Este curry de grão-de-bico com couve-flor e leite de coco é uma refeição saudável e cheia de sabor que fica pronta em apenas 30 minutos! É uma ótima opção de almoço ou jantar para o dia a dia.
Se eu tiver que citar meu top 10 de comidas preferidas, o Curry de Grão-de-Bico certamente está entre elas. É um prato frequente por aqui por diversos motivos:
- É super simples de fazer. Em uma panela só, combinamos os ingredientes, cada um no seu tempo, e, em questão de meia hora, tudo fica pronto.
- É uma delícia, cheinho de sabor! Existem diversas opções de temperos para compor um curry, e esse aqui leva gengibre, cúrcuma, pimenta-do-reino, cominho e, claro, uma mistura de temperos conhecida como curry em pó que contém outros tantos temperos e facilita o preparo do nosso ensopado. (Na descrição da receita, listamos o que o nosso curry em pó leva, mas o que você tiver em casa funciona!) O cheiro da comida fica maravilhoso e, o sabor, mais ainda.
- É versátil e fácil de adaptar com vegetais e temperos que temos disponíveis em casa ou mais gostamos de usar. Porém, confesso que gosto tanto dessa receita em si que repito dessa forma mesmo com bastante frequência.
Além disso, esse Curry de Grão de Bico é um prato naturalmente vegetariano e vegano. Ou seja, não leva nada de ingredientes animais. O responsável por fornecer cremosidade é o leite de coco. Usamos o leite de coco caseiro preparado com menos água, mas você também pode usar leite de coco industrializado de vidrinho.
Faça em uma panela só
O Curry de Grão de Bico é muito prático de preparar. Só precisamos de uma panela e uma boca de fogão. No vídeo abaixo, você pode acompanhar o preparo a partir do minuto 1:05.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
O passo a passo também está descrito em detalhes na receita abaixo.
Sirva como preferir
O Curry de Grão de Bico pode ser servido por si só, sem acompanhamento algum, porque já é uma delícia assim. Eu ainda gosto de incrementar com salsinha fresca e espremer um limão por cima. Combina muito bem. Caso queira uma refeição mais completa, sirva com algum cereal, como é o caso do arroz. É assim que consumimos com mais frequência no dia a dia por aqui. Uma delícia!
Receita de Curry de Grão-de-Bico:
PrintCurry de Grão-de-Bico com Couve-Flor
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 2 - 4 porções
Descrição
Este curry de grão-de-bico com couve-flor e leite de coco é uma refeição saudável e cheia de sabor que fica pronta em apenas 30 minutos! É uma ótima opção de almoço ou jantar para o dia a dia.
Ingredientes
- fio de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
- 1 cebola pequena, picada
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de curry em pó
- ½ colher (chá) de gengibre em pó
- ¼ de colher (chá) de cúrcuma em pó
- ⅛ de colher (chá) de cominho em pó
- ½ xícara de caldo de legumes caseiro (ou água)
- 1 xícara de molho de tomate assado
- 1 + ½ xícara de grão de bico cozido e escorrido (sem o caldo de cozimento)
- 2 xícaras de couve flor crua, cortada em pedaços menores
- 1 xícara de leite de coco caseiro grosso (ou o industrializado de vidrinho)
- pimenta-do-reino a gosto
- 3 folhas de couve crespa (ou outra), picadas grosseiramente
Instruções
- Em uma panela em fogo médio, adicione um fio de azeite de oliva, a cebola picada, sal e misture. Em seguida, adicione o curry em pó, o gengibre em pó, a cúrcuma em pó e o cominho em pó, misture bem e refogue até que a cebola fique macia e tudo comece a grudar no fundo da panela. Cuide para não queimar.
- Adicione o caldo de legumes e, com o auxílio da colher ou espátula, misture tudo na panela. Em seguida, adicione o molho de tomate assado, misture novamente, e adicione o grão de bico cozido (sem o caldo) e a couve flor. Mexa, espere ferver e reduza o fogo. Pode parecer que tem pouco líquido, mas não se preocupe, a couve flor libera mais líquido enquanto cozinha. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a couve flor fique macia. Mexa eventualmente para não grudar.
- Quando a couve flor estiver macia, adicione o leite de coco e misture bem. Tempere com pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove e ajuste os temperos se achar necessário.
- Desligue o fogo e adicione a couve. Misture e espere ela murchar. Sirva quente.
Notas
Sobras podem ser armazenadas na geladeira por 3-4 dias ou congeladas por até 3 meses.
O curry em pó que eu usamos é uma mistura de temperos composta por: coentro em pó, cúrcuma em pó, mostarda em pó, cominho em pó, feno-grego em pó, páprica em pó, pimenta caiena em pó, cardamomo em pó, noz moscada em pó, canela em pó e cravo em pó.
Indicamos usar o Molho de Tomate Assado, mas, caso prefira, use o molho de tomate da sua preferência.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Prato Principal
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Saudável
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Curry de Grão de Bico para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Cissa says
Fiz, foi muito fácil e ficou delicioso! Comidinha reconfortante! Obrigada!
Danielli says
Receita deliciosa! Estou reeducando meu paladar, e confesso que estava receosa...Mas eu AMEI. Certeza que vai entrar pro cardápio de casa. Obrigada
Bruna says
Fico feliz em saber que gostou, Danielli! Obrigada pela mensagem!
Fernanda says
Adorei, receita prática e muito saborosa.
Bruna says
Que bom saber disso, Fernanda! Obrigada pela mensagem. 🙂
Letícia says
Deliciosa! Nunca tinha pensado em por couve-flor, ficou ótimo!
Bruna says
Fico muito feliz em saber que você gostou da receita, Letícia! Obrigada pela mensagem!
Jones Ferreira says
Ótima receita. Testei e ficou ótimo!
Bruna says
Que bom saber disso! Muito obrigada pela mensagem!
Antonio says
Fiz hoje, gostei muito!
Bruna says
Que bom saber disso, Antonio! Muito obrigada pela mensagem!