Aprenda a fazer leite vegetal com diferentes ingredientes, como aveia, soja, oleaginosas, amendoim, inhame e sementes. Cada opção tem um sabor e textura únicos, sendo versátil para diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Além de fáceis de preparar, são uma excelente alternativa caseira de bebida vegetal sem lactose.

Tópicos abordados no artigo
Comentário da Bruna
Fazer leite vegetal em casa pode até parecer um pouco mais trabalhoso (sempre é mais fácil comprar pronto, né?), mas, uma vez que pegamos o jeito, o preparo fica super simples e rápido. Além disso, o preço sai mais em conta e você tem total controle sobre os ingredientes. Ou seja, são muitas vantagens e benefícios.
E sabe o que é mais legal? Existem várias possibilidades de sabores com ingredientes diferentes. Cada um tem um sabor e características próprias, então você pode escolher o tipo que melhor combina com o uso. Isso também ajuda no bolso. A amêndoa está cara onde você mora? Experimente o amendoim. Não gosta do sabor de coco? O leite de castanha tem sabor suave e também é bem cremoso.
Por não conter nenhum ingrediente de origem animal, o leite vegetal também é conhecido como leite vegano. Ele é naturalmente sem lactose, sendo uma excelente opção para pessoas intolerantes ou alérgicas.
Qual é o melhor leite vegetal?
Antes de irmos para as receitas, é importante ressaltar que nenhum destes leites tem o mesmo sabor do leite de vaca. Cada ingrediente tem suas próprias características, incluindo o sabor. Porém, em termos de uso em receitas, todos eles se saem muito bem.
Por serem diferentes entre si, é provável que um agrade mais do que o outro. Não tenho como dizer qual é o mais saboroso por si ou qual fica melhor com café, por exemplo, pois nossos paladares também variam. A única forma de saber é testando e experimentando!
Em termos nutricionais, cada leite também tem suas particularidades. Alguns são mais ricos em proteína, como o leite de soja, outros em cálcio, como o leite de gergelim. Por isso, sugiro que você varie sempre que puder, para assim aproveitar os diferentes nutrientes que cada um oferece.
Utensílios recomendados para fazer leite vegetal
- Liquidificador: O melhor aparelho para preparar o leite vegetal é o liquidificador, pois tritura bem o ingrediente principal e incorpora no líquido, deixando pouco resíduo. Qualquer liquidificador, independente da potência, funciona para o preparo; a diferença está na velocidade. Se você não tiver um liquidificador, é possível usar um processador de alimentos. Recomendo começar batendo com menos água (em torno de 1 xícara) e, depois que a base estiver bem triturada, adicionar o restante da água.
- Coador de voal: Por mais que você bata bem o leite no liquidificador, sempre sobrará alguns pedacinhos do ingrediente principal. Um coador de voal é um acessório simples e importante para deixar o leite vegetal bem homogêneo e lisinho. Eu tenho o meu há quase 10 anos e uso todas as semanas. Se você não tiver um disponível, use um pano limpo ou uma peneira bem fina para coar o leite, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias para deixá-lo o mais liso possível.
- Recipiente para armazenamento: Você pode guardar o leite em qualquer recipiente, como potes ou garrafas, mas, para garantir uma durabilidade maior, recomendo o uso de recipientes de vidro com fechamento hermético.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer e armazenar leite vegetal.
Como fazer 10+ tipos diferentes de leites vegetais
Como mencionado acima, há várias opções de ingredientes para preparar bebidas vegetais em casa. Cada tipo tem suas particularidades, e por isso, na lista abaixo, você encontra diferentes opções de sabores. Basta clicar no botão da receita que você deseja experimentar para acessar o artigo completo, com todos os detalhes sobre o respectivo leite.
Leites de oleaginosas e de sementes
O mesmo modo de preparo se aplica aos leites de oleaginosas e de sementes. Escolha a opção de sua preferência ou faça uma mistura delas para criar novos sabores.
- Opções de oleaginosas: amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, avelãs, macadâmia, nozes-pecã, nozes chilenas, entre outras.
- Opções de sementes: gergelim, girassol, abóbora, hemp, linhaça, entre outras.
Receita de Leite de Amêndoas Caseiro
Receita de Leite de Avelãs Caseiro
Receita de Leite de Castanha-de-Caju Caseiro
Receita de Leite de Castanha-de-Pará Caseiro
Receita de Leite de Gergelim Caseiro
Leite de amendoim
Apesar de ser uma leguminosa, o amendoim se assemelha às oleaginosas. Por ser um ingrediente barato e abundante, ele é uma das opções mais acessíveis de leite vegetal.
Receita de Leite de Amendoim Caseiro (3 Maneiras de Preparar)
Leite de coco
O coco também é um ingrediente acessível e versátil. Você pode fazer leite de coco de diversas maneiras, utilizando o coco verde, coco marrom, manteiga de coco ou até mesmo o coco ralado.
Receita de Leite de Coco Caseiro (4 Maneiras de Preparar)
Leite de cereais
Cereais como arroz e aveia podem ser transformados em leite vegetal, oferecendo opções econômicas e fáceis de fazer.
Receita de Leite de Aveia Caseiro
Receita de Leite de Arroz Caseiro
Leite de soja
O leite de soja é, provavelmente, o mais consumido entre os leites vegetais. Sua popularidade se deve ao alto valor nutricional e ao custo acessível. Ele é o leite vegetal com maior teor de proteínas e, na minha opinião, o mais parecido com o leite de vaca em termos de função.
Receita de Leite de Soja Caseiro
Leite de inhame
O inhame, com seu sabor suave e cremosidade, é uma boa opção para fazer leite vegetal naturalmente encorpado e cremoso.
Receita de Leite de Inhame Caseiro
Como consumir e usar o leite vegetal
Como já mencionei, cada tipo de leite vegetal tem suas características únicas. No entanto, pela minha experiência, todos são extremamente versáteis e podem ser utilizados da mesma forma que o leite de vaca em diversas preparações.
Experimente-os em vitaminas, molhos, cremes, bolos, sobremesas, e muito mais. As opções são infinitas! Explore as dicas em cada receita e comece a sua jornada de experimentos!
Confira abaixo algumas receitas do Plantte em que você pode usar leites vegetais:
O que fazer com o resíduo do leite vegetal
Se você costuma preparar leite vegetal com frequência em casa, certamente já se deparou com o dilema de o que fazer com o resíduo que sobra após coarmos o leite. São infinitas as possibilidades de uso, mas algumas são mais fáceis e diretas do que outras. Algumas opções incluem:
- Enriquecer massas de pães, bolos e biscoitos.
- Engrossar sopas e ensopados.
- Cozinhar com cebola e temperos para fazer uma farofa de frigideira.
- Adicionar ao mingau (o resíduo do leite de aveia é especialmente bom aqui).
- Usar em docinhos de frutas secas.
- Incorporar em bolinhos salgados e hambúrgueres vegetais.
Estas são algumas receitas que utilizam o resíduo do leite vegetal como ingrediente principal:
Como armazenar e quanto tempo dura
Os leites vegetais feitos em casa devem ser armazenados em um recipiente limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa, na geladeira. Pessoalmente, gosto de usar recipientes de vidro, como potes ou garrafas herméticas. Dessa forma, eles se conservam bem por cerca de 4 a 5 dias.
É normal que ocorra separação após o armazenamento na geladeira. Basta agitar a garrafa ou o recipiente para misturar novamente antes de usar.
Para conservar por mais tempo, os leites vegetais podem ser congelados. Para isso, utilize recipientes pequenos que permitam o descongelamento de porções individuais, como potes pequenos ou forminhas de gelo.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Leite Vegetal
Ingredientes
- 1 xícara oleaginosas ou sementes de sua preferência (cruas e sem sal)
- 4 xícaras água filtrada (e mais água para o demolho)
Modo de Preparo
- Coloque a base de molho: Deixe a oleaginosa ou semente escolhida de molho em água limpa por 6 horas. Para facilitar, você pode fazer isso à noite e preparar o leite na manhã seguinte. Após o demolho, os grãos estarão hidratados e mais macios.
- Bata com água: Descarte a água do demolho, lave os grãos e coloque-os no liquidificador com água filtrada (conforme a medida da receita). Bata por alguns minutos até que o leite fique homogêneo e sem pedaços visíveis de oleaginosas ou sementes.
- Coe o leite: Use um coador de voal sobre um recipiente e esprema bem para extrair todo o líquido. O resíduo (polpa) pode ser reaproveitado em várias receitas (veja ideias no artigo completo). O leite vegetal está pronto para uso e consumo. Ele não precisa ser fervido.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Esta é a última semana que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de 7 de abril de 2025, as vendas serão encerradas.
leoni says
Olá...
Desejo saber sobre a lentilha, amo comer lentilha de várias maneiras de fazer mas a minha vontade é fazer o leite de lentilha. será possível?. procurei aqui e não encontrei.
Bruna says
Oi Leoni. Eu não trouxe a receita aqui porque, particularmente, não é o meu favorito. Porém, você pode fazer o leite de lentilha da mesma forma do leite de soja (tem a receita aqui). É importante deixar ela de molho e, depois de coar o leite, ferver, já que a lentilha precisa cozinhar de alguma forma antes de ser consumida. E, claro, você precisa ver se gosta do sabor dele!
PETRONIO DOS SANTOS says
Amos todos os leites veganos citados na matéria. Principalmente o de inhame por
ser saborissimo e também de fácil plantio no meu quintal. Mas olha, experimentem o leite do pinhão da Araucárias. Aqui em casa, aproveito bem a temporada do pinhão. E o leite é maravilhoso.
Bruna says
Que legal! Muito obrigada por compartilhar a ideia com a gente, Petronio!
Brenda says
UAU que guia incrível! Eu amei, Bru. É ótimo ter referência de todos os leites vegetais em um mesmo lugar. Obrigada por compartilhar. Ajuda muito na minha jornada vegana e estou louca para experimentar todas as opções.
Andréa N. Batista says
Olá!
Estou apreciando muito este guia de leite vegano!!! Uma excelente ideia em concentrar as receitas em um único lugar, juntamente com explicações detalhadas de uso, reaproveitamento de resíduos .
Eu apenas senti falta da receita de leite de arroz(branco, integral)!!!
É possível vocês me enviarem?
Muito obrigada pelo capricho e profissionalismo neste guia!!
Beijos e desejo muito sucesso e saúde!!
Bruna says
Que bom que gostou do nosso guia, Andréa! Ainda não publicamos uma receita de leite de arroz, mas está na fila. Vou atualizar aqui quando estiver disponível! Obrigada pela mensagem e pelo carinho! Desejo muita saúde e tudo de bom para você também! Abraços! - Bruna
Bruna says
Oi Andréa. Passando para dizer que publicamos uma receita de leite de arroz. Você pode conferir aqui! 🙂