Aprenda como fazer leite de castanha-do-pará caseiro, uma opção de leite vegetal versátil e simples de preparar. Com seu sabor característico, ele pode ser utilizado em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Tópicos abordados no artigo
As castanhas-do-pará, além de serem deliciosas e nutritivas, são abundantes no Brasil. Sempre busco novas maneiras de utilizá-las, e além da pasta de castanha-do-pará e de seu uso em granolas e cookies, fazer um leite vegetal com essa oleaginosa é uma excelente forma de diversificar o consumo.
O leite de castanha-do-pará é fácil de preparar e resulta em uma bebida de sabor suave e agradável, que pode ser consumida pura ou utilizada em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Além de ser uma opção saudável, quando consumida com moderação, a castanha-do-pará é rica em gorduras boas, vitaminas e minerais. E, como todo leite vegetal, o leite de castanha-do-pará é naturalmente livre de lactose, tornando-se uma ótima escolha para intolerantes à lactose, alérgicos ou veganos.
Notas sobre os ingredientes
- Castanhas-do-pará: Dê preferência a castanhas-do-pará cruas para um sabor de leite vegetal mais suave. É possível fazer com castanhas torradas, mas saiba que o sabor do leite ficará mais intenso.
- Água filtrada: A quantidade de água utilizada pode ser ajustada de acordo com sua preferência. Eu gosto da proporção de 1:4 (1 parte de castanhas-do-pará para 4 partes de água) pela versatilidade de usos. Você pode adicionar mais ou menos água, dependendo de como deseja usar ou consumir o leite. Se quiser um leite mais ralo, utilize mais água; para um leite mais grosso, use menos.
Como fazer leite de castanha-do-pará em casa
O leite de castanha-do-pará caseiro é bem fácil de preparar. Você só precisa de um pouco de organização e planejamento. Aqui estão as etapas:
Passo 1: Deixe as castanhas de molho
Coloque as castanhas-do-pará em uma vasilha, cubra com água limpa e deixe de molho por 6h. Esse processo é importante para o preparo do leite, pois hidrata as castanhas, tornando-as mais macias e fáceis de bater, além de melhorar o rendimento da receita.
Passo 2: Bata as castanhas hidratadas no liquidificador com água
Após o tempo de demolho, escorra e descarte a água do molho, lave as castanhas-do-pará e transfira-as para um liquidificador. Adicione água filtrada nova e bata bem por alguns minutos, até que não haja mais pedaços grandes de castanhas.
Passo 3: Coe o leite
Utilizando um coador de voal, coe o leite de castanha-do-pará sobre um recipiente limpo. Esprema bem para extrair o máximo de líquido possível. O leite está pronto para uso e consumo! Ele não precisa ser fervido.
Observação sobre os utensílios usados
- Liquidificador: O melhor aparelho para preparar o leite vegetal é o liquidificador, pois tritura bem o ingrediente principal e incorpora no líquido, deixando pouco resíduo. Qualquer liquidificador, independente da potência, funciona para o preparo; a diferença está na velocidade. Se você não tiver um liquidificador, é possível usar um processador de alimentos. Recomendo começar batendo com menos água (em torno de 1 xícara) e, depois que as castanhas-do-pará estiverem bem trituradas, adicionar o restante da água.
- Coador de voal: Por mais que você bata bem o leite no liquidificador, sempre sobrará alguns pedacinhos do ingrediente principal. Um coador de voal é um acessório simples e importante para deixar o leite vegetal bem homogêneo e lisinho. Eu tenho o meu há quase 10 anos e uso todas as semanas. Se você não tiver um disponível, use um pano limpo ou uma peneira bem fina para coar o leite, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias para deixá-lo o mais liso possível.
- Recipiente para armazenamento: Você pode guardar o leite em qualquer recipiente, como potes ou garrafas, mas, para garantir uma durabilidade maior, recomendo o uso de recipientes de vidro com fechamento hermético.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer e armazenar leite vegetal.
Dicas adicionais
- O resíduo (polpa ou bagaço) que sobra no voal após o leite ser coado pode ser utilizado em diversas receitas, como pães, bolinhos salgados, bolos doces, biscoitos e pastinhas doces ou salgadas. Você pode testar nossas receitas de patê de amêndoas e de pastinha de cacau com amendoim usando o resíduo do leite de castanha-do-pará no lugar dos resíduos do leite de amêndoas e do leite de amendoim, respectivamente.
- Caso você esteja usando o leite de castanha-do-pará em um preparo que não exige uma textura bem lisa, como vitaminas e molhos caseiros, pode pular a etapa de coar o leite. Se seu liquidificador não for muito potente, bata por alguns minutos a mais.
- A água do demolho não deve ser utilizada para fazer o leite; use água filtrada nova. Para reaproveitar, recomendo utilizar essa água para regar as plantas.
- Assim como ensinei na receita de leite de amendoim, você pode fazer um leite de castanha-do-pará instantâneo batendo ¼ de xícara de pasta de castanha-do-pará com 2 xícaras de água. Nesse caso, não é necessário coar.
- Por ter uma quantidade elevada de selênio, recomendamos que você consuma este leite de maneira moderada. Varie com outras opções de leites vegetais, como o de amêndoas, de coco, de castanha-de-caju ou de soja.
Como armazenar e quanto tempo dura
O leite de castanha-do-pará feito em casa deve ser armazenado em um recipiente limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa, na geladeira. Pessoalmente, gosto de usar recipientes de vidro, como potes ou garrafas herméticas. Dessa forma, ele se conserva bem por cerca de 4 a 5 dias.
É normal que ocorra separação após o armazenamento na geladeira. Basta agitar a garrafa ou o recipiente para misturar novamente antes de usar.
Para conservar por mais tempo, o leite de castanha-do-pará pode ser congelado. Para isso, utilize recipientes pequenos que permitam o descongelamento de porções individuais, como potes pequenos ou forminhas de gelo.
Como consumir e usar o leite de castanha-do-pará
O leite de castanha-do-pará é muito versátil e pode ser utilizado em uma variedade de preparos, tanto doces quanto salgados. Aqui estão algumas ideias:
- Bebidas: Para beber puro, você pode adoçar com açúcar ou tâmaras e aromatizar com extrato de baunilha. Também fica ótimo batido com cacau e açúcar para achocolatados ou chocolate quente. Experimente misturá-lo com café para fazer um latte ou combiná-lo com frutas, como banana congelada e morangos, para preparar vitaminas e smoothies.
- Molhos e cremes salgados: Substitua o leite animal por leite de castanha-do-pará em receitas como molho branco. Seu sabor neutro é perfeito para pratos salgados como lasanhas, gratinados, molhos e tortas.
- Doces: Ideal para sobremesas como cremes, tortas e pavês. Ele pode ser usado tanto como base para cremes quanto como líquido em massas de bolos e panquecas.
- Cereais e granolas: Despeje o leite de castanha-do-pará sobre cereais, granolas ou preparos com aveia. Eu também adoro como base no mingau de aveia ou em diferentes sabores de overnight oats.
Confira algumas receitas do Plantte em que você pode usar o leite de castanha-do-pará:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Leite de Castanha-do-Pará Caseiro
Ingredientes
- 1 xícara castanhas-do-pará (cruas e sem sal)
- 4 xícaras água filtrada (e mais água para o demolho)
Modo de Preparo
- Coloque as castanhas-do-pará de molho em água limpa por 6 horas. Para facilitar, você pode deixar de molho à noite e preparar o leite na manhã seguinte. Após o demolho, os grãos estarão hidratados e mais macios.
- Descarte a água do demolho, lave as castanhas-do-pará e coloque-as no liquidificador com água filtrada (conforme a medida da receita). Bata por alguns minutos até que o leite fique homogêneo e sem pedaços visíveis de castanhas.
- Coe o leite em um recipiente usando um coador de voal, espremendo bem para extrair todo o líquido. O resíduo (polpa) pode ser reaproveitado em várias receitas (veja ideias no artigo completo). O leite de castanha-do-pará está pronto para uso e consumo. Ele não precisa ser fervido.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Confira também nosso Guia Completo do Leite Vegetal, com mais de 10 opções de leites vegetais para fazer em casa.
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Leila says
Maravilha!!
Bruna says
Que bom que gostou! 🙂
Jonas says
Eu tinha umas castanhas sobrando aqui e resolvi fazer esse leite. Que delicioso! Ficou super aveludado e ótimo com um pouco de cacau em pó e açúcar, um achocolatado! hehehe
Bruna says
Que legal, Jonas! Fico feliz que gostou da receita. O achocolatado fica tão bom né?! Também adoramos por aqui! 🙂