O molho de tahine com ervas frescas e limão é uma opção saborosa e saudável para servir com saladas, vegetais e acompanhamento para refeições do dia a dia. Fácil de preparar, pode ser facilmente personalizado com as ervas que você mais gostar.
Tópicos abordados no artigo
Este é um dos meus molhos preferidos. Ele fornece muito sabor com pouco esforço de preparo (basta bater todos os ingredientes ao mesmo tempo). Além disso, é uma alternativa nutritiva para complementar refeições, rica em gorduras boas do tahine (que é feito de gergelim, também ótima fonte de cálcio) e do azeite de oliva, Apresenta, também, todos os benefícios das ervas frescas.
Pelo uso das ervas, o molho deixa qualquer prato mais gostoso. Você pode usar um mix de ervas de sua preferência (na receita, indico as minhas escolhas) ou usar só uma delas. A receita é super adaptável!
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Tahine: A pasta de gergelim é a base do molho. Você pode comprá-la pronta ou fazer tahine em casa. Recomendo usar uma pasta feita apenas com sementes de gergelim, sem a adição de outros ingredientes. Caso seu tahine tenha óleo adicionado, você pode aumentar a quantidade dele na receita e diminuir (ou omitir) o azeite de oliva.
- Limão: Normalmente uso o limão taiti, mas outros tipos de limões, como o cravo e o siciliano, também são ótimas alternativas.
- Ervas frescas: Eu gosto da combinação de salsinha, cebolinha e manjericão, mas outros temperos frescos podem ser usados para fazer o molho, como o coentro e hortelã. Você também pode usar só um deles caso queira um sabor específico.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer molho de tahine
Para fazer o molho, basta bater todos os ingredientes da receita em um mini processador de alimentos ou em um liquidificador pequeno até obter a textura desejada. Você pode fazer o molho bem liso ou, se preferir, deixar pedacinhos das ervas frescas sem bater. Fica delicioso das duas maneiras.
Depois de bater pela primeira vez, você também pode ajustar a quantidade de sal na receita e avaliar a consistência do molho. Caso queira ele mais ralinho, adicione um pouco de água filtrada, 1 colher (chá) de cada vez, e bata novamente. Repita até chegar na consistência desejada.
Observação sobre o aparelho usado
Esta receita tem um rendimento pequeno, por isso, é importante usar um aparelho com capacidade adequada. Se você não tiver um mini processador de alimentos ou um liquidificador com base pequena, como o Nutribullet, use um mixer de mão.
Nesse caso, recomendo picar as ervas frescas grosseiramente e adicioná-las em um copo com base estreita, para que as lâminas do mixer de mão consigam entrar facilmente em contato com todos os ingredientes.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui (o molho está no minuto 2:50) e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Armazenamento e conservação
- O molho de tahine com ervas frescas pode ser armazenado em um pote fechado na geladeira por até 2 semanas.
- Você também pode congelar o molho por até 3 meses. Recomendo congelar em uma forma de gelo para ter porções menores e descongelar apenas o necessário de cada vez. Depois de congelado, transfira os cubos para um saco de silicone ou ziploc (é importante ter fechamento hermético). Descongele na geladeira algumas horas antes de usar.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Este molho de tahine com ervas frescas é um ótimo complemento para:
- Saladas de folhas frescas, como alface, rúcula e couve massageada.
- Grãos integrais cozidos, como arroz, quinoa e grão-de-bico cozido. Também vai bem com saladas de grãos, como o tabule de quinoa ou a salada de lentilha simples.
- Vegetais assados, grelhados ou salteados. Batata, batata-doce, brócolis e couve-flor combinam super bem!
- Pratos de refeições do dia a dia (combina até com arroz com feijão!).
- Massas, podendo ser usado como molho para uma salada de macarrão ou simplesmente para envolver o macarrão cozido.
- Panquecas, pães e torradas. Eu adoro jogar por cima de um toast com homus e abacate fatiado.
Estas são algumas das nossas receitas preferidas para acompanhar:
Variações
- Use temperos diferentes para criar novos sabores. Além de variar as ervas frescas usadas, você também pode experimentar com especiarias secas, como levedura nutricional em flocos, cúrcuma em pó, alho em pó e cominho em pó.
- Como mencionado, esta receita tem um rendimento pequeno (cerca de 125 ml). Duplique ou triplique a quantidade de ingredientes da receita para um maior rendimento. Se precisar armazenar o molho por um tempo prolongado, siga as recomendações listas em ‘Armazenamento e conservação’.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Molho de Tahine com Ervas Frescas e Limão
Ingredientes
- ¼ xícara tahine (pasta de gergelim)
- ¼ xícara suco de limão
- ½ xícara salsinha fresca
- ¼ xícara cebolinha fresca
- ¼ xícara manjericão fresco
- 3 colheres (sopa) azeite de oliva
- ¼ colher (chá) sal
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
- água filtrada (opcional, para ajustar a consistência do molho)
Modo de Preparo
- Separe e prepare todos os ingredientes conforme indicado na lista. Certifique-se de que todos estejam lavados e medidos.
- Adicione o tahine, o suco de limão, a salsinha fresca, a cebolinha fresca, o manjericão fresco, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino moída em um mini processador de alimentos ou liquidificador pequeno. Bata até que os ingredientes fiquem bem incorporados ou até obter a textura de sua preferência (você pode deixá-lo bem liso ou com pedacinhos de ervas frescas).
- Prove e ajuste o sal, se achar necessário. Você também pode adicionar um pouco de água caso queira uma consistência mais rala para o molho.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
WANIA says
Delicioso
Bruna says
Que bom que gostou! Obrigada pela mensagem e por ter avaliado a receita. 🙂
Isabel Lewandowski says
Amei muito show, parabéns
Bruna says
Obrigada, Isabel! 🙂
Maris de Souza Egg says
Acabei de conferir, suco de dois limões. Me desculpe o erro.
Bruna says
Imagina, sem problema! 🙂
Maris de Souza Egg says
No título da receita diz que vai limão mas não tem nos ingredientes do molho do tahine.
Bruna says
Oi Maris! É o segundo ingrediente listado na receita.
luis says
eu fiz esse molho e misturei na salada, ficou maravilhoso! parabéns!!
Bruna says
Que bom que tu gostou, Luis! Eu acho ele maravilhoso na salada também. 🙂
Obrigada pelo comentário e pela avaliação!
Um abraço,
Bruna