Esta panqueca de lentilha vermelha, deliciosa e simples de ser preparada, é uma ótima opção saudável e nutritiva para lanches ou refeições principais. Ela é ainda vegana, sem glúten e sem farinha.
Já experimentou uma panqueca feita com base de lentilha? Se a resposta for não, chegou a hora. Você vai virar fã dela também!
Sempre falo aqui em como eu gosto de coisas simples. Receitas rápidas e fáceis entram nesse critério, mas, claro, é importante que sejam nutritivas também (pelo menos na maior parte das vezes).
Estas panquecas são levam como ingredientes grãos de lentilha vermelha (também chamada de lentilha rosa, síria ou libanesa), previamente demolhados, água filtrada e temperinhos. Só isso.
Como fazer panqueca de lentilha
É muito simples e todo o processo se dá em apenas 3 etapas.
Etapa 1: deixar a lentilha vermelha de molho em água até que ela fique hidratada e macia, por cerca de 2 horas. É só medir uma xícara de lentilha crua, colocar em uma tigela e cobrir com água.
Etapa 2: adicionar a lentilha demolhada e escorrida em um liquidificador junto com água nova, sal e os temperos de sua preferência. Por aqui, adoramos alho em pó, páprica defumada e pimenta-do-reino.
E aí é só bater bem até obter uma mistura homogênea. É importante que o creme fique bem lisinho.
Etapa 3: aquecer uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo e cozinhar as panquecas, uma de cada vez.
Você pode fazer as panquecas do tamanho que desejar. Eu gosto de usar uma xícara-medidora com capacidade de ⅓ de xícara (80 ml) para manter todas do mesmo tamanho e espessura, mas fica a seu critério.
Você vai notar que, inicialmente, a massa tem uma cor mais alaranjada e, depois, quando cozida, tende a ficar com o aspecto mais amarelado. A cor também pode variar de acordo com os temperos usados.
E é isso, panquecas de lentilha estão prontinhas para servir.
Com o que servir
A mistura de temperinhos é tão boa que você nem precisa de mais nada (eu adoro comer ela assim mesmo!), mas, é claro, alguns acompanhamentos caem muito bem.
Como sugestões, indico nossa tradicional maionese de castanha-de-caju, alguma pasta de grão-de-bico, como o homus tradicional, ou uma maionese de tofu. Ela também fica ótima com um molho pesto vegano, folhas verdes frescas e tomate-cereja.
Além disso, a receita é versátil: você pode adicionar mais água caso queira que suas panquecas fiquem mais parecidas com crepes e, assim, pode enrolar a massa com mais facilidade e servir recheada, como um wrap ou burrito.
Como conservar
As panquecas são melhores quando frescas, mas sobras podem ser conservadas em um pote na geladeira por até 3 dias. Depois de refrigerada, é mais difícil de enrolar sem quebrar a massa.
Você também pode armazenar a massa pronta, ainda crua, na geladeira, por até 3 dias.
PrintPanqueca de Lentilha Vermelha
- Tempo Total: 25 min
- Rendimento: 6 panquecas grandes
Descrição
Esta panqueca de lentilha vermelha, deliciosa e simples de ser preparada, é uma ótima opção saudável e nutritiva para lanches ou refeições principais. Ela é ainda vegana, sem glúten e sem farinha.
Receita retirada do nosso e-book Dia a Dia. Clique aqui para conhecer.
Ingredientes
- 1 xícara de lentilha vermelha crua
- 1 xícara de água filtrada
- 1 colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de alho em pó
- ⅛ de colher (chá) de páprica defumada
- pitada de pimenta-do-reino
Instruções
- Lave os grãos de lentilha vermelha, coloque-os em um recipiente e cubra-os com água limpa. Deixe de molho por pelo menos 2 horas. Passado o tempo, descarte a água do demolho e lave a lentilha novamente.
- Adicione a lentilha demolhada em um liquidificador junto com a água, o sal, o alho em pó, a páprica defumada e a pimenta-do-reino. Bata bem até a massa ficar lisa.
- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Quando estiver quente, reduza o fogo para baixo e meça a quantidade de ⅓ de xícara de massa de panqueca crua. Espalhe na frigideira e cozinhe por 2 ou 3 minutos, até que esteja firme. Vire a panqueca e cozinhe do outro lado por mais 1 ou 2 minutos. Repita o processo até usar toda a massa. Sirva em seguida.
Notas
A lentilha vermelha também é chamada de lentilha rosa, síria ou libanesa. Você pode fazer usando outras variedades de lentilhas. Se usar a verde ou a marrom, deixe de molho em água por um mínimo de 12 horas. Além disso, talvez você tenha que ajustar a quantidade de água usada para a massa.
Para não queimar, é importante não ter pressa e deixar cozinhar aos poucos. Vire no momento oportuno. Repita o processo até terminar a massa.
A massa fica bem maleável, mas, para garantir, sugiro que você a enrole e desenrole logo após retirar da frigideira, enquanto ainda estiver quente. Desta forma, ela tende a manter-se maleável mesmo depois de chegar em temperatura ambiente, como você pode ver na foto.
Armazenamento: As panquecas são melhores quando frescas, mas sobras podem ser conservadas em um pote na geladeira por até 3 dias. Depois de refrigerada, é mais difícil de enrolar sem quebrar a massa.
- Tempo de preparo: 5 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Lanches
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegana
Outras receitas de panquecas sem glúten
Caso você goste de preparos do tipo, confira também as receitas a seguir:
Rosa says
Parabéns amei a receita, fiz com a lentilha comum e ficou maravilhosa 😍
Bruna says
Que bom saber disso, Rosa! Obrigada pela mensagem!
Lara says
Simplesmente PERFEITA! Muito prática de fazer e fica ótima com vários recheios diferentes. Eu deixo a massa crua na geladeira e vou cozinhando ao longo dos dias.
Débora says
Adorei! Quero muito fazer!
Tem um tempo máximo pra deixá-la de molho? Queria saber se posso deixar de um dia para o outro para fazer no café da manhã.
Bruna says
Pode, sim! Só não recomendo deixar muito mais tempo do que isso porque a lentilha vermelha é bem macia, pode se desfazer. Se quiser, você também pode deixar a massa pronta na geladeira e cozinhar na manhã seguinte. 🙂
Carol Pedra Dumard says
Já fiz essa receita duas vezes.
Fica excelente!
Bruna says
Que bom saber disso, Carol! Obrigada por me contar e também por ter avaliado a receita! 🙂
KALI says
Você não untou a frigideira para não grudar?
Bruna says
Oi Kali. Minha frigideira é antiaderente, então eu não costumo untar porque não há necessidade. Se a sua frigideira costuma grudar, unta com óleo. 🙂
Brenda says
A panqueca é muito mágica! Nem acredito que virou uma panqueca fácil de enrolar sem nadinha de farinha! Amei que é uma opção proteica fácil para o dia a dia. Obrigada pela receita incrível, Bruna!
Ana Borges says
Excelente receita, Bruna. Simples, muito proteica, rápida e super saborosa. Obrigada pela partilha.
Bruna says
Fico feliz que tenha gostado das panquecas, Ana. Obrigada por voltar pra contar! Um abraço!
Luciana de Baere says
Oi, tudo bom? Adorei seu blog! Poderia me explicar por que não precisa demolhar a lentilha vermelha por 12h como de costume? Tenho visto vários posts orientando a deixar no máximo 4h ou nem deixar de molho. É porque já vem descascada? Gratidão, desde já!
Bruna says
Oi Luciana, espero que esteja bem. Fico feliz que tenha gostado do blog, obrigada! 🙂 Sobre a lentilha vermelha, em termos de cozimento e textura, o demolho é reduzido por isso mesmo. Ela é muito mais macia que a lentilha comum, cozinha super rápido e, se deixar muito tempo de molho, corre o risco de virar uma papa. O demolho acelera o processo. Já em termos nutricionais, ela apresenta menos antinutrientes que outras leguminosas, fazendo com que não haja a necessidade desse demolho prolongado.
Isabella says
Oi Bruna! Parabéns pelas receitas maravilhosas! Será que é possível fazer essa receita com outras leguminosas (feijão, grão de bico)?
Obrigada!!! 🙂
Daiana says
Essas panquecas podem ser congeladas?
Bruna says
Oi Daiana! Elas podem ser congeladas sim, mas a textura delas muda um pouquinho. Assim que tirar da frigideira, já mexe elas, simulando que está enrolando, para que elas se mantenham mais moldáveis. Espera esfriar e daí congela. E pra descongelar eu costumo passar para a geladeira primeiro e depois esquentar se for o caso. 🙂