O homus de manjericão é uma ótima maneira de variar o preparo da pasta de grão-de-bico. Ele fica muito saboroso e é ideal para lanches ou como acompanhamento de pães e legumes. É também rápido e fácil de fazer.
Tópicos abordados no artigo
Eu adoro homus (hommus ou hummus, como queiram escrever). É uma daquelas coisas básicas que sempre quebram o galho por ser rápido de ser preparado, baratinho e bastante versátil, caindo bem com diferentes alimentos.
Já compartilhei aqui no Plantte algumas versões, como o homus tradicional e o homus de pimentão vermelho assado. Porém, são tantas as combinações de sabores possíveis que, convenhamos, dá vontade de sair testando tudo, hehe.
Pois hoje trago outra receita de homus bastante reproduzida aqui em casa: o homus de manjericão. Ele tem como base o grão-de-bico (assim como todos os homus) e, dentre outros temperos, leva bastante manjericão. Por isso que eu gosto de chamar de homus verde - fica com uma cor linda! Além de gostoso, é bonito de se ver e servir.
Notas sobre os ingredientes
- Grão-de-bico: Para esta receita, é importante usar a leguminosa já cozida. Você pode cozinhar o grão-de-bico em casa ou usar grão-de-bico em conserva (preferencialmente sem adição de sal e outros ingredientes).
- Manjericão: Pode ser de qualquer tipo (todos são excelentes), mas precisa ser fresco.
- Tahine: A pasta de gergelim é um ingrediente típico do homus. Ela fornece gorduras boas e deixa a pasta mais cremosa e aveludada. Não indico substitutos. Você pode comprar pronto ou fazer tahine em casa.
Como fazer homus de manjericão
Ele é bem fácil de fazer. Você começa batendo todos os ingredientes da receita no liquidificador (ou no processador de alimentos), com exceção do grão-de-bico. Isso vai fazer com que as folhas de manjericão fiquem bem trituradinhas, extraindo o máximo de sabor delas.
Depois disso, é só adicionar o grão-de-bico já cozido e pulsar até chegar na consistência desejada. Pode ser homogêneo ou ficar com alguns pedacinhos dos grãos, como você preferir! Por aqui, adoramos o mais cremoso possível.
Dica adicional
- Não é necessário retirar a casca do grão-de-bico para fazer a receita, como no preparo tradicional. Elas costumam ficar bem batidas. Caso você queira retirá-las, siga as dicas fornecidas na receita de homus de grão-de-bico tradicional, em que cozinhamos o grão-de-bico com bicarbonato de sódio por alguns minutos para deixar os grãos mais macios ainda.
Armazenamento e conservação
Guarde o homus em um recipiente fechado na geladeira por até 1 semana.
Para congelar, separe em porções individuais (do tamanho que você costuma consumir) e congele, em um recipiente fechado, por até 3 meses. Para descongelar, transfira o recipiente para a geladeira na noite anterior ao consumo.
Com o que servir o homus
O homus de manjericão é ótimo por si só (confesso que, algumas vezes, pego uma colher e como assim mesmo, puro, sem mais nada). Porém, um acompanhamento não vai nada mal, né?
Para acompanhar, pode ser várias coisas: pães, legumes cortadinhos, biscuits, chips de tubérculos, tortillas, entre outros. Também vale adicionar em panquecas, sanduíches, wraps, burritos... Enfim, são inúmeras as possibilidades.
Estes são alguns acompanhamentos para você provar:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Homus de Manjericão e Grão-de-Bico
Ingredientes
- 1 xícara manjericão fresco
- 1 xícara água filtrada
- 1 colher (sopa) tahine (pasta de gergelim)
- 2 colheres (sopa) azeite de oliva
- 1 ½ colher (chá) sal
- 2 colheres (sopa) suco de limão
- 3 xícaras grão-de-bico cozido (escorrido)
Modo de Preparo
- Em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione as folhas de manjericão, a água (ou a aquafaba), o tahine, o azeite de oliva, o sal e o limão. Bata até obter um líquido verde e liso, preferencialmente sem pedaços das folhas de manjericão.
- Adicione o grão-de-bico cozido e use a função de "pulsar" do seu liquidificador até obter a consistência desejada. Quanto mais bater, mais cremoso o homus fica. Ajuste os temperos se achar necessário.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Ligia says
Ficou excelente, obrigada pela receita. Aqui nos Estados Unidos e bem comum encontrar humus com manjericao, couve crespa, espinafre, alho, etc.
Bruna says
Que ótimo saber disso, Ligia! Obrigada por voltar pra contar o que achou da receita. É muito legal o tanto de opção que temos para pastinhas do tipo, né?!