Aprenda como fazer molho branco vegano de maneira simples e rápida. Ele fica delicioso e pode ser servido com massas, na lasanha, com vegetais ou como preferir.
Não sei você, mas, aqui em casa, somos fãs de um bom molho branco. Já na versão tradicional, ele é um molho sem complicação alguma e com poucos passos, todos simples de ser executados. Com a versão vegana não é diferente.
Existem inúmeras maneiras de preparar um molho branco vegano. Como base, podemos usar ingredientes como tofu, inhame, aveia, couve-flor e feijão branco, mas, aqui, eu quis deixar o preparo o mais parecido possível com um molho bechamel tradicional. É, certamente, uma receita bem fácil de veganizar.
Ingredientes
O molho bechamel, clássico da culinária francesa, nada mais é do que um molho branco feito com leite e engrossado com farinha e manteiga (roux).
Na nossa versão vegana, vamos usar o leite de amêndoas (ou qualquer outro leite vegetal neutro e, de preferência, rico em gorduras) no lugar do leite de vaca. No lugar da manteiga, azeite de oliva. Se quiser, você também pode usar uma manteiga vegana. Eu normalmente opto pelo azeite porque acho saboroso e tenho sempre em casa.
Para temperar, eu gosto de usar uma folha de louro, tomilho fresco e pitadinha de noz-moscada.
Como Fazer Molho Branco Vegano
Preparar este molho é muito simples e tem poucas etapas.
Passo 1: a gente começa refogando meia cebola no azeite de oliva até ela ficar transparente. Não é uma etapa presente no preparo tradicional, mas eu acho que o sabor fica mais especial dessa forma.
Passo 2: quando a cebola estiver macia, adicionamos farinha de trigo (ou farinha de arroz, para um molho branco sem glúten). Essa mistura de gordura com farinha é chamada de roux e serve pra engrossar molhos em geral.
Passo 3: adicionamos o leite vegetal, uma folha de louco e um ramo de tomilho. Cozinhamos, mexendo frequentemente com um batedor, até o molho engrossar e ficar com a textura desejada.
Passo 4: finalizamos temperando com sal, pimenta-do-reino e noz moscada.
Como usamos cebola inicialmente, o molho não fica homogêneo. Porém, caso você queira um molho bem lisinho, é fácil de resolver: basta bater no liquidificador ou usar um mixer de mão. Não esqueça de tirar o louco e o tomilho antes!
Como usar
Este molho branco vegano é perfeito para consumir com macarrão, especialmente se você cozinhar um pouco de brócolis e de ervilha com ele. Mas, é claro, você pode fazer da maneira que preferir.
Ele também fica ótimo em gratinados de vegetais, em lasanhas, em tortas, na panqueca... Enfim, você pode usá-lo da mesma maneira que usaria o molho branco tradicional. São muitas as possibilidades!
Receita escrita
PrintMolho Branco Vegano (Molho Bechamel)
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 2 - 4 porções
Descrição
Aprenda como fazer molho branco vegano de maneira simples e rápida. Ele fica delicioso e pode ser servido com massas, na lasanha, com vegetais ou como preferir.
Ingredientes
- 1 + ½ colher (sopa) de azeite de oliva
- ½ cebola picada
- 1 + ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite de amêndoas ou outro leite vegetal neutro
- 1 folha de louro
- 1 ramo de tomilho
- ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
- noz-moscada a gosto
Instruções
- Refoge a cebola picada no azeite de oliva até que ela fique transparente, por cerca de 2 a 3 minutos.
- Adicione a farinha de trigo e misture bem. Cozinhe, em fogo médio, por cerca de 2 minutos, mexendo sempre. Cuidado para não queimar.
- Adicione o leite de amêndoas, a folha de louro e o ramo de tomilho. Misture, com um batedor e, quando ferver, abaixe o fogo. Continue cozinhando, mexendo frequentemente para não empelotar, por cerca de 10 a 15 minutos ou até chegar na textura desejada.
- Finalize o preparo com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Ajuste os temperos conforme achar necessário.
- Retire o louro e o tomilho e, se quiser, bata o molho no liquidificador ou na panela, com um mexer de mão, para que ele fique liso. Sirva em seguida ou use da maneira que desejar.
Notas
Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado na geladeira, por até 4 dias, ou congeladas, por até 3 meses.
Usamos medidores-padrão para fazer a receita.
Para uma versão sem glúten, use farinha de arroz no lugar da farinha de trigo.
- Tempo de preparo: 5 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Categoria: Prato Principal
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegana
HELOISA AGUIAR MEIRELES says
Na receita você usa manteiga e não azeite. Azeite não faz espuma. Melhor corrigir para não enganar ninguém, pois o sabor e textura são completamente diferentes.
Bruna says
Não estou enganando ninguém. Você pode ver no vídeo e nas fotos que o azeite de oliva foi usado para fazer essa receita, já que manteiga vegana ainda é mais difícil de encontrar disponível em todos os lugares. Acredito que a espuma que você viu é na etapa da adição da farinha de trigo, quando fizemos o roux.
Brenda says
Ficou maravilhoso! Nunca tinha pensado em adicionar louro e tomilho, mas eles realmente deixaram o sabor do molho muito mais especial. Vou fazer sempre!
ELIANA MARIA SOARES says
Melhor molho bechamel, vegano e sem gluten que já fiz. Usei a farinha Zaya, pois já tinha em casa, deu certinho. Obrigada.❤️
Bruna says
Que bom saber disso, Eliana! Obrigada pela mensagem!