O molho de pimentão vermelho assado é uma receita versátil e deliciosa que traz o sabor adocicado e defumado dos pimentões assados. Ideal para acompanhar massas, grãos cozidos e legumes diversos, este molho é cremoso, fácil de preparar e pode ser personalizado com diferentes temperos e ervas.
Tópicos abordados no artigo
Fã de massas que sou, sempre busco diferentes opções de molhos para provar. Adoro os clássicos, como o molho branco e o molho de tomate assado, mas, devo dizer, este molho de pimentão vermelho assado é o meu preferido de todos.
Ele é simples de preparar e é incrivelmente delicioso. Não demanda muito esforço de sua parte e as opções de uso são variadas. Ele vai bem até como molho para pizza e sanduíches!
Além disso, é uma ótima maneira de aumentar o consumo de vegetais, especialmente para quem tem dificuldades com a textura deles. Batemos tudinho no liquidificador para deixar a consistência do molho bem cremosa.
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Pimentão vermelho assado: Para encurtar o tempo de preparo do molho, você pode comprar o pimentão vermelho já assado ou preparado na brasa. Nesse caso, basta descartar o líquido da conserva e retirar sementes e cascas. Porém, é claro, você também pode assar o pimentão em casa. Você encontra as informações de como fazer isso na próxima seção (no passo a passo da receita).
- Leite: Eu gosto de usar leite vegetal neutro para preparar a receita, mas você pode usar o leite de sua preferência. Meu preferido é o leite de amêndoas caseiro, mas, quando quero aumentar a proteína, uso leite de soja. Quanto mais puro e sem a adição de outros ingredientes, melhor.
- Polvilho doce: Engrossa o molho, deixando-o bem cremoso. Outras féculas do tipo, como amido de milho, fécula de batata e fécula de araruta podem ser usados como alternativa, com ajustes no tempo de cozimento.
- Temperos: Como o pimentão vermelho assado já fornece um sabor intenso e delicioso para a receita, não precisamos de muitos outros temperos. Cebola e alho são refogados com sal e páprica defumada. No mais, adicionamos um pouco de levedura nutricional em flocos e pimenta-do-reino moída na hora. Você pode variar os temperos conforme preferir.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer molho de pimentão vermelho assado
Pré-preparo: Caso seus pimentões não estejam assados, comece por eles. Para isso, coloque-os inteiros em uma assadeira e asse em forno preaquecido até que fiquem murchos e a pele tenha partes pretas. Leva cerca de 30 minutos. Retire-os do forno e coloque-os em um recipiente fechado para que esfriem um pouco. Em seguida, abra o recipiente, descasque os pimentões e retire os talos, os miolos e as sementes. Reserve.
- Passo 1: Refogue a cebola. Em uma panela média, refogue a cebola no azeite de oliva com o sal e a páprica defumada, em fogo médio, até que ela fique macia. Adicione o alho picado e refogue por mais um minuto.
- Passo 2: Bata os ingredientes no liquidificador. Transfira o refogado para um liquidificador, adicione o pimentão vermelho assado e o restante dos ingredientes do molho (exceto o polvilho doce). Bata até obter um creme liso. Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Adicione, então, o polvilho doce e bata novamente para misturar.
- Passo 3: Cozinhe o molho. Transfira o creme para a panela e cozinhe em fogo médio por 5 a 10 minutos, até engrossar levemente. Mexa eventualmente com uma espátula para não embolotar.
- Passo 4: Sirva. Se for consumir com alguma massa, basta misturar o macarrão cozido na mesma panela e servir em seguida.
Dicas adicionais
- O molho precisa ser engrossado (cozido na panela) antes de receber a adição de outros ingredientes, como macarrão cozido, para que o polvilho doce seja ativado.
- Caso você asse os pimentões logo antes de fazer a receita, aproveite e asse a cebola e o alho junto com eles. Dessa forma, você não precisa fazer o refogado. Para assar, descasque a cebola e corte em quatro pedaços e regue com o azeite de oliva. O alho pode ser assado com a casca. Asse os vegetais pelo mesmo tempo do pimentão. Depois de assados, junte todos os ingredientes no liquidificador, lembrando de adicionar o sal e a páprica defumada.
Armazenamento e conservação
O molho pode ser armazenado em um pote fechado na geladeira por até 5 dias.
Para congelar, divida o molho em porções individuais do tamanho que você costuma consumir. Dessa forma, é possível descongelar a quantidade ideal de cada vez. O descongelamento pode ser feito na geladeira, no dia anterior ao consumo, ou diretamente na panela ou no micro-ondas, com um pouco de água adicional, se necessário.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
- Use o molho de pimentão vermelho assado como um molho para massas, como penne, espaguete ou fusilli. Com um pouco de parmesão e salsinha fresca picada, como mostrado nas fotos, fica uma delícia.
- Misture com algum grão integral, como arroz ou quinoa cozida, para deixá-los cremosos. Também fica ótimo com leguminosas, especialmente com o grão-de-bico cozido e tofu em cubos.
- Use como molho de pizzas, lasanhas, sanduíches e wraps. O toque de sabor do pimentão vermelho assado deixa tudo muito saboroso. Experimente com nossa massa de pizza de aveia!
Independente de como você resolver usar o molho, as receitas abaixo podem complementar qualquer prato e deixá-los ainda mais gostosos:
Variações
- No lugar do leite, você pode usar ½ xícara de castanhas-de-caju, demolhadas por 6 horas ou fervidas por 10 minutos, para fazer o molho. É só adicionar as castanhas demolhadas junto com 2 xícaras de água filtrada no liquidificador.
- Para um toque picante, adicione um pouco de pimenta calabresa em flocos no refogado. A quantidade vai depender de sua tolerância.
- Para um sabor de verão, adicione um punhado de manjericão fresco e bata, junto com os outros ingredientes, no liquidificador.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Molho de Pimentão Vermelho Assado
Ingredientes
- ½ xícara pimentão vermelho assado (sem talo e sem sementes)
- 1 colher (sopa) azeite de oliva
- 1 unidade cebola pequena (picada)
- 1 colher (chá) sal
- ½ colher (chá) páprica defumada
- 2 dentes alho (picados)
- 2 xícaras leite de amêndoas caseiro
- 2 colheres (sopa) levedura nutricional em flocos
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
- 1 colher (sopa) polvilho doce
Modo de Preparo
- Separe e prepare todos os ingredientes conforme indicado na lista. Caso seus pimentões não estejam assados, comece por eles. Para isso, coloque-os inteiros em uma assadeira e asse em forno preaquecido até que fiquem murchos e a pele tenha partes pretas. Leva cerca de 30 minutos. Retire-os do forno e coloque-os em um recipiente fechado para que esfriem um pouco. Em seguida, abra o recipiente, descasque os pimentões e retire os talos, os miolos e as sementes. Reserve.
- Em uma panela média, refogue a cebola no azeite de oliva com o sal e a páprica defumada, em fogo médio, até que ela fique macia. Adicione o alho picado e refogue por mais um minuto.
- Transfira o refogado para um liquidificador, adicione o pimentão vermelho assado, o leite de amêndoas, a levedura nutricional em flocos e a pimenta-do-reino. Bata até obter um creme liso. Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Adicione, então, o polvilho doce e bata novamente para misturar.
- Transfira o creme para a panela e cozinhe em fogo médio por 5 a 10 minutos, até engrossar levemente. Mexa eventualmente. Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Ellen says
Que delícia😻
Luiza says
Delícia de molho! Até meu namorado que não é vegetariano comeu rsrs 🙂
Só acrescentei um pouco de açúcar mascavo para tirar a acidez.
Bruna says
Oi Luiza! Fico tão feliz de saber que vocês gostaram da receita!
Muuuito obrigada pelo comentário! 🙂 ❤️
Um abraço!!