O Homus Tradicional é uma delícia. Muito simples de ser preparado, é o acompanhamento ideal para pães e legumes crus ou assados. Além disso, com truques simples, a Pasta de Grão-de-Bico fica super cremosa e irresistível.
O que é homus?
O Homus nada mais é do que uma pasta de grão-de-bico (a leguminosa é o ingrediente principal da receita).
Sua versão tradicional (que você vai aprender aqui) também leva tahine (pasta de gergelim), e, por isso, este homus também pode ser chamado de Homus Tahine. Porém, ele também pode ser combinado com outros ingredientes, como vegetais, e ser apresentado de diversas maneiras. Confira aqui algumas delas.
- Confira também: Como Fazer Tahine em Casa
Caso você esteja se perguntando, hummus, hommus e humus (e outras variações) são só maneiras diferentes utilizadas para escrever homus.
Como Fazer Homus
Queria poder dizer que é só adicionar todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bater até virar uma pasta. Porém, esta é uma receita de homus clássica - aquela tradicional em que a pasta fica super lisa e cremosa, que a gente vê em vídeos sobre cultura árabe e se pergunta COMO pode ser tão incrível.
Eis que, apesar de a variedade do grão-de-bico encontrado no Brasil (normalmente proveniente do México) ser diferente do encontrado no Oriente, existem alguns truques para que ele fique assim, quase como o original. São opcionais (inclusive não sigo eles nas minhas outras receitas de homus), mas, caso você queira uma pasta realmente cremosa, aplicar essas etapas não rouba muito tempo e compensa no resultado final.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
Truques para deixar o homus super cremoso
Cozinhe o grão-de-bico com bicarbonato de sódio
Na hora de cozinhar o grão-de-bico (cru ou já cozido), adicione um pouco de bicarbonato de sódio. Isso vai ajudar a deixar os grãos mais macios e, principalmente, quebrar o galho na hora de executar o truque 2.
Descasque o grão-de-bico
Eu sei, eu sei, parece trabalhoso demais, né? Mas é aí que o uso do bicarbonato de sódio ajuda muito: as cascas ficam soltinhas depois do cozimento e, na maior parte, tudo o que você terá que fazer realmente é separar elas dos grãos.
Adicione os ingredientes em etapas
Não adicione todos os ingredientes no processador ao mesmo tempo, como normalmente fazemos. Comece processando somente o grão de bico (e o alho, se você usar) até obter a consistência de um purê e adicione o limão e temperos de sua preferência (como o sal) aos poucos.
Use água bem gelada
Na hora de adicionar o tahine, faça com o processador ligado e, logo em seguida, adicione água bem gelada. A reação da água gelada com a gordura do tahine vai ajudar bastante na leveza e cremosidade do homus. Além disso, é interessante usar um tahine também cremoso, com consistência mais líquida do que sólida (como eu já ensinei a fazer aqui).
E é isso. Todas essas etapas estão descritas na receita abaixo. E, de novo, você pode ignorá-las e jogar tudo no processador ao mesmo tempo, mas o resultado será outro - gostoso, mas não tão cremoso. Super recomendo que você experimente assim!
Com o que servir
Os acompanhamentos para o homus são diversos. Alguns deles incluem pães (especialmente o pita), legumes crus e assados, biscoitos salgados, panquecas e outros.
Você também pode usar o homus como recheio de sanduíches, de legumes (como abobrinha e berinjela) ou massas (com a concha fica incrível).
Eu adoro também pegar uma colherada de homus e servir no prato junto com o almoço ou janta. Além de gostoso, ele é super nutritivo e uma ótima opção de proteína vegetal, por causa do grão-de-bico.
Mais sabores de homus
PrintHomus Tradicional (Pasta de Grão-de-Bico)
- Tempo Total: 20 min
- Rendimento: 6 porções
Descrição
O Homus de Grão-de-Bico Tradicional é uma delícia. Muito simples de ser preparado, é o acompanhamento ideal para pães e legumes crus ou assados. Além disso, com truques simples, essa pasta de grão-de-bico fica muito cremosa e irresistível.
Ingredientes
- 3 xícaras de grão-de-bico já cozido (ver notas)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 3 dentes de alho cozidos ou 1 colher (chá) de alho em pó
- suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (opcional)
- 1 colher (chá) de sal
- ⅓ de xícara de tahine (pasta de gergelim)
- ⅓ de xícara de água bem gelada
Instruções
-
Separe a quantidade de grão-de-bico cozido e, em uma panela, cozinhe-o novamente com o bicarbonato de sódio e os dentes de alho. O tempo de cozimento depende do estado inicial do grão-de-bico, mas basta observar quando suas cascas começarem a separar dos grãos. Ele vai ficar bem macio.
-
Retire o grão-de-bico do fogo e escorra a água do cozimento. Descasque o grão-de-bico e também os dentes de alho. Descarte as cascas. Lave em água corrente para retirar o excesso de bicarbonato de sódio.
-
Leve o grão-de-bico e os dentes de alho ao processador de alimentos e bata até formar um purê liso. Ainda com o processador ligado, adicione o suco de limão, o azeite de oliva e o sal (e o alho em pó, caso não esteja usando os dentes de alho). Bata até obter uma consistência homogênea.
-
Adicione o tahine e, com o processador ligado, adicione a água gelada. Deixe bater por no mínimo 3 minutos para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Se desejar, adicione mais tahine e/ou mais água, sempre com o processador funcionando, até chegar na textura e sabor desejados.
Notas
Como conservar: guarde em um recipiente fechado na geladeira por até 5 dias a 1 semana. Você também pode congelar o homus por até 3 meses.
Para que a água fique bem gelada, adicione cubos de gelo em um copo de água e reserve até a hora de usar. Caso queira, use a água do cozimento do grão-de-bico sem o bicarbonato de sódio.
Não tem grão-de-bico já cozido? Use 1 xícara de grão-de-bico cru, deixe de molho por pelo menos 12 horas e cozinhe até ficar bem macio. Recomendo usar a panela de pressão para isso. Siga a receita conforme indicado.
Em todas as nossas receitas, usamos medidores-padrão de culinária.
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Categoria: Acompanhamentos, Lanches
- Método: Cozido, Mixer
- Cozinha: Vegetariana, Vegana, Saudável, Oriental
Ana Rangel says
Olá!
Gostei da receita, mas fiquei com uma dúvida. Como tenho o gergelim em casa, poderia colocar junto com o grão de bico no processador ao invés de comprar o tahine?
Obrigada!
Sucesso!
Bruna says
Oi Ana. Não recomendo, caso você queira um homus bem cremoso, pois, apesar de ainda ficar uma pastinha gostosa, o resultado acaba sendo diferente. Se batidas com os outros ingredientes, as sementes de gergelim não vão se transformar no tahine e, possivelmente, nem "quebrem" completamente. Com isso, a função do tahine na receita em si acaba sendo perdida. Espero ter ajudado!
Glaucia Cantagalli says
Excelente!
Valéria Cunha says
Essa receita é incrível! Eu e minha família amamos muito <3
Bruna says
Que bom saber disso, Valéria. Fico muito feliz que vocês gostaram! Obrigada por voltar para contar e por ter avaliado a receita! 🙂
Grazi says
Ainda não fiz essa receitinha, mas queria saber como que eu posso armazenar o Homus no congelador e se é preciso colocar na geladeira um dia antes
Bruna says
Pode congelar homus sim, Grazi. E, isso, o descongelamento deve ser feito na geladeira! Para facilitar o processo, você pode congelar em recipientes pequenos.
Mina says
Bruna do céu, que delicia! Já fiz homus antes, mas a sua receita é a melhor, super cremosa. Adoro o seu blog e canal, obrigada por compartilhar tantas coisas boas! 🥰😘
Bruna says
Que bom saber disso, Mina! Fico tão feliz que você gostou da receita e gosta do blog e do canal! Muito obrigada pela mensagem!! 🥰
Brenda says
Melhor homus da vida!!! Ficou extremamente cremoso, lisinho, delicioso. Segui todas as dicas deste artigo e amei. Muito obrigada por compartilhar a receita! Nunca mais vou fazer esta pastinha de outro jeito!
Bruna says
Que alegria saber que você gostou tanto assim, Brenda! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente! Fico tão feliz! 🙂
Pamela Raiol says
Oi, Bruna!
Eu queria saber se esse grão de bico que você prepara em quantidade pra fazer diversas receitas e é feito sem tempero também é feito sem sal. É só cozinhar na água mesmo?
Bruna says
Oi Pamela. Isso, cozinho o grão de bico sem temperos porque sempre faço em grande quantidade e adoro variar o uso. Normalmente não adiciono sal também, deixo pra depois, mas acaba não fazendo muita diferença em preparos em que o grão é escorrido.
Rafaela Rodrigues Correa Martins dos Santos says
Ola, gostaria de saber qual marca você indica para um processador ?
Bruna says
Oi Rafaela. Tem uma publicação aqui no site que falo sobre isso: https://www.plantte.com/utensilios-domesticos-eletroportateis/ 🙂
Ana Lúcia Rodrigues de Azeredo says
Não consegui abrir o livro de receitas sem açúcar. Só abre uma receita de homus grão de bico.
Bruna says
Não temos um livro de receitas sem açúcar. A partir de qual site você tentou acessar?
Nosso único livro no momento é o e-book Especial.
Ana Lúcia Rodrigues de Azeredo says
Quero receber receitas de doces sem açúcar. Obrigada Ana Lúcia Rodrigues de Azeredo
Rita Mantello says
Adoro as sua receitas. Já fiz várias e sempre deram certo. Está com certeza vou fazer.