Aprenda como fazer leite de soja caseiro, uma opção de leite vegetal proteico, nutritivo, econômico e simples de preparar. Versátil, ele pode ser utilizado em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Tópicos abordados no artigo
O leite de soja é um dos leites vegetais mais conhecidos e consumidos. Comumente encontrado nos supermercados, foi o primeiro que provei e, devido ao seu perfil nutricional e alto teor de proteína, tornou-se minha escolha favorita para consumo diário. Eu adoro e sempre tenho à disposição.
Embora seja acessível, o leite de soja pode ser facilmente preparado em casa se você quiser uma opção mais simples, com menos ingredientes (100% soja) e ainda mais econômica. O processo é muito fácil.
Mas afinal, o que é leite de soja?
O leite de soja nada mais é do que uma bebida feita a partir da soja em grãos, hidratada e batida com água. É uma opção vegetal, sem lactose e alternativa ao leite de vaca, ideal para pessoas com intolerância, alergias, ou que optam por uma alimentação sem ingredientes de origem animal (como veganos e vegetarianos estritos).
Além de saudável, o leite de soja é rico em proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e zinco.
Ele é versátil e pode ser usado em preparos como molhos, vitaminas, bolos, cremes e muito mais. Na minha opinião, por seu teor proteico, é o leite vegetal que mais se assemelha ao leite animal e o que oferece os melhores resultados como substituto em muitas receitas.
Notas sobre os ingredientes
Para preparar o leite de soja, você precisará apenas de grãos de soja e água. Sempre que possível, recomendo optar por soja orgânica e não transgênica, que hoje em dia é fácil de encontrar (geralmente são os grãos voltados para consumo humano).
Para garantir a qualidade e frescor dos grãos, procure comprá-los em locais com alta rotatividade de produtos.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer leite de soja em casa
O leite de soja caseiro é bem fácil de preparar. Você só precisa de um pouco de organização e planejamento. Aqui estão as etapas:
Passo 1: Deixe os grãos de molho
Coloque a soja em grãos em uma vasilha, cubra com água limpa e deixe de molho por pelo menos 12 horas. Se desejar, você pode deixar de molho por mais tempo (até 48 horas), trocando a água a cada 12 horas.
Esse processo é importante para o preparo do leite, pois hidrata a soja, tornando-a mais macia. Além disso, diminui os antinutrientes presentes na leguminosa, facilitando a absorção de seus nutrientes pelo nosso corpo.
Passo 2: Bata a soja hidratada no liquidificador com água
Após o tempo de demolho, escorra e descarte a água do molho, lave os grãos de soja e transfira-os para um liquidificador. Adicione água filtrada nova e bata bem por alguns minutos, até que não haja mais pedaços grandes de soja.
Passo 3: Coe o leite
Utilizando um coador de voal, coe o leite de soja sobre um recipiente limpo. Esprema bem para extrair o máximo de líquido possível.
O resíduo (polpa) que sobra no voal é chamado de okara e pode ser utilizado em diversas receitas, como pães, bolinhos salgados, bolos doces e biscoitos.
Passo 4: Ferva o leite
Após coar, cozinhe o leite de soja em fogo médio até ferver, o que deve levar cerca de 20 minutos. Mexa ocasionalmente para evitar que o leite grude no fundo da panela.
É normal que se forme bastante espuma durante a fervura. Você pode retirá-la, se preferir.
E é isso! O leite de soja está pronto!
Observação sobre os utensílios usados
- Liquidificador: O melhor aparelho para preparar o leite vegetal é o liquidificador, pois tritura bem o ingrediente principal e incorpora no líquido, deixando pouco resíduo. Qualquer liquidificador, independente da potência, funciona para o preparo; a diferença está na velocidade. Se você não tiver um liquidificador, é possível usar um processador de alimentos. Recomendo começar batendo com menos água (em torno de 1 xícara) e, depois que os grãos de soja já estiverem mais triturados, adicionar o restante da água.
- Coador de voal: Por mais que você bata bem o leite no liquidificador, sempre sobrará alguns pedacinhos do ingrediente principal. Um coador de voal é um acessório simples e importante para deixar o leite vegetal bem homogêneo e lisinho. Eu tenho o meu há quase 10 anos e uso todas as semanas. Se você não tiver um disponível, use um pano limpo ou uma peneira bem fina para coar o leite, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias para deixá-lo o mais liso possível.
- Recipiente para armazenamento: Você pode guardar o leite em qualquer recipiente, como potes ou garrafas, mas, para garantir uma durabilidade maior, recomendo o uso de recipientes de vidro com fechamento hermético.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer e armazenar leite vegetal.
Dicas adicionais
- A quantidade de água utilizada pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Eu gosto da proporção de 1:4 (1 parte de soja para 4 partes de água) pela versatilidade de usos. Você pode adicionar mais ou menos água, dependendo de como deseja usar ou consumir o leite (se quiser um leite mais ralo, utilize mais água; para um leite mais grosso, use menos água).
- O resíduo de soja que sobra após coar a mistura batida de soja com água é chamado de okara. Ele pode ser utilizado em diversas receitas, como farofas, pães, bolinhos salgados e biscoitos. Como coamos o okara com a soja crua, é importante utilizá-lo em preparos que passem por algum tipo de cozimento.
- A água do demolho não deve ser utilizada para fazer o leite; utilize água filtrada nova. Para reaproveitar, recomendo usar essa água para regar as plantas.
Como armazenar e quanto tempo dura
O leite de soja feito em casa deve ser armazenado em um recipiente limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa, na geladeira. Eu, pessoalmente, gosto de usar recipientes de vidro, como potes ou garrafas herméticas (como os da foto). Dessa forma, ele se conserva bem por cerca de 4 a 5 dias.
Antes de guardar e fechar o recipiente, é importante esperar que o leite esfrie. Você pode deixá-lo na panela por um tempo antes de transferi-lo para o recipiente.
É normal que ocorra separação após o armazenamento na geladeira. Basta agitar a garrafa ou o recipiente para misturar novamente antes de usar.
Para conservar por mais tempo, o leite de soja pode ser congelado. Para isso, utilize recipientes pequenos que permitam o descongelamento de porções individuais, como potes pequenos ou forminhas de gelo.
Como consumir e usar o leite de soja
O leite de soja é muito versátil e pode ser usado em diversos preparos doces e salgados. Ele pode ser usado normalmente em qualquer preparo que leva leite animal. Algumas ideias:
- Faça bebidas. Misture o leite com cacau em pó e açúcar para fazer achocolatados ou chocolate quente, misture com cafés para fazer um latte, ou bata com frutas, como banana congelada e morangos, para fazer vitaminas.
- Use em molhos e cremes salgados. O leite de soja pode ser usado em qualquer preparo que leva originalmente leite animal, como os molhos branco e alfredo, por exemplo.
- Faça tofu! O tofu é um ingrediente incrível e que amamos aqui em casa. Confira aqui no Plantte como fazer tofu caseiro.
- Use em sobremesas. Cremes doces, tortas, bolos, pavês... São inúmeras as possibilidades. O leite de soja costuma funcionar em todas elas.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Leite de Soja Caseiro
Modo de Preparo
- Lave bem os grãos de soja e coloque-os de molho em água limpa por pelo menos 12 horas. Se deixar por mais tempo, troque a água do demolho a cada 12 horas. Para facilitar, você pode deixar de molho à noite e preparar o leite na manhã seguinte. Após o demolho, os grãos estarão hidratados e mais macios.
- Descarte a água do demolho, lave os grãos e coloque-os no liquidificador com água filtrada (conforme a medida da receita). Bata por alguns minutos até que o leite fique homogêneo e sem pedaços visíveis de soja.
- Coe o leite sobre um recipiente usando um coador de voal, espremendo bem para extrair todo o líquido. O resíduo (polpa) pode ser reaproveitado em várias receitas (veja ideias no artigo completo).
- Transfira o líquido coado para uma panela e cozinhe até ferver, mexendo para não grudar no fundo, por cerca de 15 a 20 minutos. É normal formar espuma, que pode ser retirada se preferir. Depois disso, o leite de soja estará pronto para uso e consumo.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Confira também nosso Guia Completo do Leite Vegetal, com mais de 10 opções de leites vegetais para fazer em casa.
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Guilherme says
Não colocou quantidades na receita...
Bruna says
Oi Guilherme. A quantidade dos ingredientes está listada no cartão da receita, localizado após o artigo, quase no final do post. Com ele você consegue até salvar a receita em PDF para imprimir, se quiser.
Suzana says
Fiz e depois que ferveu ficou com aspecto estranho: ficou tipo leite talhado, com pequenos grumos separados do líquido. Será que azedou?
Bruna says
Oi Suzana. Que estranho! Os grãos de soja estavam dentro da validade?
Vanda says
Dúvida...essa medida de soja é antes ou depois de colocar d molho??
Bruna says
Oi Vanda. É a medida dos grãos de soja ainda crus, antes de colocar de molho.
Elizabeth Cristina de Oliveira Quirino says
Excelente sua página sobre leite te descobri na internet e estou sempre pesquisando leites.
Bruna says
Que legal saber disso, Elizabeth! Muito obrigada pela mensagem!
Joyce nayara says
Amei a explicação,muito interessante me ajudou muito pois pretendo deixar de comer de origem animal
Bruna says
Que bom saber disso, Joyce! Obrigada pela mensagem!
Mauricio says
Usando o extrato de soja (pó), ainda precisa ferver?
Bruna says
Oi Mauricio. Nesse caso não é necessário!
Maria de Fátima says
Gostei da receita. Esta descrita de forma clara e objetiva. Agora vou começar a preparar.
Eloizio Nascimento says
Olá.
Obrigado pela excelente receita, que além de saudável é muito econômica...
Estou indo fazer agora!
Parabéns pelo compartilhamento.
William says
Muito bom me ajudou muito e gostei das dicas
Bruna says
Que bom saber disso, William. Obrigada!
Waldenir says
Olá. Obrigado por partilhar essa receita. Muita fácil e simples de fazer, mas fiquei com uma dúvida e espero que me esclareça. Precisa ferver? Eu não perco alguns nutrientes ao ferver o leite?
Bruna says
Oi Waldenir. Precisa ferver porque não é recomendado consumir a soja crua e, para fazer o leite, apenas demolhamos os grãos. O leite ainda é muito nutritivo!
Beca says
Quantidade um copo de soja quanto de água??
Bruna says
As quantidades usadas estão indicadas no artigo!
Carmem Dejane Lamana Fonseca says
Obrigada por compartilhar a receita vou fazer. Amo receitas naturais.
Bruna says
Que bom que gostou, Carmem! Obrigada pela mensagem!
Luis says
Não imaginava que era tão fácil de fazer em casa. Dá um certo trabalho por ter que coar e ferver, mas fica mil vezes melhor do que o leite de soja industrializado, sem falar que é purinho e saudável. Obrigado por compartilhar a receita com as fotos do passo a passo tão detalhadas! Facilitou muito para fazer.
Bruna says
Que bom saber que foi útil para você, Luis. Muito obrigada por compartilhar a sua experiência por aqui!