Esse Hambúrguer de Grão de Bico e Amendoim tem um sabor surpreendente! Vegano, fácil de ser preparado, leva apenas 4 ingredientes principais e fica pronto rapidamente. Pode ser servido da maneira tradicional, com pão, ou então em um prato de saladas. Uma delícia!
Eu adoro um hambúrguer vegetariano! (Vegano, pra ser mais precisa.) Já experimentei as mais diversas combinações e muitas delas me agradam. Porém, esse Hambúrguer de Grão de Bico e Amendoim é o meu preferido de todos. A combinação de sabores é maravilhosa! Juro.
Além disso, ele é muito fácil de ser preparado. Leva apenas 4 ingredientes principais (além dos temperos simples): grão de bico, quinoa, amendoim torrado e pasta de amendoim. Se você achou estranho usar pasta de amendoim na receita, não tema: ela adiciona tanto sabor como proporciona liga para os hambúrgueres. Desta forma, não é preciso usar farinha aqui. Legal, né?! Outro ponto super positivo da receita é que, como partimos de grãos já cozidos, o hambúrguer fica pronto rapidamente.
Você pode ou não usar um processador de alimentos. Ele facilita uma parte do processo, mas não é necessário: queremos textura, então pedaços de grão de bico e de amendoim são bem vindos. Pode amassar os grãos com algum outro utensílio, como um garfo ou amassador de batatas. Simples, simples. Todo o processo está descrito detalhadamente na receita postada abaixo e também no vídeo a seguir.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
Eu normalmente faço esse hambúrguer assado, principalmente por otimizar o meu tempo na cozinha e fazer menos bagunça. Mas ele fica uma delícia também quando preparado na frigideira.
Ideais de como servir o Hambúrguer de Grão de Bico e Amendoim:
Por mais que as fotos principais da receita sejam do hambúrguer servido no pão, a maneira que mais consumimos aqui é junto com o prato de comida do dia a dia. Sinceramente, eles são ótimos por si só (já peguei com a mão mesmo e comi purinho). Se quiser toda uma experiência gostosa, segue algumas sugestões:
- Servir da maneira que mostro aqui, com pães fofinhos, maionese de tofu, cenoura crua em fatias e avocado (ou abacate, caso prefira). Caso queira preparar o pão em casa, tenho duas receitas no blog: pão de painço e sarraceno e pãozinho de grão de bico e abóbora.
- Servir com grãos e vegetais diversos. Ele sacia muito e nos dá energia por horas. Se for servir só com salada, recomendo dar um up usando também essa maionese de castanha de caju (que é sensacional) ou esse crème fraîche vegano. A maionese de tofu cai super bem aqui também, é claro.
- Fazer em diferentes formatos (como bolinhas) e rechear wraps ou burritos. Nham! Inclusive, caso queira transformar esse hambúrguer em almôndegas ou bolinhos, fique à vontade! Molde no formato que preferir. Só não deixe de experimentar. 🙂
Receita do Hambúrguer Vegano de Grão de Bico e Amendoim:
PrintHambúrguer Vegano de Grão de Bico e Amendoim
- Tempo Total: 60 min
- Rendimento: 6-8 hambúrgueres médios
Descrição
Esse Hambúrguer de Grão de Bico e Amendoim tem um sabor surpreendente! Vegano, fácil de ser preparado, leva apenas 4 ingredientes principais e fica pronto rapidamente. Pode ser servido da maneira tradicional, com pão, ou então em um prato de saladas. Uma delícia!
Ingredientes
- 2 ½ xícaras de grão de bico cozido e drenado
- ½ xícara de quinoa* cozida
- ½ xícara de amendoim torrado
- ¼ de xícara de pasta de amendoim
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 1 xícara de salsinha fresca picada
- sal a gosto
Instruções
-
Em um processador de alimentos, adicione o grão de bico cozido (drenado e seco) e o amendoim torrado. Bate até quebrá-los em pedaços menores. Cuide para não bater demais (uma boa opção é usar a função "pulsar" nessa etapa).
Caso prefira, você pode amassar o grão de bico com um garfo ou com um amassador de batatas, e cortar o amendoim em pedaços menores com o auxílio de uma faca.
-
Em uma tigela grande, adicione a mistura do grão de bico cozido com o amendoim torrado, a quinoa cozida, a pasta de amendoim, o shoyu, a salsinha picada e o sal. Com as mãos, misture bem todos os ingredientes. Experimente e, caso necessário, adicione mais temperos.
-
Para moldar cada hambúrguer, basta pegar a quantidade desejada com as mãos e pressionar, modelando do tamanho e formato que preferir. Caso queira, você também pode usar moldes prontos.
-
Coloque os hambúrgueres já moldados em uma assadeira untada e leve para assar a 180 graus por aproximadamente 40 minutos, virando na metade do tempo para que os dois lados assem igualmente. Quanto mais tempo assarem mais crocantes eles ficarão.
Você também pode fazer os hambúrgueres na frigideira ou, ainda, fritá-los.
-
Sirva com o acompanhamento de sua preferência. As sobras podem ser armazenadas na geladeira por até 3 dias.
Notas
*A quinoa é um ótimo ingrediente nessa receita, pois ajuda na liga do hambúrguer juntamente com a pasta de amendoim. Caso você não tenha como usá-la, uma opção de variação para a receita é o uso do arroz. Adicione ele rapidamente no processador, junto com o grão de bico e com o amendoim torrado, para que fique em pedaços menores (a menos que esteja usando o arroz cateto, por exemplo).
A quantidade de sal é a gosto porque depende de qual shoyu (molho de soja) você esteja usando. Sugiro começar usando uma colher (chá) e ir experimentando (os ingredientes já estão cozidos).
Receita inspirada e adaptada do livro Minimalist Baker's Everyday Cooking.
- Tempo de preparo: 20 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Categoria: Prato Principal, Acompanhamento
- Método: Cozido, Assado
- Cozinha: Vegetariana
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita dessa Hambúrguer Vegano de Grão de Bico e Amendoim para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Maria Vieira says
Adorei a sua explicação do passo a passo para esta receita do hambúrguer vegano, Brunna. Já fiz hoje e todos adoraram cá em casa. Parabéns!!
Bruna says
Que bom saber disso, Maria! Muito obrigada pela mensagem!
Viviani says
Fiquei com vontade de fazer! Quais temperos posso usar no lugar do shoyu?
Bruna says
Oi Viviani. Não tem um substituto direto, mas você pode simplesmente omitir e adicionar os temperos que você gosta. Minha sugestão é tentar com páprica defumada e alho em pó, por exemplo.
Elaine says
Divinos esses hamburgers! Eu simplesmente amei! E também já fiz a pasta de amendoim🥰
Bruna says
Fico tão feliz em saber que gostou, Elaine! E que legal que você preparar a pasta de amendoim também! Adorei saber. Muito obrigada pela mensagem! 🙂
Arita Rocha Navarro says
Posso trocar a pasta de amendoim por tahine? Obrigada!
Bruna says
Pode sim! Só, claro, o sabor do hambúrguer muda. Eu gosto bastante com tahine também! 🙂
Alice says
Oi Bruna! O meu ficou quebradiço quando assou...
Fiz com a quinoa da receita de quinoa soltinha, nesse caso ela tinha de ser mais úmida?
O sabor é mesmo incrível!
Bruna says
Aaah que pena, Alice. Eu uso a quinoa cozida soltinha também, então acredito que não seja isso. Você acha que pode ter sido a textura da pasta de amendoim? O grão de bico estava bem macio? Ele tinha liga antes de assar? Que bom que mesmo assim você gostou do sabor!
Camila says
Nunca tinha pensando em combinar grão de bico com amendoim, mas desde que provei essa receita achei bom demais! Uma delícia!! Melhor hambúrguer de grão de bico que já comi. Obrigada pela receita, Bruna!
Bruna says
Que bom saber que tu gostou desse hambúrguer tanto assim, Camila! Amendoim e grão de bico combinam super bem né! 🙂 Obrigada pela mensagem e também por avaliar a receita! Abraços
Dalila says
Essa receita é incrível! O sabor fica muito maravilhoso. Eu substitui o amendoim por semente de abobora com casca porque era o que eu tinha e adoramos. Obrigada!
Bruna says
Fico super feliz em saber disso, Dalila! Obrigada pela mensagem, por avaliar a receita e também por compartilhar tua adaptação! Um abraço!
Maria Luiza Sobreira says
Podemos congelar após assado?
Bruna says
Pode sim, mas eu recomendo moldar e congelar antes de assar.