Fazer farinha de aveia em casa é uma opção econômica, rápida e muito simples. Naturalmente sem glúten, essa farinha é perfeita para o preparo de bolos, cookies, panquecas, massas, bolinhos salgados e muito mais.
Tópicos abordados no artigo
A aveia é, sem dúvidas, um dos alimentos mais incríveis que existem. É nutritiva, rica em fibras, barata, acessível e muito versátil. Cai bem em receitas doces e salgadas, como mingaus, bolinhos doces e salgados, hambúrgueres e muito mais.
Podemos dizer o mesmo da farinha de aveia. Ela é muito prática e versátil. Além disso, pelo fato de a aveia ser naturalmente sem glúten, acaba sendo uma alternativa bem interessante à farinha de trigo.
Por algum motivo, o quilo da farinha de aveia pronta costuma ser mais caro do que o quilo dos flocos de aveia, então fazer em casa é uma boa opção. A versão caseira também é ótima quando você vê a farinha de aveia listada em alguma receita e só tem aveia em flocos à disposição.
A boa notícia é que fazer farinha de aveia em casa é super simples, rápido e fácil.
Notas sobre os ingredientes
Para fazer farinha de aveia em casa, você pode usar qualquer tipo de aveia em flocos que tiver disponível. Tanto a aveia em flocos finos quanto a aveia em flocos grossos funcionam bem.
Outra opção é o farelo de aveia, que já vem mais triturado, embora ainda não seja tão fino quanto a farinha de aveia.
Também é possível usar grãos de aveia (semelhantes ao arroz), mas o processo será mais demorado, já que esses grãos são mais difíceis de quebrar.
Como fazer farinha de aveia
A boa notícia é que fazer farinha de aveia em casa é super simples, rápido e fácil.
Passo 1: Bata a aveia no liquidificador ou processador
Você só precisa triturar a aveia escolhida usando um liquidificador ou processador de alimentos. O resultado é o mesmo, então escolha de acordo com a sua preferência ou com o que tiver disponível em casa.
O tempo vai depender do aparelho, mas normalmente leva de 3 a 5 minutos. Bata até obter uma consistência fina, semelhante à de uma farinha.
Passo 2: Peneire a farinha de aveia (opcional)
Se quiser garantir que a sua farinha de aveia caseira esteja bem fina, use uma peneira para peneirá-la. Esse passo não é necessário, mas pode fazer diferença dependendo da receita em que você for usar a farinha.
E é só isso! A farinha de aveia caseira está pronta para uso. Você pode usá-la em bolos, muffins, cookies, biscoitos, pães, panquecas e em qualquer outra receita que preferir. Deixei algumas receitas indicadas um pouco mais abaixo.
Observação sobre o utensílio usado
Eu geralmente uso o liquidificador para triturar os flocos de aveia, mas um processador de alimentos também funciona muito bem. Ambos produzem ótimos resultados para essa receita, sem grandes diferenças.
O principal cuidado é evitar que a aveia esquente durante o processo. Caso o seu aparelho não seja muito potente e demore para triturar a aveia (o que é pouco provável), desligue-o por alguns instantes e espere antes de continuar.
Dicas adicionais
- Você pode fazer a quantidade de farinha que desejar. Precisa de 1 kg? Basta usar 1 kg de aveia em flocos. Quer apenas 200 gramas? Use 200 gramas de aveia em flocos.
- Se estou fazendo uma quantidade grande de farinha, gosto de dividir o processo em etapas, separando a aveia em flocos para não sobrecarregar o aparelho. Isso é especialmente importante se o seu liquidificador ou processador tende a esquentar. O risco é que a parte da farinha mais próxima das lâminas aqueça enquanto a porção de cima ainda não está bem triturada. Para evitar isso, basta colocar uma quantidade menor no aparelho a cada vez.
Armazenamento e conservação
A farinha de aveia pode ser armazenada em um pote fechado, em temperatura ambiente, por até 3 meses. Recomendo o uso de potes herméticos para garantir uma vedação adequada.
Para prolongar a conservação, você pode guardar a farinha de aveia na geladeira ou no freezer. Nesses casos, a farinha pode ser armazenada por até 6 meses. Certifique-se de que o pote esteja bem vedado para evitar a formação de gotículas no alimento.
Sugestão de uso
A farinha de aveia é uma das que mais utilizo em casa, pois adoro sua versatilidade, sabor e o valor nutricional que ela adiciona aos preparos.
Por isso, ela está presente em muitas das minhas receitas. Abaixo estão algumas das minhas favoritas:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Farinha de Aveia em Casa
Ingredientes
- 500 g aveia em flocos (grossos ou finos, sem glúten se necessário)
Modo de Preparo
- Adicione a aveia em flocos em um liquidificador ou em um processador de alimentos.
- Bata até obter a textura de uma farinha fina. Tome cuidado para não deixar o aparelho ligado por muito tempo, pois o alimento pode esquentar. Se necessário, mexa com uma colher ou espátula e bata novamente.
- Para garantir que a farinha esteja bem fina, passe-a por uma peneira. Pedaços maiores podem ser triturados novamente ou usados em receitas em que sua textura não fará diferença. A farinha está pronta para uso ou armazenamento.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Alvin says
Adorei! Saiu muito mais barato do que comprar farinha de aveia pronta! Tentei com ela em flocos e farelo também deu super certo!
Obrigado pelas receitas, Bruna. Elas me ajudam muito no dia a dia! Vou fazer todas com farinha de aveia agora hehehe
Bruna says
Que legal, Alvin! Fico feliz que tenha sido útil pra você. Aveia é incrível, né?! Muito obrigada pela mensagem! 🙂