Aprenda como fazer maionese vegana (sem ovo) parecida com a tradicional, muito cremosa e deliciosa. É simples, rápido e fácil de preparar.
Não sei você, mas maionese é um dos meus molhos preferidos. Eu adoro com pizza, no sanduíche ou em lanches diversos. Acho que dá um toque super especial!
Existem diferentes bases para fazer maionese. Inclusive, eu já ensinei versões mais saudáveis aqui no Plantte, como a maionese de tofu, a maionese de castanha-de-caju e a maionese de abacate. Mas, hoje, quero te ensinar a preparar uma maionese vegana mais parecida com a tradicional, com uma boa quantidade de óleo vegetal.
Essa maionese fica bem cremosa e deliciosa. Não deixa a desejar em comparação com a maionese feita com ovo!
Como fazer maionese sem ovo
Eu entendo que possa parecer estranho, mas é possível fazer maionese sem ovo e conseguir um resultado bem parecido (e melhor e mais seguro, na minha opinião). Vamos usar, no lugar dele, um ingrediente vegetal fantástico: a aquafaba.
A aquafaba nada mais é do que o caldo concentrado do cozimento do grão-de-bico ou de outras leguminosas, como a ervilha. Você pode usar o caldo de cozimento caseiro ou o do grão-de-bico vendido em conserva. O importante é que ele esteja bem grosso e concentrado.
A aquafaba vai ser batida com os outros ingredientes da receita, com o auxílio de um mixer de mão (aqueles de imersão). Tem um truque bem importante para seguir e ele está descrito na receita abaixo. Preste bastante atenção!
Como conservar
Armazene a maionese em um pote fechado, na geladeira, por até 1 semana. Não recomendo o congelamento.
Como variar os sabores
A receita, como escrita, fica bem saborosa, mas com o sabor mais neutro. Caso queira uma maionese temperada, você pode adicionar alho picado ou em pó (para uma versão aioli), temperos frescos (como salsinha e cebolinha) ou especiarias secas. Varie como desejar.
Receita completa:
PrintComo Fazer Maionese Vegana (Sem Ovo)
- Tempo Total: 5 min
- Rendimento: 400 ml
Descrição
Aprenda como fazer maionese vegana (sem ovo) parecida com a tradicional, muito cremosa e deliciosa. É simples, rápido e fácil de preparar.
Ingredientes
- ½ xícara de aquafaba (caldo concentrado do cozimento de grão-de-bico)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- ¼ de colher (chá) de mostarda dijon
- sal a gosto
- 1 xícara de óleo vegetal neutro (abacate, soja, girassol ou outro)
Instruções
- Adicione todos os ingredientes em um copo de mixer de mão (mixer de imersão). Caso não tenha, use um copo que seja levemente mais largo do que o mixer. Deixe descansar, sem mexer, por 3 minutos.
- Posicione o mixer de mão no fundo do copo, segurando firme (isso é muito importante). Ligue o mixer e não o mexa por cerca de 40 segundos ou até que a maionese comece a emulsificar. Em seguida, mexa o mixer, de cima para baixo, para misturar bem todos os ingredientes.
- Ajuste os temperos, se precisar, e sirva em seguida. Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado, na geladeira, por até 1 semana.
Notas
Caso a maionese de aquafaba desande, adicione mais óleo vegetal e continue batendo até chegar na consistência desejada.
Se preferir, use o liquidificador. Também funciona, apesar de demorar mais. Nesse caso, recomendo que você adicione o óleo vegetal aos poucos, batendo sempre.
- Tempo de preparo: 5 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Batido
- Cozinha: Vegana
Yang says
Oii pode usar vinagre no lugar do limão?
Bruna says
Oi Yang. Pode, sim! Talvez tenha um pouco de diferença no sabor.
Audalia says
Vou experimentar pois estou adaptando as receitas que não leva ingredientes animais. E maionese é muito difícil de viver sem ela. Obrigada Bruna
Bruna says
Oi Audalia. Espero que goste dessa opção! É a mais próxima da receita original, na minha opinião, então acaba sendo uma ótima alternativa sem ingredientes animais. Existem outras bases para molhos que podem ser usadas como maionese também e eu deixei elas linkadas ao longo do texto, se quiser conferir também.
Nathalia says
Adorei conhecer a receita! Eu sou ovoveggie (ainda curto um ovo frito no pão francês), e a maionese aqui no Brasil aumentou muito o preço. Ainda não tinha achado uma receita vegana alternativa que lembrasse o sabor. Vou testar em breve! Obrigada por compartilhar 🙂
Bruna says
Espero que você goste dessa opção, Nathalia! 🙂
Fatima Siqueira says
Muito bom, parabéns
Bruna says
Que bom que gostou, Fatima! Obrigada pela mensagem!