Este escondidinho de cogumelos com cobertura de purê de abóbora aveludado apresenta uma combinação de sabores deliciosa. É uma opção reconfortante e leve para servir em almoços em família ou ocasiões especiais que todo mundo vai adorar!
Tópicos abordados no artigo
Fácil de preparar, este prato é uma excelente opção para vegetarianos e veganos e pode ser adaptado para diferentes dietas e preferências pessoais. É gostoso e esteticamente bonito, além de permitir acompanhamentos variados para servir.
Assim como o quibe de abóbora assado, este escondidinho de cogumelos com purê de abóbora é um prato diferente que permite uma apresentação sofisticada da abóbora. Os cogumelos suculentos no recheio combinam perfeitamente com o sabor da abóbora, tornando este prato uma deliciosa opção para qualquer ocasião.
Por que você vai adorar esta receita
Este escondidinho de cogumelos com purê de abóbora é:
- Saboroso: A combinação dos cogumelos, que têm um sabor terroso e umami, com a doçura e cremosidade do purê de abóbora com leite de coco, cria um prato que é ao mesmo tempo reconfortante e sofisticado.
- Saudável: Todos os ingredientes da receita vegetariana são nutritivos.
- Versátil: Pode ser facilmente adaptado para diferentes dietas e combina com uma variedade de acompanhamentos, desde saladas frescas até proteínas adicionais (sugestões são fornecidas no artigo).
- Simples de preparar: A receita não requer técnicas culinárias avançadas, sendo acessível para cozinheiros de todos os níveis.
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Abóbora: A abóbora japonesa (ou abóbora cabotiá) é a minha preferida para receitas de purês, pois, por ser menos aguada, acaba deixando o preparo mais cremoso e aveludado. Porém, outros tipos de abóbora também funcionam na receita, como abóbora moranga e abóbora de pescoço. Se for usar outro tipo de abóbora, sugiro adicionar o leite de coco aos poucos para não correr o risco de o purê ficar ralo.
- Leite de coco: Por ser rico em gordura, o leite de coco é perfeito para deixar o purê de abóbora com textura cremosa e aveludada. Você pode usar o leite de coco caseiro grosso ou leite de coco de vidrinho (industrializado).
- Cogumelos: Nesta receita, qualquer tipo de cogumelos frescos comumente vendidos funciona. Particularmente, adoro usar shitake, mas shimeji, paris e portobelo também são boas opções. Independente do tipo escolhido, mantenha a mesma quantidade indicada na receita. Se for usar cogumelos shimeji, descarte sua base dura e fibrosa (meça sem ela).
- Vinagre de vinho tinto: É responsável por adicionar acidez e uma camada de complexidade ao prato, deixando os cogumelos mais gostosos. Vinagre branco ou tinto podem ser usados no lugar dele.
- Molho de tomate: Use o seu preferido. Eu indico o molho de tomate assado por ter uma concentração de sabores adicional.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer escondidinho de cogumelos com purê de abóbora
Para tornar o preparo deste escondidinho vegetariano fácil de fazer, basta seguir as etapas abaixo na ordem sugerida.
Passo 1: Asse a abóbora
A cobertura de purê de abóbora fica mais gostosa quando o vegetal é assado, pois, com esse método de cozimento, a abóbora fica menos úmida e seu sabor é intensificado.
Para assar, basta colocar a abóbora numa assadeira e deixar no forno até que fique macia. Não é necessário usar óleo.
Passo 2: Prepare o recheio de cogumelos
Enquanto a abóbora assa, prepare o recheio do escondidinho. Ele começa com um refogado de cebola e alho e, em seguida, os cogumelos são cozidos rapidamente para ficarem levemente macios, mas ainda com textura, mantendo sua forma.
O recheio finalizado com vinagre de vinho tinto, molho de tomate assado e tomilho fresco para intensidade de sabor.
Passo 3: Prepare o purê de abóbora
Quando a abóbora estiver assada, use uma colher para retirar a polpa da abóbora (a casca pode ser consumida por si ou usada em outra receita).
Em seguida, adicione a polpa de abóbora assada e macia em um processador de alimentos junto com o restante dos ingredientes do purê e bata até que fique liso e aveludado.
Dica: Dependendo do tipo de abóbora usada, a quantidade de leite de coco pode variar. Recomendo adicionar o leite aos poucos para garantir uma textura ideal para o purê.
Passo 4: Montagem e finalização
Uma vez que os elementos da receita estão prontos, basta montar o escondidinho numa travessa. Comece distribuindo o recheio de cogumelos no fundo e, em seguida, cubra o recheio com o purê de abóbora, espalhando-o bem em toda a superfície.
Leve ao forno, por alguns minutos, para finalizar.
Observação sobre o equipamento usado
- Eu gosto de usar um processador de alimentos para o preparo do purê de abóbora, mas, se preferir, um mixer de mão também funciona. Nesse caso, comece batendo a abóbora e, quando não tiver mais pedaços dela, misture os outros ingredientes.
- Se você não se incomodar com uma textura rústica, também é possível usar um amassador de batatas para fazer o purê.
Dicas
- A receita escrita rende 2 porções. Se quiser servir para mais pessoas, dobre ou triplique a receita e use uma travessa maior do que a indicada.
- Se estiver preparando o escondidinho de forma antecipada, prepare os componentes do prato (o purê de abóbora e o recheio de cogumelos) e guarde-os, na geladeira, em potes separados. Quando for finalizar, faça a montagem do escondidinho em uma travessa e asse.
- Para porções individuais, você também pode usar ramequins ou mini caçarolas de 10 cm de diâmetro para fazer a montagem do escondidinho, como mostrado na foto abaixo. Certifique-se de que sejam aptos para forno.
Armazenamento e conservação
- Sobras do escondidinho podem ser armazenadas, na geladeira, por até 4 dias. Você pode deixar na mesma travessa usada para servir, coberta com sua tampa (se ela tiver) a ou com uma camada de plástico-filme, ou transferir para outro pote com tampa.
- O reaquecimento do escondidinho pode ser feito no forno, na air fryer ou no micro-ondas.
- Não indico o congelamento, pois noto mudança na textura dos cogumelos. Se você não se importar com isso, congele num recipiente bem fechado por até 3 meses.
Sugestões de acompanhamentos
O escondidinho de cogumelos é um prato leve que pode ser complementado com diferentes opções de acompanhamentos, dependendo de como você quiser servi-lo.
- Salada de folhas: Para manter a leveza, uma salada de folhas verdes e crocantes com molho simples de azeite e limão é uma ótima escolha.
- Pão rústico: Fatias de pão rústico ou baguette torradas (crostini) são ótimas para mergulhar no escondidinho e aproveitar todos os sabores do prato.
- Salada de grãos: Para uma opção de acompanhamento mais substancial, saladas de grãos são uma ótima alternativa. Por aqui, nós adoramos o tabule de quinoa e a salada de lentilha.
- Proteína grelhada: Se quiser adicionar proteína ao prato, grelhados são fáceis de preparar e combinam bem com o escondidinho. Para manter o prato vegetariano, indico tempê ou tofu grelhado.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Escondidinho de Cogumelos com Purê de Abóbora
Ingredientes
Purê de abóbora:
- ¼ unidade abóbora japonesa grande (sem as sementes)
- ½ colher (chá) sal
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
- ½ xícara leite de coco caseiro (grosso ou de vidrinho)
Recheio de cogumelos:
- 400 g cogumelos (tipo de sua preferência, cortados em pedaços médios)
- 1 colher (sopa) azeite de oliva
- 1 unidade cebola grande (picada)
- 1 dente alho (picado)
- 1 colher (sopa) vinagre de vinho tinto
- 1 colher (chá) sal
- ¼ xícara molho de tomate assado (ou outro)
- ramos tomilho fresco (a gosto)
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
- Em uma assadeira, posicione a abóbora japonesa com seu interior virado para baixo e asse, no forno preaquecido, até que ela fique bem macia (aproximadamente 40 minutos). Verifique a maciez inserindo uma faca na abóbora.
- Enquanto a abóbora assa, prepare o recheio de cogumelos. Para isso, adicione o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente e refogue a cebola picada e o alho picado, em fogo médio, no azeite de oliva até que a cebola fique macia e levemente dourada (cerca de 5 minutos). Cuide para não deixar secar, visto que o alho queima com facilidade.
- Em seguida, adicione, na frigideira, os cogumelos picados, misture e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos, até que os cogumelos fiquem levemente macios. Nesse ponto, adicione o vinagre de vinho tinto, o sal, o molho de tomate assado e os ramos de tomilho fresco, misture e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, até os cogumelos ficarem suculentos. Cuide para não secar. Retire os ramos de tomilho e reserve o recheio.
- Quando a abóbora estiver assada, retire-a do forno e mantenha-o ligado na mesma temperatura.
- Com uma colher, retire, com cuidado, a polpa da abóbora e adicione-a em um processador de alimentos e bata até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o sal, a pimenta-do-reino e o leite de coco e bata novamente para misturar. Ajuste os temperos, caso seja necessário, de acordo com o seu paladar. Reserve.
- Faça a montagem do escondidinho em uma travessa de 10 x 20 cm ou em 2 ramequins ou mini caçarolas de 10 cm de diâmetro. Distribua o recheio de cogumelos e, em seguida, cubra com o purê de abóbora, espalhando-o de maneira uniforme. Se desejar, decore com folhas de tomilho fresco.
- Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos, até dourar o purê e o recheio borbulhar. Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois fevereiro de 2025, as vendas serão encerradas.
Alice says
Que receita maravilhosa, Bruna! A combinação da abóbora com o leite de coco é sensacional. Modifiquei um pouco o recheio, fazendo só o cogumelo com cebola e ficou divino. Ainda sobrou um tanto de abóbora que serviu para passar no pão e também como creme para uma massa! Obrigada por compartilhar!
Bruna says
Que bom saber que você gostou da receita, Alice! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente. Adorei os diferentes usos para a abóbora!
Brenda says
Descobri a receita hoje e corri para experimentar. Além de fácil de preparar, mesmo com alguns processos de corte de ingredientes e refogado, é também muito muito gostoso! Com certeza vamos repetir mais vezes aqui em casa. Obrigada por mais essa receita deliciosa, Bruna! Um abraço.
Bruna says
Que bom saber disso, Brenda! Obrigada por voltar para compartilhar a sua experiência com a gente!
Ana says
Eu só tenho a abóbora paulista. Posso usar ela?
Bruna says
Pode sim, Ana! 🙂
Rani says
Que delícia.. obrigada por compartilhar!
Bruna says
Que bom que gostou! 🙂
Bruna says
Usei a receita de inspiração e fiz algumas alterações, assei a abóbora junto com uma cenoura, e não tirei a casca da abóbora na hora de passar no processador, ficou bonito com uns pontos verdes...rsrs. No recheio usei cogumelo Paris, tomates cereja e tofu grelhado em cubinhos. Ficou maravilhoso, de comer rezando...rsrs Gratidão pela receita!
Bruna says
Que legal, Bruna, fico feliz em saber disso! Muito obrigada por compartilhar suas variações com a gente!