Aprenda como fazer tomate confit de uma maneira simples. O preparo fica uma delícia e pode ser servido como acompanhamento de massas, no risoto ou com pães.
Não sei você, mas eu acho que o tomate é um dos alimentos mais deliciosos. Seja fresco na salada ou transformado em um molho, ele tem o poder de levar simples refeições para outro nível.
Minha maneira preferida de consumir tomate é em qualquer forma assada, por isso, o tomate confit (ou tomate confitado) é um queridinho aqui de casa. Além de ser super delicioso, ele também é muito simples de preparar e é uma daquelas receitas impossíveis de errar.
O que é tomate confit?
Caso você não esteja familiarizado, tomate confit nada mais é do que tomates assados em uma quantidade generosa de gordura (azeite de oliva, no caso) em baixa temperatura. Por isso, confitar tomates leva tempo (em torno de uma hora e meia), mas o trabalho é praticamente todo do forno e o resultado vale muito a pena.
O preparo também leva sal e pimenta-do-reino para temperar, além de ervas frescas, como tomilho e/ou alecrim.
Como fazer tomate confit
Vamos começar higienizando e secando bem tomates-cereja ou tomates-uva. Se preferir, use tomates maiores para a receita, mas corte-os em pedaços menores.
Em seguida, adicionamos ramos de tomilho fresco em uma assadeira, cobrimos com uma camada de tomates e temperamos com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Você também pode adicionar alguns dentes de alho, se quiser.
Eu usei essa assadeira de cerâmica de 23 cm, mas qualquer travessa de vidro funciona. Tente usar uma do tamanho suficiente para que não haja sobreposição dos tomates.
Agora é a vez de cobrir os tomates com uma boa quantidade de azeite de oliva extravirgem. O tanto de azeite usado pode variar de acordo com o tamanho da sua assadeira. Recomendo usar em torno de ½ xícara para cada 300 gramas de tomatinhos, porém, o importante aqui é que o azeite cubra todo o fundo da assadeira e e boa parte dos tomates. Não é necessário cobri-los.
Seu trabalho aqui acabou! Agora é a vez do forno. Vamos levar os tomates para assar a 120 graus por aproximadamente uma hora e meia, até que eles fiquem macios, mas sem se desfazer com facilidade. Você pode mexer, com uma colher, de tempos em tempos, para verificar.
A técnica de confitar tomates exige uma temperatura de forno bem baixa. Caso o seu não tenha a opção de 120 graus, asse na menor temperatura possível (se quiser, deixe a porta do forno entreaberta com uma colher de pau) e ajuste o tempo de forno conforme necessário.
Como conservar
Depois de esfriar, guarde em um pote de vidro hermético, preferencialmente esterilizado, e armazene na geladeira por até 2 semanas.
Como usar
Você pode consumir o tomate confit de muitas maneiras. Eu, particularmente, adoro como acompanhamento de massas, no risoto ou com pães.
Receita completa:
PrintComo Fazer Tomate Confit
- Tempo Total: 95 min
- Rendimento: 500 ml
Descrição
Aprenda como fazer tomate confit de uma maneira simples. O preparo fica uma delícia e pode ser servido como acompanhamento de massas, no risoto ou com pães.
Ingredientes
- 300 gramas de tomate-cereja, tomate-uva ou outro (ver notas)
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- ramos de tomilho fresco a gosto
- ½ xícara de azeite de oliva de boa qualidade
Instruções
- Preaqueça o forno a 120 graus.
- Higienize e seque bem os tomates.
- Em uma assadeira (usei uma de cerâmica de 23 cm, mas pode ser de vidro), distribua os ramos de tomilho, os tomates em uma camada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue com o azeite de oliva e misture bem.
- Leve para assar por, aproximadamente, uma hora e meia, até que os tomates fiquem macios, mas ainda sem desmanchar.
- Sirva com o acompanhamento de sua preferência ou armazene em um pote hermético fechado e preferencialmente esterilizado, na geladeira, por até 2 semanas.
Notas
Se quiser usar tomates maiores, corte-os em pedaços menores.
A quantidade de azeite de oliva pode pode variar de acordo com o tamanho da sua assadeira. O importante é que o azeite cubra todo o fundo da assadeira e e boa parte dos tomates. Não é necessário cobri-los.
- Tempo de preparo: 5 min
- Tempo de cozimento: 90 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Confitado
- Cozinha: Vegetariana
Magda Prates says
Muito excelente a receita, só senti falta das quantidades, para 300 grms de tomates: sal, pimenta do reino e alho. O alho com casca?
* Vou servi-los com filé de linguado a milanesa e purê de baroa.
Será que combina?
Bruna says
Oi Magda! O sal e a pimenta-do-reino são a gosto. Eu coloco uma pitada generosa dos dois para essa quantidade, pego o sal com os dedos mesmo e uso o moedor de pimentas. Se quiser usar medidores, acredito que seja interessante começar com 1/4 de colher de chá. Quanto ao alho, se for usar, recomendo descascar antes de misturar com os outros ingredientes e assar. Espero que goste!