O snack de grão-de-bico assado é uma delícia como petisco, acompanhamento para saladas ou refeições diversas. É simples de fazer, fica crocante e muito saboroso.
Não sei você, mas eu adoro beliscar petiscos salgados. Também adoro complementos crocantes para a salada de todos os dias para elevar o nível da refeição. Este snack de grão-de-bico assado é perfeito para as duas situações!
Além de gostoso, ele é uma opção saudável, nutritiva e rica em proteína vegetal.
Ingredientes simples
- Grão-de-bico: é a base do petisco. Ele precisa estar cozido, escorrido (sem o caldo de cozimento) e seco. Você pode usar uma peneira para escorrer o caldo e lavar os grãos, se necessário, e usar um pano limpo ou folhas de papel toalha para secar bem a leguminosa. Não é necessário retirar a pele.
- Óleo vegetal: envolve o grão-de-bico e é o responsável por deixar o snack crocante. Eu uso azeite de oliva, mas você pode usar o óleo vegetal que tiver em casa.
- Sal e temperos: são os responsáveis pelo sabor. Eu gosto de variar de acordo com o clima, mas minha sugestão aqui é usar alho em pó e páprica defumada. Fica delicioso!
(Atenção: as quantidades de cada ingrediente estão listadas na caixinha da receita, no final da publicação. Continue rolando a tela para ver.)
Como Fazer Snack de Grão-de-Bico
É super simples!
- Misturamos bem todos os ingredientes, cuidando para que todos os grãos fiquem cobertos pelo óleo e pelos temperos.
- Espalhamos bem o grão-de-bico em uma assadeira (é importante que um não fique por cima do outro) e levamos para assar até dourar e ficar crocante. Eu, particularmente, prefiro usar o forno para o preparo porque gosto de preparar uma quantidade maior, mas também funciona perfeitamente na airfryer.
Como consumir
- No lanche, como um petisco ou apetitivo.
- Como acompanhamento de saladas ou refeições diversas, como macarrão cremoso ou mexidos.
- Por cima de pães ou como recheio de wraps.
Confira também
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Snack de Grão-de-Bico Assado Crocante
- Tempo Total: 40 min
- Rendimento: 1 pote pequeno
Descrição
O snack de grão-de-bico assado é uma delícia como petisco, acompanhamento para saladas ou refeições diversas. É fácil de fazer, fica crocante e muito saboroso.
Ingredientes
- 1 + ½ xícara de grão-de-bico cozido
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de alho em pó
- ¼ de colher (chá) de páprica defumada
Instruções
- Preaqueça o forno a 200 graus e prepare uma assadeira grande com uma folha de papel antiaderente ou com tapete culinário.
- Com o auxílio de uma peneira, lave o grão-de-bico cozido e escorra o máximo de água que conseguir. Em seguida, seque bem com uma toalha ou com folhas de papel toalha.
- Transfira o grão-de-bico para a assadeira, regue com o azeite de oliva e adicione o sal, o alho em pó e a páprica defumada. Misture bem com as mãos, garantindo que cada grão esteja envolvido com o azeite e com os temperos.
- Espalhe os grãos na assadeira de modo que nenhum fique por cima do outro.
- Leve para assar por 20 minutos. Abra o forno, mexa bem com uma colher e asse por mais um período de 10 a 20 minutos, até que fiquem dourados. Eles ficam mais crocantes à medida que esfriam depois de retirados do forno.
Notas
Armazenamento: o snack de grão-de-bico é melhor consumido fresco, pois deixa se ser crocante com o tempo. Porém, você pode armazenar em um pote coberto com papel alumínio em temperatura ambiente por alguns dias.
Esta é a minha sugestão de temperos para a receita, mas você pode variar com o que tiver ou com o que mais gostar.
Você pode usar outras leguminosas no lugar do grão-de-bico, como o feijão fradinho.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Categoria: Acompanhamentos
- Método: Assado
- Cozinha: Vegana, Vegetariana
Maria Aparecida Farias Menezes says
Adorei
Sofia says
Não acredito a proprietária desta página verá meu comentário, mas vou arriscar. Fiz ontem uma receita parecida, no lugar de alho, era uma pitada de coentro em pó, alecrim, páprica picante e 1 pitada de gengibre em pó. Pediam para assar por 20 minutos, mas como ele não estava crocante, mesmo após estar frio, coloquei mais esse tempo ou pouco mais no forno elétrico. Não usei uma assadeira mais larga e, sim, uma de bolo, aquela tradicional retangular, porque não caberia no meu forno. Não era muito e ia só até à metade da forma. Coloquei o azeite só após ter assado, assim como o orégano, porque são ambos ingredientes que não podem ir ao calor alto assim: o azeite vira gordura ruim e orégano perde suas propriedades, por isso se coloca no final. Na 2ª vez, infelizmente foi p/ o forno com esses 2, porque coloquei assim que assou a 1ª vez e eu não tinha tido ainda a ideia de por mais um tempo no forno. Pus no final mais azeite porque o que assou virou óleo ruim p/ a saúde. Na 1ª vez, coloquei no vidro e fechei, mas na 2ª, deixei aberto. Não ficou crocante. Qual o segredo, afinal? Obrigada pela atenção. Torcendo aqui p/ vc ver.
Bruna says
Oi Sofia! Desculpa pela demora para responder. Como você pode ver, a minha receita, aqui indicada, é diferente da receita que você usou. Minha primeira recomendação é seguir o modo de preparo que compartilhei aqui, observando as etapas listadas. De um modo geral, é importante secar bem os grãos e observar que o tempo de forno pode variar, já que cada aparelho é diferente.
Alguns pontos sobre a sua experiência: a forma retangular de bolo usada não deve ser um problema, mas não sei dizer sobre a adição do azeite após assar, já que eu nunca fiz assim. O azeite, quando usado para assar, ajuda a deixar o grão-de-bico mais crocante. Você pode diminuir a temperatura do forno, se preferir, até um limite confortável para você, e deixar por mais tempo. Não recomendo adicionar o azeite após estar pronto porque aí ele vai manter os grãos molhados.
No mais, os grãos costumam ficam mais crocantes um tempo depois de retirados do forno. Para armazenar, é importante deixar que eles esfriem completamente, na assadeira, antes de transferir para outro recipiente. Como dito aqui na publicação, minha recomendação é guardar em um pote coberto, mas não tampado. É natural ele perder a crocância ao longo dos dias.