Aprenda como higienizar brócolis em apenas 4 passos simples. A higienização de forma adequada torna o consumo do alimento mais seguro, removendo possíveis bactérias e micro-organismos que podem fazer mal para a nossa saúde.
Todas as frutas, legumes, tubérculos e folhas devem ser higienizados para um consumo mais seguro. E nós sabemos que lavar os alimentos pode ser chato, mas, como é uma parte importante da alimentação saudável, não podemos ignorar a tarefa.
Para deixar tudo mais simples e rápido, dividimos o processo em quatro etapas que serão apresentadas abaixo. Para o passo a passo, seguimos as práticas de higiene recomendadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Como higienizar brócolis
Passo 1: Lave o brócolis
Se necessário, comece removendo as partes machucadas e estragadas do alimento.
Em seguida, lave bem o brócolis, em água corrente, retirando as sujeiras aparentes. O alimento deve parecer “limpo” a olho nu.
Se preferir, corte o brócolis em floretes, como exemplificado aqui. Dessa forma, tanto o processo de higienização como o uso do alimento são facilitados.
Passo 2: Faça a imersão na solução de sanitizante
Em uma vasilha limpa, de tamanho que atenda a quantidade de brócolis que você está higienizando, prepare a solução de sanitizante de sua preferência. Existem algumas alternativas, sendo que as mais comuns são:
- Solução clorada, que nada mais é do que a mistura de água comum com a água sanitária (hipoclorito de sódio). Para fazer a solução clorada, você vai precisar de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água.
- Sanitizantes de frutas, verduras e legumes vendidos para esse único propósito, normalmente no setor de hortifruti dos supermercados. Nesse caso, siga a diluição da embalagem, bem como as outras orientações apresentadas nela.
Escolhida a solução, coloque os floretes de brócolis lavados na vasilha e deixe-os imersos na solução de sanitizante por cerca de 10 a 15 minutos.
Observações:
- Você pode deixar a vasilha com a solução de sanitizante já preparada e reservada antes de lavar os alimentos em água corrente (primeiro passo). Assim, enquanto for lavando, já é possível transferir cada um deles para a vasilha.
- Caso você esteja higienizando uma quantidade grande de brócolis ou, ainda, higienizando mais de um alimento de uma mesma vez, pode ser interessante usar a própria cuba da pia nessa etapa. Certifique-se de que ela esteja bem limpa.
Posso usar vinagre ou bicarbonato?
Atenção: muitas pessoas acreditam que é possível fazer a higienização dos alimentos apenas com vinagre ou com bicarbonato de sódio, mas nenhum deles elimina bactérias e micro-organismos dos alimentos. Por isso, para lavar corretamente, a nossa recomendação é seguir as orientações da Anvisa e usar a solução de sanitizante.
Passo 3: Lave o brócolis, novamente, em água corrente
Após o tempo de imersão na solução de sanitizante, tire os floretes de brócolis da vasilha, sem escorrer a água, porque, assim, as sujeirinhas que ficaram no fundo da vasilha não voltam para o alimento.
Lave novamente os floretes em água corrente, um a um, enxaguando bem, para retirar o sanitizante. Uma peneira grande ajuda bastante na função.
Passo 4: Seque o alimento e guarde na geladeira
Agora que o brócolis já está higienizado, é hora de secá-lo bem para aumentar o tempo de conservação e mantê-lo fresco por mais tempo.
Para secar, recomendo o uso de uma centrífuga de saladas. Ela é um daqueles acessórios de cozinha que parecem dispensáveis, mas que facilitam bastante a rotina. Também é possível secar o alimento com um pano limpo ou com folhas de papel-toalha.
Para aumentar o tempo de conservação, caso o consumo não seja feito em seguida, guarde o alimento na geladeira. Veja mais detalhes em: Como Conservar Brócolis.
Informações adicionais
- O processo de higienização apresentado acima serve para qualquer tipo de brócolis, o "cabeça" (ninja ou japonês) e o ramoso. O mesmo vale para outros vegetais do tipo, como a couve-flor e o romanesco.
- A higienização correta não retira agrotóxicos dos alimentos. Caso você queira comer alimentos sem agrotóxicos, compre orgânicos.
- Alimentos orgânicos também precisam ser higienizados para retirada de terra, bactérias e micro-organismos que podem fazer mal para a nossa saúde.
- O passo a passo de higienização apresentado aqui tem foco no consumo do alimento cru. Segundo a Anvisa, alimentos que vão ser cozidos precisam ser lavados para retirar terra, bichinhos e sujeiras aparentes de sua superfície, mas o uso da solução de sanitizante é opcional, já que a temperatura de cozimento elimina bactérias, vírus e micro-organismos no geral.
Como Lavar Brócolis Para Higienizar Corretamente
- Tempo Total: 20 min
- Rendimento: Variável
Descrição
Aprenda como higienizar brócolis em apenas 4 passos simples. A higienização de forma adequada torna o consumo do alimento mais seguro, removendo possíveis bactérias e micro-organismos que podem fazer mal para a nossa saúde.
Ingredientes
- Brócolis (a quantidade que quiser)
- Sanitizante de sua preferência
- Água
Instruções
- Se necessário, comece removendo as partes machucadas e estragadas do alimento. Em seguida, corte o brócolis em floretes e lave-os bem, em água corrente, retirando as sujeiras aparentes. O alimento deve parecer “limpo” a olho nu.
- Em uma vasilha limpa, de tamanho que atenda a quantidade de brócolis que você está higienizando, prepare a solução de sanitizante de sua preferência. Para fazer a solução clorada, misture 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água. Se optar por outro sanitizante, siga as instruções de uso apresentadas na embalagem. Coloque os floretes de brócolis lavados na vasilha e deixe-os imersos na solução de sanitizante por cerca de 10 a 15 minutos.
- Após o tempo de imersão na solução de sanitizante, tire o brócolis da vasilha, sem escorrer a água, porque, assim, as sujeiras que ficaram no fundo da vasilha não voltam para o alimento. Lave novamente cada florete de brócolis em água corrente, um a um, enxaguando bem, para retirar o sanitizante.
- Com o auxílio de uma centrífuga de saladas, de um pano limpo ou de folhas de papel-toalha, seque bem cada florete de brócolis. Guarde na geladeira, seguindo nossas dicas de conservação do brócolis, para manter o vegetal fresco por bastante tempo.
Notas
Leia a publicação na íntegra para mais detalhes de cada etapa.
- Tempo de preparo: 20 min
- Categoria: Conservação de Alimentos
- Método: Higienização
- Cozinha: Saudável
Deixe um comentário