Aprenda como fazer leite de arroz caseiro, uma opção simples e econômica de leite vegetal, feito com apenas dois ingredientes. Versátil, ele pode ser utilizado em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Tópicos abordados no artigo
Um dos primeiros leites vegetais que eu vi no supermercado, a muitos anos atrás, foi o leite de arroz. Assim como o leite de aveia, ele é uma opção de leite vegetal preparada com cereal e, por isso, costuma ser uma das opções mais baratas e acessíveis, especialmente quando preparado em casa.
Se quiser testar, basta pegar o arroz na despensa e separar um pouco de água. Você só precisa desses dois ingredientes para fazer seu leite de arroz.
Notas sobre os ingredientes
A maioria das receitas de leite de arroz que eu encontrei na internet são preparadas com o arroz cozido e ainda quentinho. A minha versão é diferente e mais prática.
Aqui, usei o arroz branco, que demanda um tempo de preparo mais curto e, na minha opinião, proporciona um resultado melhor. Você também pode usar o arroz integral, caso prefira. Qualquer tipo, como o agulhinha ou o cateto, funciona na receita.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer leite de arroz em casa
Você só precisa seguir as 3 etapas abaixo para preparar leite de arroz caseiro:
Passo 1: Deixe o arroz de molho em água quente
A primeira etapa do preparo é colocar o arroz em uma vasilha e cobri-lo com água bem quente (você pode ferver a água logo antes). Deixe de molho por 2 horas, no caso do arroz branco, ou por 6 horas, no caso do arroz integral.
Esse processo requer um planejamento prévio, mas permite que o arroz hidrate e fique mais macio, sem cozinhar até o fim. O ponto ideal é conseguir quebrar o grão de arroz com as unhas, sentindo ainda certa resistência.
Passo 2: Bata no liquidificador
Após o tempo de demolho, escorra a água usada para hidratar o arroz e transfira os grãos escorridos para um liquidificador. Adicione água filtrada nova, em temperatura ambiente, e bata bem para quebrar os grãos de arroz.
Recomendo usar a proporção de 3 partes de água para 1 parte de arroz, medido cru, para usos em geral. Entretanto, se você quiser um leite mais ralo, utilize mais água; para um leite mais grosso, use menos água.
Passo 3: Coe o leite
Depois de batido, coe o leite de arroz. Para isso, recomendo usar um coador de voal, que é de fácil manuseio e deixa o leite fininho, sem pedaços de arroz. Você também pode usar um pano de prato limpo ou uma peneira fina.
O leite de arroz caseiro está pronto para uso!
Observação sobre os utensílios usados
- Liquidificador: O melhor aparelho para preparar o leite vegetal é o liquidificador, pois tritura bem o ingrediente principal e incorpora no líquido, deixando pouco resíduo. Qualquer liquidificador, independente da potência, funciona para o preparo; a diferença está na velocidade. Se você não tiver um liquidificador, é possível usar um processador de alimentos. Recomendo começar batendo com menos água (em torno de 1 xícara) e, depois que o arroz já estiver mais triturado, adicionar o restante da água.
- Coador de voal: Por mais que você bata bem o leite no liquidificador, sempre sobrará alguns pedacinhos do ingrediente principal. Um coador de voal é um acessório simples e importante para deixar o leite vegetal bem homogêneo e lisinho. Eu tenho o meu há quase 10 anos e uso todas as semanas. Se você não tiver um disponível, use um pano limpo ou uma peneira bem fina para coar o leite, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias para deixá-lo o mais liso possível.
- Recipiente para armazenamento: Você pode guardar o leite em qualquer recipiente, como potes ou garrafas, mas, para garantir uma durabilidade maior, recomendo o uso de recipientes de vidro com fechamento hermético.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer e armazenar leite vegetal.
Dicas adicionais
- O resíduo (ou polpa) que sobra no coador pode ser utilizado como componente de sopas ou mexidos. Ele é basicamente arroz triturado, que, por ter ficado de molho, demanda pouquíssimo cozimento para ser consumido.
- A água do demolho não deve ser usada para fazer o leite; utilize água filtrada nova. Para reaproveitar, recomendo que você use essa água em outro preparo cozido (como sopas) ou para regar as plantas.
Como armazenar e quanto tempo dura
O leite de arroz feito em casa deve ser armazenado em um recipiente limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa, na geladeira. Eu, pessoalmente, gosto de usar recipientes de vidro, como potes ou garrafas herméticas (como os da foto). Dessa forma, ele conserva bem por cerca de 4 a 5 dias.
É normal que ocorra separação após o armazenamento na geladeira. Basta agitar a garrafa ou o recipiente para misturar novamente antes de usar.
Para conservar por mais tempo, o leite de arroz pode ser congelado. Para isso, utilize recipientes pequenos que permitam o descongelamento de porções individuais, como potes pequenos ou forminhas de gelo.
Como consumir e usar o leite de arroz
O sabor do leite de arroz é característico, e você definitivamente perceberá que ele é feito de arroz. No entanto, ele pode ser disfarçado em preparos ao adicionar outros ingredientes e temperos. Confira algumas ideias:
- Faça vitaminas de frutas, batendo o leite de arroz com frutas, como banana congelada, morangos e abacaxi para um lanche rápido e nutritivo.
- Use como ingrediente líquido em receitas de bolos, muffins, panquecas, pães, entre outros preparos.
- Faça molhos diversos para consumir com massas e lasanhas. Lembre-se de que, como o arroz não contém uma quantidade significativa de gordura, pode ser necessário adicionar uma fonte de gordura, como azeite de oliva, dependendo da aplicação do leite em alguma receita.
Embora o leite de arroz não seja a minha recomendação preferida para beber — mesmo quando batido com outros ingredientes, como café, cacau em pó e adoçantes — você pode testá-lo e ver se gosta.
Para mais opções de leites veganos e sem lactose, confira o nosso Guia Completo do Leite Vegetal.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Leite de Arroz Caseiro
Ingredientes
- 1 xícara arroz (branco ou integral)
- 3 xícaras água filtrada
Modo de Preparo
- Adicione o arroz em uma vasilha e cubra com água bem quente (você pode ferver a água logo antes). Deixe de molho por 2 horas, no caso do arroz branco, ou por 6 horas, no caso do arroz integral. O ponto ideal é conseguir quebrar o grão de arroz com as unhas, sentindo ainda certa resistência.
- Após o tempo de demolho, escorra a água e lave os grãos. Em seguida, transfira o arroz para um liquidificador. Adicione água filtrada nova (na medida da receita), em temperatura ambiente, e bata bem, de forma a quebrar os grãos de arroz.
- Coe o leite de arroz sobre um recipiente utilizando um coador de voal. Esprema bem para extrair todo o leite. Você pode utilizar o resíduo (ou polpa) que sobrar em diversas receitas (veja ideias no artigo completo).
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Maria Marlucia Suyama says
Eu preciso subsistir o leite porque estou com intolerância a lactose e glúten.otima receita acredito que e bom até porque não posso tomar leite sem lactose me faz mal.
Bruna says
Que bom que a receita foi útil para você, Maria. Aqui no site temos muitas outras alternativas de leites vegetais, sem lactose, que você também pode conferir, caso queira variar o consumo entre elas ou encontrar alguns novos favoritos. Está aqui: Como Fazer Leite Vegetal: Guia completo com diferentes opções 🙂 Espero que ajude!
Cida says
Olá, o leite de arroz (ou qualquer outro vegetal) pode ser congelado? Obrigada.
Bruna says
Oi Cida. Pode, sim! Recomendo congelar em porções individuais para facilitar o descongelamento, que deve ser feito dentro da geladeira. Eu gosto de usar forminhas de gelo para isso!
Ediléa says
A agua que foi usada para hidratar é dispensada?
Bruna says
Sim, Ediléa. Você pode usar em outro preparo ou, ainda, regar as plantas com ela. Mas, para o leite, recomendo a água nova para uma melhor textura e sabor.