Aprenda como fazer queijo vegano caseiro de quatro maneiras diferentes, dependendo de como você deseja usá-lo. Todas são muito simples e ficam deliciosas.
Não é nenhuma novidade que uma das coisas que as pessoas mais sentem falta, ao eliminar leite e derivados da dieta, é o queijo. Nós somos acostumados a servir queijo, de alguma forma, na maioria é dos preparos e, por isso, ele acaba aparecendo, com frequência, nos nossos dias.
Porém, existem versões de queijo vegetal que acabam sendo ótimas alternativas para o queijo animal. Elas podem ser feitas com diferentes bases, como oleaginosas, sementes, tubérculos e tofu, por exemplo. Também podem ser preparadas de diferentes maneiras, dependendo de como desejamos usá-las, assumindo formas mais cremosas ou firmes.
Como fazer queijo vegetal
Hoje eu vou te ensinar quatro receitas de queijo vegano. Escolhi de acordo com o tipo de uso, pois são opções simples e que facilitam no dia a dia. Todas elas são fáceis de preparar e de adaptar.
Se preferir, assista ao vídeo das receitas para ver o passo a passo detalhado, bem como ideias de variações e de uso para cada um deles.
Atenção: todas as receitas escritas, em detalhes, se encontram abaixo.
Opção 1: Ricota de Tofu
O tofu tem um modo de preparo muito parecido com o da ricota (você pode conferir como fazer tofu caseiro aqui no Plantte). Por isso, é um ótimo ingrediente para ser usado como base para uma ricota vegana. Só precisamos temperar bem e usar nos mais diversos preparos!
Para fazer, é muito fácil e rápido: basta adicionar todos os ingredientes em um processador de alimentos, liquidificador ou mixer e bater. Simples assim! Lembrando que você pode temperar da maneira que preferir e, assim, criar novas combinações de sabores.
Eu faço com bastante frequência e adoro como recheio de massas ou com vegetais, com torradas e sanduíches, em lasanhas ou saladas. Você pode usar a ricota de tofu vegana da mesma forma que usaria a ricota tradicional.
Opção 2: Queijo de Castanha
O queijo de castanha-de-caju é, sem dúvidas, a opção mais famosa de queijo vegano que existe. Ela se apresenta em várias formas e versões, mas, no geral, consiste em um creme, com base de castanha-de-caju, que é engrossado, no fogo, com polvilhos doce e/ou azedo.
Fica elástico e cremoso, ao mesmo tempo, e é ótimo como recheio de sanduíches, pizzas, lasanhas e gratinados.
Opção 3: Parmesão Vegano
O primeiro "queijo" vegano que aprendi a fazer foi o queijo ralado. Ele consiste em uma espécie de farofinha feita com base de castanhas-de-caju, temperada com sal e os temperos que quisermos. Eu recomendo o uso da levedura nutricional e do alho em pó.
Essa é uma receita bem versátil. Além da castanha-de-caju, você também pode usar amendoim ou outras oleaginosas e sementes para fazer o parmesão vegano. Também é possível combinar alguns tipos diferentes para um novo perfil de sabor.
E, é claro, você pode usar da mesma forma que usaria o queijo ralado. Eu adoro polvilhar em todos os meus pratos de comida (de massas a saladas), usar em gratinados e lasanhas. Fica muito mais especial.
Opção 4: Queijo Cremoso de Batata-Doce
Caso você queira um queijo vegano cremoso, mas sem aquele "puxa" característico do uso dos polvilhos no queijo de castanha-de-caju, saiba que a nossa receita de queijo de batata-doce fica incrível.
Eu criei essa receita para incrementar todos os preparos da culinária mexicana que eu amo (tacos, nachos, burritos e outros), mas logo percebi que ele vai muito bem no hambúrguer ou com vegetais assados, como uma alternativa ao molho cheddar. Também fica incrível como um molho bem saboroso para envolver o macarrão cozido. É, sem dúvidas, meu queijo vegano preferido para complementos e aperitivos.
A cor linda vem do uso da batata-doce laranja, mas você também pode usar abóbora ou um mix de batata-doce ou batata-branca com cenoura, para um resultado bem parecido.
Receitas de queijos veganos:
PrintComo Fazer Queijo Vegano (4 alternativas)
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: Variável
Descrição
Aprenda como fazer queijo vegano caseiro de quatro maneiras diferentes, dependendo de como você deseja usá-lo. Todas são muito simples e ficam deliciosas.
Ingredientes
Opção 1: Ricota de Tofu
- 350 gramas de tofu extra-firme
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de alho em pó
- 2 colheres (sopa) de levedura nutricional
- Pimenta-do-reino a gosto
Opção 2: Queijo de Castanha
- 1 xícara de castanhas-de-caju
- 1 + ½ xícara de água filtrada
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de polvilho doce
- 2 colheres (sopa) de polvilho azedo
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de levedura nutricional em flocos
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou de suco de limão
Opção 3: Parmesão Vegano
- 1 xícara de castanhas-de-caju ou de outra oleaginosa, semente ou amendoim
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de alho em pó
- 4 colheres (sopa) de levedura nutricional em flocos
Opção 4: Queijo de Batata-Doce
- 1 xícara de purê de batata-doce laranja
- ½ xícara de castanhas-de-caju
- ⅓ de xícara de água filtrada
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 1 colher (sopa) de levedura nutricional em flocos
- 1 colher (sopa) de missô
- pimenta-do-reino a gosto
Instruções
Opção 1: Ricota de Tofu
- Adicione todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até virar uma pasta. Se preferir mais cremoso, adicione água, aos poucos, até chegar na textura desejada.
- Armazene em um pote fechado, na geladeira, por até 1 semana.
Opção 2: Queijo de Castanha
- Cubra as castanhas-de-caju com água recém fervida e deixe de molho por cerca de 10 minutos. Quando as castanhas estiverem hidratadas e macias, descarte a água do demolho.
- Adicione as castanhas demolhadas em um liquidificador junto com a água (medida indicada na receita), o azeite, o polvilho doce, o polvilho azedo, o sal, a levedura nutricional em flocos e o vinagre de maçã. Bata bem até obter um creme liso, sem pedaços de castanhas.
- Transfira o creme para uma panela e cozinhe, em fogo médio, até engrossar, por cerca de 5 a 7 minutos. Você pode ajustar a textura desejada. Quanto mais tempo de fogo, mais grosso e elástico ele fica.
- Opcional: distribua o queijo em um pote untado com azeite, leve para a geladeira até firmar e desenforme em seguida.
- Armazene em um pote fechado, na geladeira, por até 1 semana.
Opção 3: Parmesão Vegano
- Adicione todos os ingredientes em um liquidificador, processador de alimentos, mixer ou moedor de grãos e temperos. Bata, aos poucos, até obter a textura desejada. Você pode deixar o parmesão mais grosso, com pedaços de castanhas, ou mais fininho.
- Armazene em um pote fechado, na geladeira, por até 3 meses.
Opção 4: Queijo de Batata-Doce
- Cubra as castanhas-de-caju com água recém fervida e deixe de molho por cerca de 10 minutos. Quando as castanhas estiverem hidratadas e macias, descarte a água do demolho.
- Adicione as castanhas demolhadas em um liquidificador junto com o purê de batata-doce laranja, a água (medida indicada na receita), o suco de limão, o sal, a páprica defumada, a levedura nutricional em flocos, o missô e a pimenta-do-reino. Bata bem até obter um creme liso.
- Armazene em um pote fechado, na geladeira, por até 1 semana.
Notas
Para mais informações, leia a publicação na íntegra.
Você pode temperar cada um dos preparos da maneira que preferir. Essas são apenas as nossas sugestões e como costumamos fazer em casa.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegana
Aline says
Como fazer o nacho? Tem vídeo no canal?
Bruna says
Eu usei a receita com base de batata-doce para montar! Já as tortilhas comprei prontas mesmo. 🙂
Laís Izidoro says
A castanha de caju é torrada, ou sem torrar?
Estou ansiosa para experimentar...
Bruna says
Oi Laís! Recomendo usar a castanha-de-caju comercializada com o nome de crua, que é aquela que passou só pela torra inicial para eliminação de toxinas, mas que ainda é clarinha e com sabor mais suave. Todas as receitas também funcionam com a castanha comercializada como torrada, mas eu, particularmente, noto que o sabor dela predomina mais nos preparos.
Brenda says
Finalmente tive a oportunidade de provar todos eles e amei!! O parmesão já era um clássico há bastante tempo aqui em casa, mas o queijo de batata-doce se tornou um queridinho. Bom demais!! Amei ter alternativas para diferentes usos. Obrigada por compartilhar!
Vera (Lisboa Portugal) says
Bruna, bom dia! :🙂
Quero experimentar todas as versões, mas comecei pelo queijo de castanha e gostei bastante.
Muito obrigada!🙂
Bruna says
Que bom saber disso, Vera. Fico feliz que gostou. Espero que tenha a mesma experiência com as outras três opções! 🙂
Vera (Lisboa, Portugal) says
Bruna, hoje foi a estreia do queijo de batata doce e fiquei, igualmente, rendida. 😀
Fiz uma pequena alteração: utilizei sal negro (kala namak) em vez de sal marinho, apenas com o intuito de intensificar o sabor fumado. Gostei!! E já só faltam 2. 😀