelas elétricas).
Cozimento na panela comum (sem pressão)
Caso você não tenha uma panela de pressão, você pode cozinhar o grão-de-bico na panela normal. Para isso, use a mesma proporção de grãos e de água indicadas acima, ligue o fogão em fogo alto, e, quando ferver, reduza para médio. Cozinhe até que os grãos fiquem na textura de sua preferência.
É preciso descartar a primeira água do cozimento?
Uma prática bastante comum, ao cozinhar o grão-de-bico, é deixar levantar fervura e, em seguida, eliminar a água da primeira cocção. Normalmente, ao ferver, mais espuma branca é formada na superfície (assim como a do demolho) e muitas pessoas preferem fazer o descarte, pois dizem que isso aumenta, mais ainda, a digestibilidade dos grãos.
Na minha experiência, nunca notei diferença. Por isso, e por conveniência, não é algo que eu faça na minha casa. Você pode fazer como preferir!
Nota sobre temperos
Particularmente, prefiro cozinhar o grão-de-bico sem temperos (até mesmo o sal) para ter pronto na geladeira ou no congelador para qualquer tipo de uso e vontade. Por isso, a minha recomendação é deixar para temperar na hora de transformá-lo em um novo preparo (salgado ou doce).
Para qualquer leguminosa ou método de cozimento, você pode adicionar 5 cm de alga kombu, que é rica em minerais e ajuda na digestão das leguminosas, especialmente se você tem mais sensibilidade. Outra opção é cozinhar com folhas de louro.
Armazenamento e congelamento
O grão-de-bico cozido pode ser armazenado em um pote fechado, na geladeira, por até 5 dias a 1 semana. Recomendo que você deixe-o guardado com o caldo de cozimento, como mostrado nas fotos.
Também é possível congelar o grão-de-bico cozido por até 3 meses. Para isso, basta separá-lo em porções do tamanho que você costuma consumir (o medidor de 1 xícara é uma boa quantidade de grãos).
Você pode congelar com ou sem o caldo de cozimento. Se tirar o caldo, o espaço no congelador fica mais otimizado. Use potes aptos para freezer ou saquinhos de armazenamento (ziploc ou reutilizáveis).
Para descongelar, deixe o recipiente na geladeira, durante a noite anterior ao uso, ou cubra o recipiente com água quente até que os grãos descongelem.
Receitas com grão-de-bico cozido
Agora que você já tem grão-de-bico cozido prontinho para uso na sua casa, está na hora de experimentar novas receitas. As nossas preferidas são:
- Homus Tradicional (Pasta de Grão-de-Bico)
- Estrogonofe de Grão-de-Bico
- Snack de Grão-de-Bico Assado Crocante
- Molho de Grão-de-Bico Cremoso
- Curry de Grão-de-Bico
Como Cozinhar Grão-de-Bico
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 9 porções
Descrição
Aprenda como cozinhar grão-de-bico, de maneira simples e prática, para usar nos mais diversos preparos salgados ou doces.
Ingredientes
Para o demolho:
- 500 gramas de grão-de-bico cru (ou a quantidade que desejar*)
- Água filtrada
- Suco de limão ou vinagre (opcional)
Para o cozimento:
- Grão-de-bico demolhado
- 2 litros de água filtrada
Instruções
- Faça o demolho do grão-de-bico cru colocando-os em um recipiente grande e cobrindo-o com água, cerca de 3 dedos acima da marcação dos grãos (lembre-se de que ele hidrata e seu volume aumenta). O tempo mínimo recomendado para o demolho de leguminosas é de 12 horas, mas você pode deixar até 48 horas (com trocas de água a cada 8 ou 12 horas).
- Com o auxílio de uma peneira, escorra a água do demolho e lave bem os grãos, esfregando-os com os dedos, até que a água fique transparente.
- Transfira os grãos para uma panela e adicione a quantidade de água indicada para o cozimento. Se estiver usando uma panela de pressão, cozinhe por 5 a 10 minutos, dependendo do quão macio você queira que ele fique, contando o tempo após pegar a pressão alta. Caso esteja usando uma panela normal, ligue o fogão em fogo alto, e, quando ferver, reduza para médio e cozinhe até que os grãos fiquem na textura de sua preferência.
Notas
Leia a publicação na íntegra para mais detalhes sobre o preparo e para ver as fotos do passo a passo.
Armazenamento: Guarde as leguminosas cozidas em um pote fechado na geladeira, com o caldo de cozimento, por até 5 dias, ou congele, por até 3 meses.
Você pode cozinhar a quantidade de grão-de-bico que quiser. Para cada xícara de grão cru, use 3 xícaras de água para cozinhar.
O tempo total de preparo não leva em consideração o tempo do demolho do grão-de-bico.
- Tempo de preparo: 20 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Cozido
- Cozinha: Brasileira
Odete Pires de carvalho says
Gostei muito das receitas
Bruna says
Fico feliz em saber disso, Odete!
Silvana says
Amei todas as dicas 🙂
Bruna says
Que bom saber disso, Silvana! Obrigada pela mensagem!
Ana Martins says
Belo texto ! Muito obrigada.👏👏🙏💖💖
Huelen Dias says
Ótimo texto.
Bem escrito e detalhado. Muito informativo.