Este muffin de legumes proteico tem como base o tofu. Fica macio e levemente cremoso por dentro e é muito gostoso e nutritivo. Pode ser consumido no café da manhã, como lanche ou nas refeições principais. Use os vegetais que quiser!

Tópicos abordados no artigo
Comentário da Bruna
Se você gosta de praticidade, essa receita de muffin de legumes precisa fazer parte do seu cardápio! Os muffins salgados são fáceis de preparar, não exigem muito do seu tempo e são uma ótima alternativa proteica para lanches e acompanhamentos de refeições.
Também podem ser facilmente transportados para o trabalho, faculdade ou passeios diversos. Por todos esses motivos, essa é uma das receitas mais repetidas aqui de casa.
O muffin de legumes com tofu é:
- Fácil de fazer: Você só precisa refogar os legumes, fazer a massa dos muffins, misturar esses dois elementos, distribuir na forma e assar. A receita é simples e não exige habilidades culinárias avançadas.
- Versátil: Pode ser adaptado com diferentes tipos de legumes e temperados de acordo com a sua preferência. Basta manter a mesma proporção de ingredientes e dar uma carinha nova para os muffins a cada semana!
- Nutritivo: Além de ser uma ótima fonte de proteína vegetal, também é uma maneira deliciosa de incluir mais vegetais no dia a dia.
- Prático: Os muffins são perfeitos para levar como lanche ou para uma refeição rápida em qualquer lugar. Além disso, podem ser congelados e reaquecidos, facilitando o planejamento de refeições da semana ou do mês.
Notas sobre os ingredientes
Para fazer esses muffins, você vai precisar de:
- Tofu: Por ser a base dos muffins, é importante que você use o tofu do tipo médio-firme para fazer a receita. Esse tipo de tofu é levemente macio, fácil de bater para transformá-lo em um creme, mas, quando cortado ou quebrado, ainda mantém sua forma, sem se desfazer. Tofus muitos macios tendem a acrescentar umidade na massa, o que requer ajustes. Antes de usar, drene bem o excesso de água. Se tofu for caro onde você mora, use a receita de tofu caseiro (drene o excesso de água e omita o uso da prensa).
- Legumes: Você pode usar seus vegetais preferidos para usar na receita. Eles são refogados antes de serem incorporados na massa, mas, mesmo assim, recomendo que você opte por legumes que não tendem a soltar excesso de umidade. Usei milho, ervilha e pimentão laranja, mas outras ótimas opções incluem brócolis, cenoura, couve, espinafre e abóbora.
- Temperos: Eu gosto de manter os temperos suaves e simples na receita para não enjoar, mas você pode adaptar como preferir. Além dos temperos que usamos na receita escrita, também gostamos de adicionar levedura nutricional em flocos, páprica defumada e ervas secas, como orégano e tomilho. Cebola e alho frescos podem ser adicionados no refogado de legumes para dar mais sabor aos muffins.
- Farinha de grão-de-bico: A farinha fornece mais estrutura para a massa dos muffins. Ajuste a quantidade usada caso você use outro tipo de tofu. Se não tiver farinha de grão-de-bico, farinha de aveia ou farinha de trigo também podem ser usadas.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer muffin de legumes
Fazer a receita de muffin é muito simples! Antes de preparar, lembre-se de preaquecer o forno em temperatura média.
- Passo 1: Refogue os vegetais. Em uma frigideira, refogue os vegetais picados no azeite de oliva, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe até que eles fiquem macios. Reserve.
- Passo 2: Prepare a massa. Adicione todos os ingredientes da massa em um processador de alimentos e bata até formar um creme liso.
- Passo 3: Misture os vegetais na massa. Transfira os vegetais refogados para a vasilha com a massa preparada e misture bem. Em seguida, distribua a massa, igualmente, em 6 cavidades da forma de muffins. (Coloquei sementes de gergelim preto por cima.)
- Passo 4: Asse. Leve os muffins para assar por cerca de 30 minutos ou até que estejam firmes e com as laterais douradas. Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar.
Observação sobre os utensílios usados
- Forma para assar: Para melhores resultados, recomendo uma forma de alumínio ou aço com revestimento antiaderente. Como essa receita é de muffins, o ideal é usar uma forma própria para isso. Eu gosto especialmente das de tamanho médio ou grande, mas mini muffins também ficam ótimos. Mesmo com uma forma antiaderente, recomendo untá-la com um pouco de óleo vegetal ou utilizar forminhas de papel antiaderente para facilitar na hora de desenformar.
- Grade de resfriamento: Ideal para deixar os muffins esfriarem antes de servir, ajudando a evitar que quebrem. Se não tiver uma grade de resfriamento, uma grelha comum pode ser usada como alternativa.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer muffins.
Dicas adicionais
- Sabor: Se quiser provar a massa para ver a necessidade de ajuste nos temperos, bata, inicialmente, apenas o tofu com os temperos e prove. Quando estiver do seu agrado, misture a farinha de grão-de-bico. Lembre-se de que os sabores dos temperos são intensificados quando assados e, além disso, os legumes refogados também trazem mais sabor aos muffins prontos.
- Textura da massa: Após assado, os muffins tendem a obter a textura inicial do tofu usado. Caso você use um tofu mais macio ou sentir que a massa está muito úmida, adicione mais farinha de grão-de-bico (1 colher de cada vez). Por outro lado, se você estiver usando um tofu mais firme, divida a massa em duas porções iguais e, em uma delas, adicione 1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico. Omita a farinha na outra porção. Asse e, depois do tempo de espera, avalie qual delas você mais gosta da textura e deixe a informação registrada para as próximas vezes que for preparar a receita.
- Deixe esfriar antes de servir: É importante esperar os muffins esfriarem antes de tentar retirá-los da forma. Quando recém saídos do forno, eles ainda estão num estado delicado e podem quebrar. Por isso, não apresse essa etapa. Quando notar que estão mais firmes, desenforme com cuidado. Para um melhor resultado, transfira os muffins para uma grade de resfriamento após desenformá-los e espere esfriar um pouco antes de consumir. Isso ajuda a evitar que fiquem muito úmidos e melhora a textura antes de servir.
Armazenamento e conservação
- Aqui estão algumas dicas para garantir um armazenamento adequado. Lembre-se de deixar esfriar completamente antes de guardar na geladeira ou congelar.
- Geladeira: Guarde os muffins em um recipiente fechado na geladeira por até 4 dias.
- Reaquecimento: Aqueça no forno a 180°C por cerca de 10 minutos, até aquecer completamente. Você também pode usar a função de reaquecimento da air fryer por 2 a 3 minutos ou aquecer no micro-ondas por aproximadamente 1 minuto, ajustando o tempo conforme a potência do seu aparelho.
- Congelamento: Os muffins podem ser congelados por até 3 meses. Para evitar que grudem, armazene em um recipiente ou saco próprio para congelamento, colocando papel antiaderente entre eles.
- Descongelamento: Para consumir, transfira os muffins para a geladeira cerca de 1 hora antes ou deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Se preferir, aqueça diretamente no micro-ondas ou na air fryer na função descongelar por cerca de 3 minutos.
Sugestões de consumo e acompanhamentos
Eu adoro ter os muffins de legumes como uma opção proteica e salgada para o meu café da manhã, mas eles também são ótimos como um lanchinho da tarde (vai bem na marmita!) ou acompanhamento de pratos principais, no almoço ou no jantar.
Alguns acompanhamentos que gosto são:
- Pães ou torradas com abacate e sementes, para uma versão salgada, ou geleia de frutas, para um acompanhamento doce.
- Saladas de folhas frescas, como rúcula e tomate, especialmente quando queremos uma refeição leve.
- Grãos integrais, como arroz, quinoa cozida ou preparações como saladas de grãos.
- Molhos e pastas, como pesto, guacamole ou molho de tahine com ervas frescas e limão.
Experimente servir com essas receitas:
Variações
O muffin de legumes é versátil e pode ser adaptado de acordo com suas preferências ou com o que você tiver disponível em casa.
Quanto aos legumes do recheio, você pode substituir os ingredientes da receita original por outros vegetais de sua escolha. Algumas boas opções incluem brócolis, couve-flor, abobrinha, vagem e até folhas de espinafre, couve ou rúcula. Certifique-se de cortar os vegetais em tamanhos médios e semelhantes entre si. Também recomendo que você mantenha a quantidade geral de legumes indicada para equilibrar bem o recheio com a massa.
Para as variações da massa, você pode considerar as seguintes substituições:
- A farinha de grão-de-bico pode ser substituída por farinha de arroz para manter a receita sem glúten, ou, se não houver restrição, você pode usar farinha de trigo.
- Quanto aos temperos, fique à vontade para experimentar os que mais gostar. Haverá uma mudança na cor e no sabor, mas há muitas combinações deliciosas para explorar.
Já variações no formato incluem:
- Muffins menores: Use uma forma de muffin com cavidades menores e reduza o tempo de forno. Essa versão é ótima para crianças ou para quem prefere porções menores.
- Torta maior: Se quiser transformar os muffins em uma torta grande, será necessário aumentar a quantidade de farinha de grão-de-bico, já que a massa foi pensada para ser mais macia e lembrar a textura de muffins de legumes feitos com ovos. Se essa for a sua intenção, recomendo a receita de torta de legumes vegana, que leva grão-de-bico cozido na massa para deixá-la mais firme.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Muffin de Legumes Proteico
Ingredientes
Recheio de legumes:
- ½ colher (sopa) azeite de oliva
- 1 ½ xícara vegetais variados (cortados em pequenos pedaços; usei milho, ervilha e pimentão laranja)
- ¼ colher (chá) sal
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
Massa:
- 450 g tofu médio-firme
- ½ colher (sopa) azeite de oliva
- ½ colher (chá) sal
- ½ colher (chá) alho em pó
- ½ colher (chá) mostarda em pó
- ¼ colher (chá) cúrcuma em pó
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
- 2 colheres (sopa) farinha de grão-de-bico
Modo de Preparo
- Prepare os ingredientes: Separe e meça todos os ingredientes conforme indicado na lista.
- Cozinhe o recheio: Em uma panela ou frigideira, adicione o azeite de oliva, os vegetais picados e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Cozinhe até que fiquem macios, mexendo de vez em quando. Reserve.
- Preaqueça o forno e prepare a forma: Aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de muffins antiaderente com seis cavidades grandes com um pouco de óleo vegetal ou use forminhas de papel antiaderente. Reserve.
- Prepare a massa: Em um processador de alimentos, adicione o tofu médio-firme, o azeite de oliva, o sal, o alho em pó, a mostarda em pó, a cúrcuma em pó, a pimenta-do-reino moída e a farinha de grão-de-bico. Bata até obter uma massa lisa e cremosa. Se necessário, pare, raspe as laterais do processador e bata novamente para garantir que a massa fique bem homogênea. A textura deve ser cremosa, não muito líquida. Transfira a massa para uma vasilha grande.
- Incorpore o recheio na massa: Adicione os vegetais refogados à massa preparada e misture bem.
- Transfira para a forma: Despeje a mistura na forma preparada, distribuindo a massa de maneira uniforme nas seis cavidades.
- Asse: Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos, até que os muffins estejam firmes e e com as laterais douradas.
- Aguarde: Retire do forno e deixe descansar por pelo menos 10 minutos antes de desenformar. Transfira-os para uma grade de resfriamento. Esse tempo de repouso ajuda os muffins a firmarem melhor, evitando que quebrem.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de 31 de março de 2025, as vendas serão encerradas.
Brenda says
Simplesmente maravilhoso! Estou fazendo todas as semanas para levar de lanche no trabalho, pois é uma opção saudável e proteica. Já usei diferentes combinações de vegetais e é muito legal poder dar sabores diferentes a cada semana. Muito obrigada por compartilhar essa receita com a gente, Bruna. Nós amamos aqui em casa!!
Bruna says
Que bom saber disso, Brenda! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente!
Mariana says
Fiz a receita com cenoura ralada, ervilha in natura, que descongelei, e milho fresco. Deu um trabalhinho extra essa primeira parte. Próxima vez pego ervilha e milho enlatados hehehe
O tofu que usei foi o soft, então deixei descansar um pouquinho no coador, depois tirei um pouco mais do excesso de água com papel toalha. E mesmo tendo usado uma quantidade menor de tofu (400g) ficou uma delícia! Obrigada pela receita!
Bruna says
Que bom saber disso, Mariana! Fico feliz que tu gostou. Muito obrigada por compartilhar tua experiência por aqui! 🙂